Buscar

A PRIMEIRA REPÚBLICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A PRIMEIRA REPÚBLICA
Disciplina: História
Fátima Regina Paes de Deus 
Escola Estadual Júlio Strubing Muller
A Primeira república 
No final no século XIX, o Brasil passou por rápidas mudanças sociais e políticas .Nesse processo, foi implantado um regime republicano, dominando pelas oligarquias agrárias, principalmente, de São Paulo e Minas Gerais .
Av. Central no Rio de Janeiro em 1910
 O FINAL DO PERÍODO MONÁRQUICO 
A maior parte do século XIX , o Brasil foi uma monarquia governada por Dom Pedro I , e depois pelo seu filho Dom Pedro II que governou o pais por quase 50 anos.
Túnel da estrada de ferro Rio Martins por volta de 1895
O problema do escravismo 
Escravidão foi extinta no Brasil . A lei do Ventre Livre, de 1871, foi a primeira iniciativa do governo contra a escravidão e declarada que a partir dessa data os filhos de mulheres escrava nasceria livres . Essa lei, no entanto, feria os interesses econômicos das oligarquias agrárias, principal fonte de apoio do regime monárquico.
 .
Capa de Revista Ilustrada de 1884 que homenageia Francisco José do Nascimento (1839-1914)
Conflitos entre estado e igreja 
No século XIX a monarquia brasileira passava por sérios problemas políticos . Com a constituição de 1824 , que manteve o padroado, a Igreja Católica tinha uma íntima ligação com o estado , o qual exercia grandes poderes sobre ela 
Charge que representa D. Pedro II recebendo um castigo de Papa Pio IX
Os militares e a proclamação da república
A proclamação da República foi conduzida por setores do Exército com o apoio dos republicanos paulista, que em sua maioria eram cafeicultores . A liderança do marechal Deodoro da Fonseca , a monarquia foi derrubada em 15 de novembro de 1889, por meio de um golpe de estado que não teve participação popular.
Capa da constituição da República de 1891
O poder das oligarquias 
No início do período republicano, o país foi governado por dois presidentes militares : Deodoro da Fonseca e depois, Floriano Peixoto . Esses militares tinha como objetivo principal garantir a consolidação do regime republicano e, por isso reprimiram grupos descontentes com o fim da monarquia. 
A politica dos governadores
A eleição do Paulista Prudente de Morais, em 1894, marcou a ascensão dos grande cafeicultores ao comando político do país. Naquela época , presidentes do Brasil procuraram fazer alianças como as elites regionais, implantando a política dos governadores . Essa politica também e conhecida como ‘’Café com Leite’’
Grupo Federalista, entre eles o Comandante Gumercindo e Aparício Saraiva .
Coronelismo e clientelismo
Para os governadores conseguissem garantir a eleição deputados favoráveis ao governo federal, eles fazia alianças com grandes proprietários rurais, também chamados de coronéis . 
O voto de cabresto
Para o funcionamento do coronelismo, era fundamental a ação dos cabos eleitorais, que fazia o contato e reuniam os eleitores . Como o voto não era secreto, os eleitores eram facilmente coagidos a votar nos candidatos apoiados pelos coronéis .
Charge de Alfredo Storni, de 1927 que ironiza o voto do Cabresto
Os imigrantes no brasil
Nesse período, muitos estrangeiros deixaram seus países de origem para morar e trabalhar no Brasil . Desde a proibição do trafico de escravos , 1850 , diversos grupos da elite brasileira concordavam que era necessário trazer imigrantes para o Brasil. Os principais grupos que vieram para o Brasil eram de origem italiana , portuguesa , espanhola , alemã , japonesa , libanesa e síria . 
Os imigrantes do cafezais
Os imigrantes que vieram para o Brasil foram trabalhar nos cafezais . Um contrato estabelecia entre os imigrantes e os grandes proprietários era o colonato . Esse contrato estabelecia que todos as integrantes da família , incluído homens , mulheres e crianças , deveriam trabalhar na lavoura de café . Em troca, cada família recebia uma parte do café colhido e uma pequena remuneração .
