Buscar

1B Avaliação Virtual 2 Questionário

Prévia do material em texto

Texto 1
O termo empregabilidade, segundo Almeida (2006), baseia-se na recente nomenclatura dada à capacidade de adequação do profissional ao mercado de trabalho. Quanto mais adaptado o profissional, maior sua empregabilidade.
(Fonte: . Acesso em: 6 dez. 2013)
Texto 2
Para Campos et al. (2003, citada no Livro-Texto), a empregabilidade pode ser compreendida como um conjunto de competências e habilidades necessárias para uma pessoa conquistar e manter um trabalho ou um emprego.
Com base nesses textos, é possível afirmar que:
Escolha uma:
a. O Texto 1 não trata do mesmo fenômeno apresentado no Texto 2.
b. Os textos estão corretos e se contradizem.
c. O Texto 1 está incorreto, e o Texto 2 está correto.
d. O Texto 1 está correto, e o Texto 2 está incorreto.
e. Os textos estão corretos e se complementam. 
Observe a charge a seguir:
Fonte: http://www.geografiaparatodos.com.br. Capítulo 5 – globalização e 
redes da economia mundial. Acesso em: 6 dez. 2013.
Qual dos argumentos, se verdadeiro, reflete claramente a mensagem da charge?
Escolha uma:
a. A globalização gerou consequências positivas e negativas para os povos ao redor do mundo.
b. Os benefícios gerados pela globalização são acessíveis apenas a uma parcela da população mundial. 
c. A globalização tem aumentado as possibilidades de competitividade, permitindo que os países menos desenvolvidos se aproximem dos mais avançados, mesmo que de forma desigual.
d. O fenômeno da globalização trouxe vantagens para a humanidade no que se refere à melhoria da qualidade de vida.
e. A globalização é um fenômeno mundial que promoveu a integração dos povos em termos econômicos e culturais.
Leia o texto a seguir:
Considerando o cenário atual e as mudanças na economia mundial, nos padrões de consumo e, consequentemente, no mercado de trabalho, é possível compreender um movimento em que algumas profissões deixam de existir e surgem outras, em resposta às novas demandas. Neste sentido, podemos citar como exemplo cargos como Gerente de Comunidade, que atua diretamente na comunicação com o consumidor por meio de redes sociais, função que há alguns anos atrás não existia. No entanto, Campos (2011) salienta que “analisar as tendências de mercado é relevante, mas perde o sentido se você não tiver realizado adequadamente sua autoavaliação, ponderando seus desejos e objetivos de vida com suas competências profissionais, no intuito de estabelecer metas reais de desenvolvimento e, consequentemente, aumentar sua empregabilidade”.
Leia as afirmativas, a seguir, retiradas da discussão proposta, e escolha aquela que expressa melhor a ideia do texto:
Escolha uma:
a. As novas ocupações, como Organizador Pessoal e Corretores de Cabelo, são possibilidades pouco ortodoxas de geração de renda.
b. Segundo especialistas, alguns dos elementos da empregabilidade são: motivação, autoconfiança e comprometimento.
c. Além de novas profissões, vemos surgir novos tipos de trabalho, como os terceirizados, por projetos, de tempo parcial, a distância.
d. O autoconhecimento e a autoavaliação devem basear a escolha por ocupações emergentes ou por carreiras tradicionais. 
e. Carreiras tradicionais, como Engenharia Civil, voltam a oferecer grande número de vagas e têm poucos profissionais disponíveis no mercado de trabalho.
Leia o texto a seguir:
A Tecsis, fabricante de pás para turbinas eólicas, contratou nos últimos 4 meses, mais de 2,5 mil funcionários para diversos cargos. Com o mercado aquecido, a empresa viu a demanda aumentar e precisa fazer a produção acompanhar. Ainda existem 200 vagas abertas, incluindo as gerências de unidades de negócios na Espanha e nos Estados Unidos. Por ser um volume muito grande de contratações, o gerente de RH relata que enfrentam dificuldades para encontrar os profissionais aptos aos cargos, especialmente de nível especializado como engenheiros e supervisores.
Fontes: Revista Você S. A., nov. 2013, seção Conversa de Corredor; e Jornal Cruzeiro do Sul, jul. 2013.
Leia as afirmativas a seguir:
I. O mercado de trabalho brasileiro está em uma situação positiva, pois tem oferecido muitas e novas oportunidades de emprego.
II. As empresas multinacionais (que têm origem em outros países) sempre dão preferência a profissionais da mesma nacionalidade.
III. Em algumas áreas existe um desequilíbrio entre oferta e procura, e o número de profissionais qualificados é menor do que a demanda.
IV. As melhores chances de evolução profissional são oferecidas por empresas europeias e asiáticas.
As afirmativas que, se verdadeiras, complementam a ideia do texto estão em:
Escolha uma:
a. I e II.
b. I e III. 
c. I e IV.
d. II e IV.
e. III e IV.
Em entrevista para Revista de Negócios (Blumenau) em 2004, o autor Fernando Dolabela disse que “O Brasil é empreendedor em termos quantitativos, mas é um empreendedorismo por necessidade”. Esta avaliação indica que:
Escolha uma:
a. A maioria dos empreendedores no Brasil possui boa capacitação e é empreendedora em série, tendo mais de um negócio, por isto o Brasil é um empreendedor em termos quantitativos.
b. A necessidade no Brasil é de que se empreenda em grandes quantidades.
c. Ao empreender por necessidade, o brasileiro demonstra que inicia um negócio próprio somente pela necessidade de satisfazer seu ego.
d. É preciso qualificar o empreendedorismo no Brasil, pois ainda existem muitos brasileiros que iniciam negócio próprio como alternativa ao desemprego, normalmente sem capacitação adequada.
e. O fato de que o Brasil ocupa a 3ª colocação entre os países com maior número de empresas indica que há um excelente desenvolvimento da atividade empreendedora no país.

Continue navegando