Buscar

simulado 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201501151444)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ENADE 2006
Uma porta de dois batentes, então fechada, a separava da grande sala onde se instalara o tribunal. A escuridão era tamanha, que ele não receou dirigir-se ao primeiro advogado que encontrou. − Meu senhor , disse ,em que ponto estão? − Já acabaram , respondeu o advogado. − Acabaram! Esta palavra foi repetida com tal expressão, que o advogado se voltou. − Perdão; mas, por acaso, o senhor é algum parente do réu? − Não; não conheço ninguém por aqui. Mas houve alguma condenação? − Sem dúvida. Não podia ser de outro modo. − Trabalhos forçados? − Por toda a vida. Ele, então, replicou com voz tão fraca, que apenas se podia ouvir. − A identidade então foi provada? − Que identidade? perguntou o advogado. Não havia nenhuma identidade a constatar. O caso era muito simples. A mulher matou a própria filha, o infanticídio foi provado, o júri negou ter havido premeditação, e ela foi condenada por toda a vida. − Então, é uma mulher?  disse ele. − Mas, é claro. Uma tal de Limosin. De que estava falando? − De nada; mas, já que tudo acabou, como é que a sala ainda está iluminada? − Ah! Esse é outro julgamento, que começou há, mais ou menos, duas horas. − Que julgamento? − É também um caso muito simples. Trata-se de uma espécie de vagabundo, um reincidente, um grilheta que praticou um roubo. Não sei mais como se chama. Afinal, tem mesmo cara de bandido. Só por aquela cara eu o mandaria para as galés. ................................................................................................................................................................................................. Como havia muitas causas a julgar, o presidente havia marcado para o mesmo dia dois casos simples e breves. Começara pelo infanticídio [...] O homem havia roubado frutas, mas isso não estava bem provado: o que era certo era ter ele estado nas galés de Toulon. ................................................................................................................................................................................................. Quem era aquele homem? Fez-se um inquérito, ouviram-se testemunhas; todas estavam unânimes, e durante os debates novos esclarecimentos vieram elucidar a questão. A acusação dizia [...] O defensor desempenhara-se admiravelmente, nesse linguajar de província... . (HUGO, Victor. Os miseráveis. Tradução de Frederico Pessoa de Barros. São Paulo: Editora das Américas, 1967. p. 141-142) QUESTÃO 19 Analisando o caso como se tivesse acontecido nos dias atuais no Brasil, verifique as seguintes afirmações:
 I Quem comete dois crimes e é condenado por eles é reincidente, ainda que o segundo seja praticado antes de ser condenado pelo primeiro.
II - O infanticídio pode ser praticado pela mãe, ou pelo pai.
III - O roubo, ainda que de coisa de menor valor, configura crime.
Em relação às afirmações, SOMENTE
		
	
	II está correta.
	
	I está correta.
	
	II e III estão corretas.
	 
	III está correta.
	
	I e II estão corretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501721618)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Se junta médica, por erro no diagnóstico, concluir pela necessidade de aborto (art. 128, I, do Código Penal) que se revela ao final absolutamente desnecessário, estar-se-á diante de uma situação de: (OAB/RS. ABR.2006. Modificada).
		
	
	erro sobre a pessoa (art. 20, §3º, do Código Penal).
	 
	descriminante putativa (art. 20, §1º, do Código Penal).
	
	erro de tipo (art. 20, do Código Penal).
	
	inexigibilidade de conduta diversa
	
	erro de proibição (art. 21, do Código Penal).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501819021)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XVI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Paloma, sob o efeito do estado puerperal, logo após o parto, durante a madrugada, vai até o berçário onde acredita encontrar-se seu filho recém-nascido e o sufoca até a morte, retornando ao local de origem sem ser notada. No dia seguinte, foi descoberta a morte da criança e, pelo circuito interno do hospital, é verificado que Paloma foi a autora do crime. Todavia, constatou-se que a criança morta não era o seu filho, que se encontrava no berçário ao lado, tendo ela se equivocado quanto à vítima desejada. Diante desse quadro, Paloma deverá responder pelo crime de
		
	
	homicídio doloso qualificado.
	
	homicídio culposo
	 
	infanticídio.
	
	homicídio doloso simples
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501133629)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os réus acertaram a prática de um crime de roubo em determinado Banco 24 Horas, portando armas de fogo e usando fantasias que impedissem seu reconhecimento. Ao chegarem ao local e ainda dentro do veículo, suspeitaram da presença da polícia. Sem pensar duas vezes e de forma precipitada, acabaram por fugir, embora tenham sido capturados. Neste caso, os réus, exclusivamente ao crime de roubo: (Promotor de Justiça BA 2001).
		
	
	não devem ser responsabilizados, já que presente o arrependimento eficaz.
	
	não devem ser por ele responsabilizados, mas sim por furto tentado, uma vez que as armas não foram utilizadas na prática do crime.
	
	não devem ser responsabilizados, já que presente o arrependimento eficaz ou a desistência voluntária indiferentemente.
	
	devem responder pelo crime de roubo tentado.
	 
	não devem ser responsabilizados, uma vez que ainda estavam na fase da prática de atos preparatórios.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501721642)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 Em uma festa na casa de Ana Cristina, Carlos Roberto, indivíduo violento, envolveu-se em uma discussão com Inácio, na sala de jantar, recinto repleto de móveis e objetos diversos. Acalorando-se a discussão, ambos se levantaram, já aos gritos, e subitamente Carlos, visando machucar e intimidar Inácio, deu-lhe um forte empurrão, em virtude do qual Inácio tropeçou e caiu, batendo com a cabeça na quina de uma mesa. Desmaiando imediatamente após a queda e permanecendo inconsciente, Inácio foi levado às pressas para o hospital mais próximo, onde foi internado, constatando-se a existência de traumatismo craniano. Três dias depois ele faleceu, em virtude desse ferimento. Tendo em vista os fatos narrados, pode-se afirmar que Carlos Roberto deverá ser indiciado e processado criminalmente por:
		
	
	homicídio qualificado pela futilidade
	
	homicídio culposo;
	
	homicídio simples
	
	sua conduta é atípica, pois ocorreu uma fatalidade.
	 
	lesão corporal seguida de morte;

Outros materiais