Buscar

2 atividade gênero

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2 – ATIVIDADE
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA, CULTURA E EDUCAÇÃO.
Gisleine Cristiane Zampolo Pasqualetto
RELAÇÕES DE GÊNERO E DISCRIMINAÇÃO SEXUAL
A compreensão do conceito gênero possibilita identificar os valores estes atribuídos a homens e mulheres, a palavra gênero era usada para classificar fenômenos, a palavra masculina ou feminina. A questão do gênero é uma construção social e realização cultural seus valores estereótipos e preconceitos, que atribui ao homem e a mulher papéis diferentes dentro da sociedade. Acerca dos conceitos de gêneros é importante discutir o gênero, sexo e sexualidade, seus conceitos e suas representações sociais.
De acordo com ALBERNAZ e LONGHI:	
[...] transformar as relações de gênero é algo que vai muito além do que juntar meninos e meninas nos trabalhos escolares ou dar o mesmo presente a meninos e meninas no dia das crianças. Não é uma mudança apenas racional, pois mexe com as emoções, com relações investidas de afeto, além de incidir nas estruturas institucionais. ( 2009 p.89).
O papel do homem e da mulher, já vem direcionado da barriga da mãe, se é menino ou menina, a partir do momento que se é redefinido o sexo a sociedade já começa a transmitir para o que se espera de uma menina ou menino, onde também são ensinados pelos pais, escola, sociedade e mídia diferentes formas de pensamento de valores e de como agir.
A partir do sexo que o individuo possui masculino ou feminino, delimitando o poder entre os sexos, porém s mulheres são consideradas diante da sociedade como mais frágeis, agem mais com a emoção e o homem pela razão, se traduz em força dinamismo, diante disto a desigualdade gera uma situação vulnerável para as mulheres dentro da sociedade. 
È importante salientar que a escola contribua para a superação de descriminação e desigualdades, desenvolvendo assim trabalhos voltados desde crianças esta finalidade, que não reforcem a concepção de um mundo masculino que seja superior ao feminino. Pois a criança é um ser social cujo processo de desenvolvimento depende do contexto sócio histórico em que vive. A escola é um dos locais em que as crianças manifestam relações diversas e se deparam com as diferenças, inclusive a de gênero apresentando questões recorrentes quanto à formação do sujeito e seu lugar na sociedade. Talvez uma das mais marcantes, do ponto de vista das relações entre os seres humanos seja a questão de gênero. 
Implantar atividades e debates que abordem a sexualidade e homossexualidade para que possam eliminar as divisões de gênero existente em nossa sociedade. Para que os alunos homossexuais consigam se expressar e se sentirem bem dentro do ambiente escolar, sem medo de serem descriminados e violentados, tanto físicos como moralmente.
 Precisamos eliminar do nosso vocabulário palavras imoral como boiola, veado, bichona entre outros. Já presenciei amigo de escola chamando o outro de boiola, simplesmente porque o menino possuía comportamento diferenciado, são chacotas que acontece no dia a dia de milhares de pessoas. São piadas preconceituosas a respeito de homossexuais que atravessam gerações e somente tem sido para aqueles que estão condicionados por um pensamento alienado. Fica evidente que o olhar do heterossexual a respeito do homossexual ainda é embasado em certo preconceito, não existe uma total aceitação no convívio diário com uma pessoa que se declare gay, lésbicas ou transgêneros.
No âmbito escolar o sexo é tratado como algo distante do aluno, a sexualidade sempre ensinada para os alunos de forma padrão, homem e mulher como reprodução. Na escola o assunto relacionado a sexo, principalmente ao prazer é extremamente raro ser discutido. De fato a escola pode contribuir na construção de gêneros, porém é um dos primeiros ambientes que as crianças veem as diferenças, possibilitando assim novas relações entre menino e menina em critério de igualdade e justiça.
 Portanto é fundamental a escola criar condições e estratégias para que os alunos homossexuais tenham liberdade de expressão, para isso é preciso do incentivo dos professores e responsáveis palestras, vídeos sobre sexualidade, são atitudes que possam contribuir nesta luta de conscientização da diversidade sexual. É importante salientar que a escola como transmissora e produtora do saber social tem uma grande importância na construção da cidadania, pois esta é fundamental na mudança da concepção a respeito da igualdade entre os sexos e determinante na forma como os conteúdos sociais serão absorvidos pela criança, que por sua vez representa a renovação da sociedade.
Referencias
ALBERNAZ, Lady Selma; LONGHI, Márcia. Para compreender gênero: uma ponte para relações igualitárias entre homens e mulheres. In: SCOTT, Parry; LEWIS, Liana; QUADROS, Marion Teodósio de. Gênero, diversidade e desigualdades na Educação: interpretações e reflexões para a formação docente. Recife: Editora Universitária UFPE, 2009, p. 75-95.

Outros materiais