Buscar

NUTRIÇÃO #3 CATABOLISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NUTRIÇÃO #3
CATABOLISMO PROTEÍCO
Catabolismo é um processo metabólico responsável pelo fornecimento da energia química necessária para a manutenção e o crescimento das células, ou seja, é o mecanismo utilizado pelo para você sobreviver. O catabolismo pode ocorrer através da degradação dos carboidratos (glicólise e glicogenólise), das gorduras, pela quebra de triglicerídeos em ácidos graxos e glicerol (lipólise); tudo o que você mais quer, que seu corpo utilize gordura como fonte de energia. E também pode ocorrer através da degradação proteica, onde o corpo utiliza aminoácidos como substrato para a gliconeogênese (síntese de glicose à partir de aminoácidos, glutamina e alanina; tudo o que você não quer, perder massa muscular para fornecimento de energia. 
	Entendemos que o catabolismo é um mecanismo que nos gera energia, e dependendo do seu estado hormonal e/ou alimentado são utilizados diferente fontes para a obtenção dessa energia. Agora você sabe que, para emagrecer precisa catabolizar, a questão é, você que catabolizar gordura ou massa magra? 
	Durante a atividade física e períodos longos de jejum alguns hormônios catabólicos são estimulados são eles o glucagon, adrenalina, cortisol e GH, todos eles contrarreguladores da ação da insulina, ou seja, são estimulados quando a secreção de insulina estiver reduzida, em decorrência da diminuição da glicemia. Isso quer dizer que, quando você tem menor secreção de insulina, você propicia um maior catabolismo, de gordura por exemplo. Mas o que aumenta a secreção de insulina? (Assunto para próximo artigo) 
	Mas meu foco hoje é falar sobre a preocupação de catabolizar massa muscular, vejo muitas pessoas bebendo seu sheik pós treino com o intuído de não catabolizar, medo de perder massa magra, isso é um mito. O catabolismo de perda de massa muscular não acontece de um dia para o outro. As condições para que isso aconteça envolvem destreinamento, por um período maior que ~2 semanas, má alimentação com déficit calórico por dias prolongados, e principalmente uma alteração agressiva no perfil hormonal, como é o caso de indivíduos que fazem uso de esteroides androgênicos [1]. Ficar algumas horas sem comer durante o dia, como na dieta do jejum intermitente, não levará necessariamente a perda de massa muscular. Esse é um dos motivos pelo qual você não precisa se alimentar 6x durante o dia. 
O catabolismo muscular em dieta acontece principalmente pela perda de peso muito rápida, com o organismo sofrendo carência de substrato energético (proteínas, mas principalmente carboidratos, vitaminas e minerais). 
Em relação a dieta passar dias sem carboidratos podem levar a perda de massa muscular e se associar o baixo consumo de proteínas e carboidratos maior a tendência de catabolizar, porque, quando você baixa demais o consumo de carboidratos é importante que o consumo de proteínas aumente para compensar os baixos níveis de carboidratos. Entretanto, como o catabolismo não acontece de um dia para o outro, é de suma importância que se tenho um déficit calórico negativo controlado, porque ao perder peso rapidamente pode ocorrer a perda de massa muscular. 
Quem realmente tem que se preocupar com catabolismo é quem fica doente por várias semanas (impossibilitado de treinar e comer bem) ou principalmente quem acabou um ciclo de esteroides, não importa quanto suplemento anti-catabólico ou quanto treino você faça o cenário hormonal pós ciclo é altamente catabólico e tende a levar boa parte dos seus ganhos embora.
	Sabendo disso é besteira pensar que irá catabolizar se fizer o aeróbico ou não tomar o sheik pós treino. É necessário avaliar todo contexto da dieta, das suas atividades diárias e do seu treinamento, planejamento realizado por seu nutricionista. E independentemente se seu objetivo for perda de peso (gordura) ou ganho de massa muscular, faça aeróbico. (O porque, será abordado em um próximo artigo). 
Referências:
[1] A Review of Issues of Dietary Protein Intake in Humans apud, Dudu Haluch (2014)

Outros materiais