As atividades urbanas
Oportunidades de emprego cresceram , devido ao aumento no numero de indústrias , que precisavam contratar cada vez mais operários . Além da indústria muitos imigrantes passaram também a trabalhar no comércio e vendedores ambulantes de produtos .
Atividade Urbana: Produção de Alimentos .
Os trabalhadores imigrantes se organizam 
Os imigrantes se uniram para ajudar uns aos outros . Para isso , fundaram as chamadas SOCIEDADES BENEFICIENTES . Os socialistas e os anarquista lutavam por direitos que consideravam indispensáveis . Trabalhadores e operários se organizaram nas chamadas LIGAS DE RESISTENCIA e LIGAS OPERARIAS , que deram origem aos primeiros SINDICATOS do Brasil .
A modernização das cidades 
O século XX nasce com o legado da industrialização e com a responsabilidade de se modernizar cada vez mais. No Brasil, agora republicano, as duas primeiras décadas desse século são marcadas por um período de transformação dos hábitos e costumes que já pode ser observado desde o final do século XIX e que se intensificam com a chegada do século XX. Transformação essa que vai se refletir no cenário urbano da cidade do Rio de Janeiro que começa a crescer em direção ao Sul. O deslocamento da região central do Rio de Janeiro para a zona sul que já tinha se iniciado desde o século XIX, se intensifica no século XX e ocorre pela interação de três fatores resultados de mudanças no comportamento cultural da população. E a melhoria de acesso à região tanto pela abertura de caminhos e túneis quanto pela oferta de transporte coletivo que, em termos de zona sul, se refere às linhas de bonde. Antes do surgimento dos bondes, já havia outros meios de transporte coletivo de tração animal que facilitavam o acesso às casas de chácara locadas na região. O transporte coletivo estimula a ampliação física da cidade, Enquanto o bonde reforça o desenvolvimento de bairros nobres, onde moram as classes médias e altas (zona sul) o trem abre caminho para a formação dos subúrbios Cariocas. Além dos bondes mudou também a Eletricidade. E nas áreas de Luxo das Cidades, foram instalados rede de água e Esgoto. Esse período foi de intensas mudanças.
o cinema 
Com a chegada da Eletricidade possibilitou às pessoas uma nova opção de Lazer: O CINEMA.	
A primeira Exibição de um Filme no Brasil aconteceu no Rio de Janeiro em 1896. Desde então várias salas de Cinema foram instaladas em várias cidades. Esse novo Lazer ajudou a Modernizar as cidades. Mudaram também as Falas dos telespectadores, E estimulou o desejo de consumir produtos, Como os Homens por EX: Roupas atuais dos Atores e a Mulheres a se maquiar como as atrizes e usar roupas ousadas
Outras novidades no dia a dia urbano 
A modernização das cidades e as novidades tecnológicas provocaram grandes transformação no cotidiano Brasileiro. 
Nessa época no Brasil chegaram os novos meios de comunicação como os aparelhos de telefone e o telégrafo que possibilitaram as pessoas trocar informação com maior rapidez . 
Telefonista em atividade em 1913
A prática de esporte 
No Brasil, assim como em outros países do mundo , a prática de esporte começou a se popularizar no final do século XIX. 
Os imigrantes ingleses influenciaram os brasileiros a descobrirem uma forma de lazer o futebol
O projeto de regeneração 
Na virada do século XIX para o XX, o processo econômico alcançado com a cafeicultura e com a industrialização acelerou as transformação sociais. Surgiu uma nova elite de enriquecida, formada principalmente por industriais, banqueiros e cafeicultores .
Frente de uma loja luxuosa no Rio de Janeiro em 1906
Problemas de infraestrutura 
A cidade do Rio de Janeiro, no inicio do século XX, ainda possuía características urbanas no período colonial. O centro da cidade era repleto de cortiços. As Ruas eram sujas e estreitas e quase não havia saneamento básico. Doenças como varíola, malária ,febre amarela e peste bubônica atingiam com frequência a população. 
