Buscar

Exercícios direcionados AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios direcionados (av1)
Compare as estruturas das bactérias gram positivas das bactérias gram negativas.
Positivas: Expressa camada de peptídeo glicano, presença de ácidos tecoicos e lipotecoicos.
Negativas: Delgada camada de peptideoglicano, presença de parede celular externa espaço periplasmatico e LPS.
O ciclo do diagnóstico é dividido em 3 fases: pré-analitica, analítica e pos-analitica. Descreva-as.
Pre-analitico: Começa na coleta da amostra, transporte e Recebimento (para critério de rejeição: Não identificação dos dados).
Analitico: Exame microscópio, processamento das amostras, interpretação, identificação dos microrganismo e teste de susceptibilidade.
Pos analítica: Relato e analise de resultado (importante os testes de manutenção dos equipamentos de amostras e registros.)
A Faringite é a infecção mais comum do trato respiratório superior, sendo sua etiologia predominantemente viral, no entanto, alguns casos podendo ser de origem bacteriana. Qual a importância do diagnóstico precoce desta infecção? 
Porque o contagio se dá através de secreções eliminadas quando a pessoa tosse, espirra ou fala.
De acordo com o melhor método de coleta e transporte de material provenientes da infecção de orofaringe, podemos afirmar que:
I – A língua é pressionada com uma espátula e um swab é orientado sob a língua até a faringe posterior especialmente nas áreas edemaciadas, adjacentes aos pontos de pus ou placas.
II – Deve-se ter cuidado para não encostar nas paredes laterais da cavidade bucal ou na língua pra minimizar a contaminação com bactérias comensais. 
III – Um único swab é necessário para realizar os exames de microscopia e de cultura. 
IV – Imediatamente após a coleta, o swab é acondicionado em tubo estéril, podendo ou não conter meio inerte, devendo ser congelado e encaminhado ao laboratório em até 12 horas. 
Assinale a alternativa correta:
a) I e IV
b) II e III
c) III e IV 
d) I e II
e) Todas as alternativas estão certas.
Qual a finalidade de execução das provas microbiológicas de catalase, optoquina e setelismo? Explique os procedimentos laboratoriais para estes três testes, assim como a interpretação de seus resultados. 
Catalase: Consiste em colocar uma pequena gota da amostra na lamina e pingar peroxido de hidrogênio. Logo na amostra que formar bolhas é a positiva.
Optoquina:
Satelismo: identificam H. influenzae do tipo B. Pega-se uma placa de petri e utiliza ágar-sangue para cultivar. O H. influenzae B não cresce nesse meio (cresce em ágar-chocolate). Utilizamos o S. epidermidis e o semeamos. Eles secretam fator V de crescimento, que ajudam o H. influenzae a crescer. Se houver mesmo crescimento junto ao S. epidermidis, chegamos ao diagnóstico de H. influenzae B..
Explique os testes realizados para diagnostico de Streptococcus Phiogenis.
Teste rápido: Onde é feito a observação da ligação ao anticorpo secundário, indicando teste positivo. 
Teste do PYR: Onde na presença de S. pyogenes é adquirida uma coloração avermelhada á amostra. 
Bacitracina, onde é feita a adição de discos de bacitracina á cultura e o teste é positivo quando se observa um halo de inibição ao redor dos discos.
A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, também conhecida como tosse corrompida. Seu contagio se dá pelo contato direto com pessoa infectada por gotículas eliminadas pelo doente ao tossir, espirrar ou falar. Relate seu agente etiológico e descreva o estágio paroxístico dos sintomas da doença. 
Bradetella Pertuses; No estagio paroxístico é observado tosse descontrolada podendo haver vômitos de face cianótica.
O escarro expectorado é um método de coleta simples e de baixo custo do material do trato respiratório inferior (TRI), em relação a este método está correto afirmar:
I – Existe um certo debate quanto a esse método de coleta derivado da dificuldade de alguns pacientes em mobilizar secreções das vias aéreas inferiores e a frequência com que a amostra é contaminada pela microbiota orofaríngea a medida que passa pela boca.
II – É recomendado que antes da coleta seja realizado uma rigorosa higiene bucal com o uso de antissépticos, a fim de reduzir o número de bactérias contaminantes da orofaringe da amostra. 
III – A coleta deve ser realizada em momentos de crise de tosse convulsiva, pois conterão secreções nas quais as bactérias patogênicas mais provavelmente estarão concentradas.
Assinale a alternativa correta: 
a) Apenas a I
b) Apenas a II
c) Apenas a III
d) Todas estão erradas 
e) Todas estão certas

Continue navegando