Buscar

Trabalho sobre Federalismo

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ
JÉSSICA CAROLINA DE SOUZA
TRABALHO SOBRE FEDERALISMO
CASCAVEL
2017
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ
JÉSSICA CAROLINA DE SOUZA
TRABALHO SOBRE FEDERALISMO
	Trabalho apresentado com requisito parcial de conclusão da disciplina de Direito Constitucional, do curso de Direito da Faculdade Assis Gurgacz.
Prof. Orientador: Lucas Oliveira
CASCAVEL
2017
Federalismo
Federalismo é a unidade na pluralidade, ele não pode se desvirtuar e nem dissolver a unidade necessária para que se mantenha o Estado o mesmo que acaba sendo denominado como federal acaba se apresentando como o conjunto de entidades autônomas que adotam um vínculo indissolúvel. 
Todos os elementos do Estado federal acabam se localizando no mesmo patamar hierárquico, sendo assim, não tem hierarquia entre as variadas entidades mesmo algumas sendo federais estaduais ou até mesmo municipais. 
Tipologias de Federalismo
- Agregação: No federalismo por agregação o Estado independente ou até mesmo soberano acaba resolvendo ceder à parte da soberania para se juntarem entre eles e formarem agora um Estado federativo;
- Desagregação: O federalismo por desagregação pode derivar de um antigo Estado unitário, e acaba se tornando um Estado federal a partir do momento que começa conceder autonomia passando assim a ter uma grande centralização entre os entes do Estado. 
- Dual: Denomina-se como federalismo dual a separação rígida das atribuições de cada ente federativo, não deixando ocorrer cooperação; 
- Cooperativo: As atribuições ocorrem de forma comum e concorrente fazendo com que os entes federativos se aproximem e acabem trabalhando juntos;
- Simétrico: O federalismo simétrico se característica pela propriedade de cultura e de desenvolvimento de um estado, nos EUA como exemplo todos são rigorosamente considerados iguais.
- Assimétrico: Acaba decorrendo o federalismo assimétrico, pois dentro de um país pode conter diversas línguas e culturas, temos como exemplo o Canadá.
- Orgânico: O Estado é classificado como uma estrutura, ou seja, é para sustentar uma manutenção de uma parte do “órgão” que esteja com detrimento. Os Estados que são membros deste federalismo orgânico são apenas reflexos de um enorme poder central. 
- Integração: Ele será um federalismo simplesmente formal, da qual possui forte assimetria entre os poderes distribuídos entre as entidades que compõem a federação e acaba aproximando um Estado unitário descentralizado com forte e ampla dependência. 
- Equilíbrio: Representa a idéia que deve ser mantido a harmonia e a boa convivência entre os entes federativos. 
Federalismo Brasileiro
O federalismo Brasileiro passou por um grande processo de transformação mais conhecido como desagregação, o federalismo por desagregação vinha a derivar de um antigo Estado unitário, e acabou se tornando um Estado federal a partir do momento que começou a conceder autonomia passando assim a ter uma grande centralização entre os entes do Estado brasileiro. 
O ente central recebe a maior parte do poder, sendo assim, o exemplo do federalismo brasileiro.

Continue navegando