O bota-abaixo
Em 1902, Rodrigues Alves assumiu a presidência do Brasil e um dos seus principais
projetos foi implementar um programa de reforma urbanas e sanitárias no Rio de Janeiro. Essas reformas visaram em tornar a cidades mais limpa e moderna, de modo a transmitir ao mundo a impressão de que capital federal do Brasil era uma cidade ‘’civilizada’’
Rua uruguaiana no rio de janeiro em 1905
Rua uruguaiana no rio de janeiro em 1906
A expulsão da população pobre
Muitos moradores pobres e pequenos comerciantes foram expulsos do centro da cidade , sem receber indenização ou ter um novo local para morar . Os pobres , desalojados ,de suas residência , mudaram-se para os morros vizinhos ou para os subúrbios , construindo moradias improvisadas com material de demolição obtido no centro da cidade .
A sanitarização e a revolta da vacina 
Rodrigo Alves delegou a realização das reformas sanitárias no Rio de Janeiro ao diretor do Serviço de Saúde Pública , o medico sanitarista Oswaldo Cruz , que tinha como objetivo sanear a cidade . Ele se dedicou a combater doenças como febre amarela e a peste bubônica , eliminando mosquitos e ratos . Ele também comandou o processo de erradicação da varíola . 
Os movimentos populares 
No Brasil, no início da República havia uma grande dificuldade de comunicação entre o sertão e as regiões urbanizadas localizadas geralmente nas áreas litorâneas . O povo viva em condições precárias, isolados e com poucas opção de trabalho Grande parte morava e trabalhava nas terras dos coronéis. 
A guerra de canudos 
Percorrendo o sertão do nordeste brasileiro reuniu um grande numero de seguidores . Em 1893 eles organizaram uma sociedade comunitária, na qual as leis seriam baseadas nas palavras da Bíblia e todas a pessoas trabalhariam cooperando entre si. Para isso estabeleceram-se em uma região chamada Canudos, no norte da Bahia . Lá fundaram um arraial, que chamaram de Belo Monte, administrado por Antônio Conselheiro.
Homem que participou da Guerra de Canudos sendo preso por soldados do exército em 1897
Euclides da Cunha
A guerra do contestado
No inicio de século XX, havia um território , pertencia ao estado do Paraná cujo o direito da posse era contestado por Santa Catarina. Os habitantes dessa região ficou conhecida como contestado praticavam agricultura subsistência e exerciam atividades como o cultivo de erva-mate e o corte de madeiras. 
Obras da construção da ferrovia na região do contestado em 1914
A rebelião dos marinheiros 
A Marinha do Brasil possuía alguns dos navios de guerra mais modernos do mundo. Apesar disso , os marinheiros em sua maioria descendentes de africanos , permaneciam submetidos a leis herdadas do período escravista . Essa insatisfação crescente motivou um grupo de marinheiros a articular um movimento , que ficou conhecido como REVOLTA DE CHIBATA . Em 22 de novembro de 1910 , o marinheiro João Candido Felisberto liberou mais de dois mil colegas , que assumiram o controle de quatro navios ancorados no Rio de Janeiro. 
Os afros - brasileiros depois da abolição 
A abolição da escravidão no Brasil, em 1888, foi resultado da união e da luta de diversos grupo sociais brasileiros pela libertação dos escravos . 
Redes de solidariedade como estratégia de sobrevivência
Sem contar com o apoio do governo e enfrentando dificuldades para sobreviver, os Ex- escravos se Organizavam e formaram redes de solidariedade, em que contavam com a ajuda dos demais.
Essas Redes de solidariedade arrecadavam dinheiro para a compra de alimentos e roupas aos necessitados. Além disso, elas contratavam advogados para defender os direitos e a liberdade religiosa dos afro- brasileiros. 
Essas redes foram formadas em diferentes regiões do País e permitiram a essas pessoas a resgatar sua força e a Dignidade por meio da cooperação e do trabalho comunitário. Vou citar um bom exemplo para vocês da Importância social e cultural dessas redes de Solidariedade
A luta dos negros hoje 
Desde do início do século XX, já existiam organizações que defendia os direitos civis dos afrodescendentes. No entanto foi somente nas últimas décadas que as organizações de defesa dos afrodescendentes se consolidaram.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando