Buscar

Atenção Farmacêutica Diogo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atenção Farmacêutica
 A Atenção Farmacêutica é um modelo de prática profissional que consiste na provisão responsável da farmacoterapia com o propósito de alcançar resultados concretos em resposta à terapêutica prescrita, que melhorem a qualidade de vida do paciente. Busca prevenir ou resolver os problemas farmacoterapêuticos de maneira sistematizada e documentada (PEREIRA, L.; & FREITAS, O).
 Com isso é necessário que o profissional realize uma anamnese, na qual é feito o acolhimento do paciente, seguido da verificação de seus sinais e sintomas. São essas as informações que permitem ao farmacêutico fazer a triagem do paciente, distinguindo os problemas autolimitados dos não autolimitados. No caso dos problemas não autolimitados, ou seja, problemas que não são passíveis de prescrição pelo farmacêutico, ele deverá fazer um encaminhamento a outros profissionais de saúde (CFF,2015).
 Portanto a atenção farmacêutica envolve o acompanhamento do paciente com dois objetivos principais: a) responsabilizar-se junto com o paciente para que o medicamento prescrito seja seguro e eficaz, na posologia correta e resulte no efeito terapêutico desejado; b) atentar para que, ao longo do tratamento, as reações adversas aos medicamentos sejam as mínimas possíveis e quando surgirem, que possam ser resolvidas imediatamente (Cipolle, Strand, Morley, 2000).
 Para diversos problemas autolimitados de saúde, especialmente aqueles de menor gravidade, muitos fitoterápicos têm eficácia comprovada, e poderiam facilmente ser empregados como primeira escolha, inclusive por apresentar menor possibilidade de reações adversas e efeitos colaterais. Pois a partir da publicação da CFF 546/2011, ficou explícita a competência do farmacêutico para indicação de plantas medicinais e fitoterápicos. 
 A atenção farmacêutica em fitoterapia exigirá do farmacêutico conhecimento científico, popular e tradicional do uso de plantas medicinais e fitoterápicos, como também das várias formas de uso, de forma a integrar os diferentes saberes, profissionais e usuários, buscando avaliar e garantir a segurança, a eficácia e a efetividade do uso desses recursos terapêuticos (MS, 2012).
Referências
Caderno de Atenção Básica. Plantas medicinais e Fitoterapia na Atenção Básica. Série A. Normas e Manuais Técnicos Cadernos de Atenção Básica, n. 31. MS. Brasília, 2012.
CIPOLLE, R.; STRAND, L.M.; MORLEY, P. El ejercício de la atención farmaceutica. Madrid: McGraw Hill - Interamericana; 2000. 368 p.
Conselho Federal de Farmácia. Curso online: prescrição farmacêutica no manejo de problemas de saúde autolimitados: módulo 2: unidade 1: semiologia farmacêutica e raciocínio clínico / Thais Teles de de Souza … [et al.]. – Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2015. 30 p. : il. – (ProFar cuidado farmacêutico: Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na atenção à Saúde).
PEREIRA. L.R.L; FREITAS. O. A evolução da Atenção Farmacêutica e a perspectiva para o Brasil. Revisão • Rev. Bras. Cienc. Farm. 44 (4) • Dez 2008 • https://doi.org/10.1590/S1516-93322008000400006. 
RE N 546, de 21 de julho de 2011. Dispõe sobre a indicação farmacêutica de plantas medicinais e fitoterápicos isentos de prescrição e o seu registro. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil (DUO), Brasília, DF, 26. Jul. 2011. Seção 1,p.87.

Outros materiais