Buscar

Atenção a Pacientes com Cefaléia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Atenção Farmacêutica a Pacientes com Cefaléia
*
Objetivo
Auxiliar pacientes que procuram assistência médica para confirmação do diagnóstico;
Para indivíduos sabidamente enxaquecosos, são apresentadas informações que podem ajudar a diminuir a freqüência das crises e o convívio. 
*
Definição
Cefaléia é o termo médico para dor de cabeça. É um dos sintomas mais comuns na medicina, é uma das queixas mais freqüentes de consultas a clínicos, ginecologistas, pediatras e neurologistas, e também um dos motivos mais comuns de falta ao trabalho. A cefaléia é um sintoma universal no ser humano. Estima-se que 90 a 100% das pessoas terão algum tipo de dor de cabeça ao longo da vida.
*
Dor de Cabeça
O cérebro não dói em uma crise de cefaléia;
Doe o couro cabeludo, os músculos, os ossos da face, as meninges (membranas que recobrem o cérebro) e as artérias da base do crânio, que se dilatam no processo inflamatório;
 De todas essas estruturas, as mais sensíveis são os músculos da cabeça e os vasos sanguíneos; 
Já os tecidos cerebrais não doem por uma razão simples: são desprovidos de nervos. 
*
Dor
A dor, para existir, independentemente do tipo e da procedência, necessita de terminações chamadas nociceptores. No caso das cefaléias, os nociceptores estão, principalmente, na rede de nervos que se estende no couro cabeludo, na face e na região do pescoço. No processo químico e elétrico que as desencadeia, entram em ação substâncias químicas que se alternam na função de estimular ou de tentar suprimir sinais dolorosos. 
*
Classificação da Cefaléia
As cefaléias primárias mais comuns são: enxaqueca, cefaléia do tipo tensional e cefaléia em salvas. 
Cefaléias secundárias são aquelas causadas por alguma outra doença, tal como tumores cerebrais, traumatismo craniano, meningites, acidente vascular cerebral (derrame), hidrocefalia, e aneurismas.
*
Cefaléia em Salvas
A cefaléia em salvas é conhecida como a uma das dores mais fortes que o homem pode experienciar. 
A cefaléia em salvas é caracterizada por uma dor unilateral, envolvendo a região frontal, ocular. Sua duração é de 15 minutos a 3 horas, podendo apresentar de uma até oito crises por dia, com um predomínio noturno, geralmente pacientes acordam no meio da madrugada com dor de cabeça. Fenômenos autonômicos como lacrimejamento, olho vermelho, queda palpebral, sudorese facial, inchaço ocular, congestão nasal e coriza, todos do mesmo lado da dor são acompanhantes do problema.
*
Cefaléia do Tipo Tensional
Apresenta sintomas de dor bilateral do tipo peso ou pressão, intensidade fraca ou moderada, não agravada por movimento ou atividade física, sem os acompanhamentos clássicos de enxaqueca (náusea, vômitos, sensibilidade a luz e sons). A cefaléia do tipo tensional pode ser crônica, quando a freqüência das crises é maior que 15 dias ao mês, ou episódica, quando menor que 15 dias ao mês.
*
Cefaléia Crônica
Cefaléia crônica diária é um termo usado para designar um grupo de dores de cabeça que têm uma mesma característica: apresentam freqüência das crises maior que 15 dias por mês, ou seja, o indivíduo tem mais dias com dor do que sem dor. São quatro os tipos de cefaléia crônica diária. A mais comum é a enxaqueca crônica, presente em 75% dos casos de cefaléia diária vistos em centros de cefaléia. 
*
Enxaqueca
Enxaqueca é uma doença neurovascular que se caracteriza por crises repetidas de dor de cabeça que podem ocorrer com uma freqüência bastante variável: enquanto alguns pacientes apresentam poucas crises durante toda a vida, outros relatam diversos episódios a cada mês. Uma crise típica de enxaqueca é reconhecida pela dor que envolve metade da cabeça, piora com qualquer atividade física e está freqüentemente associada à náusea, vômitos e desconforto com a exposição à luz e sons altos, podendo durar até 72 h .
*
Como reconhecer a Enxaqueca?
Nem sempre o paciente apresenta todos os sintomas típicos de enxaqueca. Entretanto, o médico é capaz de reconhecer a enxaqueca pelo quadro clínico. De qualquer forma, a avaliação médica é fundamental para excluir outras causas de dor de cabeça antes de dar início ao tratamento. 
*
Fatores desencadeantes
Estresse; 
Sono prolongado; 
Jejum; 
Exposição a ruídos altos, odores fortes ou temperaturas elevadas; 
Alterações climáticas; 
Exercícios intensos; 
Queda dos níveis hormonais que ocorre antes da menstruação. 
*
Características da Enxaqueca
*
Como são tratadas as Crise?
Leves: não interferem com as atividades.
 
