Buscar

Introdução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução
O experimento buscou provar a Lei de Boyle-Mariotte para a transformação isotérmica, ou seja: uma transformação de temperatura constante.
Observando a equação geral dos gases:
Podemos perceber que quando a temperatura é constante, ou seja: T1=T2, o produto entre a pressão e o volume de uma massa gasosa é inversamente proporcional e constante. Deste modo, quando aumentamos a pressão ocasiona uma diminuição no volume, e de modo análogo, quando aumentamos o volume ocasiona uma diminuição na pressão. A partir da temperatura constante obtemos a seguinte fórmula:
P0.V0 = P1.V1 = ... = Pn.Vn = K, onde K é constante
Consideramos um gás ideal aquele que obedece a equação P.V=nRT, porém o máximo que podemos nos aproximar desse gás ideal é quando a pressão de um gás real tende a zero e sua temperatura se eleva.
Em um gráfico pressão x volume, sob uma temperatura constante, o produto entre pressão e volume deveria ser constante, se o gás fosse ideal. Existe uma temperatura onde o gás real aparentemente obedece à lei de Boyle- Mariotte. Esta temperatura é chamada de temperatura de Mariotte.

Outros materiais