Moderadas: interferem com as atividades.
 
Graves: incapacitam o paciente para suas atividades. 
*
Prevenção da Cefaléia
É possível reduzir a freqüência e a intensidade das crises e torná-las mais responsivas aos medicamentos, através de um tratamento preventivo. A maioria dos pacientes obtém melhora significativa dentro de poucos meses. 
*
Drogas Específicas
Ergotamina:A ergotamina vem sendo usada há mais de 50 anos e foi o primeiro medicamento específico para o tratamento das crises de enxaqueca. Seu efeito terapêutico deve-se, em parte, à sua capacidade de contrair os vasos.
Triptanos:Os triptanos são uma classe de medicamento específica para o tratamento da crise de enxaqueca. O efeito terapêutico desses medicamentos deve-se à sua ação sobre os receptores de serotonina o que leva à constrição dos vasos cranianos e à inibição da inflamação neurogênica que ocorre na enxaqueca. 
*
Drogas Específicas
Sumatriptano: Foi o primeiro triptano do mercado e significou um grande avanço no tratamento das crises de enxaqueca. É uma droga eficaz e com início de ação rápido. O medicamento, como todos os demais triptanos, é contra-indicado nos pacientes com hipertensão arterial não controlada e naqueles com doença cardíaca isquêmica, devido à sua ação vasoconstritora .
Novos Triptanos:Uma nova geração de drogas específicas para enxaqueca surgiu logo após o sumatriptano . As contra-indicações são as mesmas do sumatriptano. 
*
 Mulher e a Dor de Cabeça!
A Enxaqueca menstrual verdadeira afeta cerca de 14% das mulheres com enxaqueca.
Piora no período menstrual, que ocorre em qualquer parte do ciclo, com exacerbação da freqüência e/ou da intensidade no período peri-menstrual.
Enxaqueca relacionada à menstruação começa na menarca (idade da primeira menstruação da menina) em 33% das mulheres.
Enxaqueca ocorre de 7 a 3 dias antes da menstruação pode ser considerada enxaqueca pré-menstrual e associada à síndrome pré-menstrual (conhecida como TPM)
*
Terapias Alternativas
Há uma série de estratégias não medicamentosas para debelar as crises e prevenir as dores de cabeça. A acupuntura aumenta a liberação de endorfinas, os analgésicos produzidos naturalmente pelo organismo. Ao tirar o foco de atenção da dor, a meditação e a ioga são úteis para as vítimas de cefaléia crônica 
*
Reportagem – Folha de São Paulo
 “Nem tomando 26 comprimidos de analgésico por dia, a advogada Elaine Lucas, 38, conseguia se livrar de sua dor de cabeça.Ela buscou ajuda com homeopata, acupunturista, oftalmologista, ortopedista, clínico-geral e cinco diferentes neurologistas -um deles disse que a dor só passaria quando ela se separasse do marido. A advogada foi procurar auxílio até em terreiro de umbanda. ‘Não existia nem um dia sem dor’, lembra. Foram necessários 15 anos para que ela encontrasse um especialista que a mandasse suspender os analgésicos. ‘Eu tomava remédio escondido de todo mundo. Estava viciada.’ A advogada conta que escondia os medicamentos pela casa e, no trabalho, era famosa pela bolsa -uma verdadeira farmácia. ‘Quando acabava remédio em um lugar, eu tinha guardado em outro armário, na minha bolsa ou dentro da gaveta de garfos.’ Se não houvesse água para tomar os remédios, ‘virava no copo um vidro inteiro de Novalgina em gotas’, conta. Antes de se tratar, Elaine ficou dois anos afastada do trabalho. Agora, além de voltar às atividades normais, ela conta
que parou de gastar dinheiro com remédio. ‘Eu ia à farmácia duas vezes por semana e fazia compra de mês. Agora, não tenho mais analgésico em casa. O pessoal da farmácia, que me conhece há muitos anos, diz: ‘E aí, não vai levar nada? Você era nossa principal freguesa’. Agora estou economizando.’ E faz questão de salientar: ‘Sou casada até hoje e sou muito feliz’”.
*
Dor de Cabeça
 TRATAMENTO PARA DOR DE CABEÇA COMEÇA SUSPENDENDO O REMÉDIO!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando