Buscar

DICAS DTO ADM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DICAS – DIREITO ADMINISTRATIVO – MATHEUS CARVALHO
- Os entes federativos poderão expedir normas especificas para regulamentação de seus procedimentos licitatórios, desde que observadas as normas genéricas trazidas na legislação federal. 
- Nas situações em que não se pode atribuir exclusivamente à vítima o dano causado, verificando-se a culpa concorrente entre a vítima e o ente público, haverá redução no valor indenizatório a ser pago pelo Estado.
- O recurso hierárquico próprio é endereçado à autoridade hierárquica superior à que praticou o ato recorrido, dentro da estrutura orgânica de uma mesma pessoa jurídica. 
- O recurso hierárquico impróprio é dirigido à autoridade que não possui posição de superioridade hierárquica em relação a quem praticou o ato recorrido, mas tão somente a possibilidade de controle em decorrência da vinculação.
- O instrumento de convocação é, em regra, o edital, exceto o convite, em que a lei define a convocação mediante carta convite que se trata de um instrumento convocatório simplificado.
- O tipo licitação menor preço é utilizado quando o produto pretendido pela administração não tiver nenhuma característica especial, ou quando as características especiais são definidas como requisitos mínimos de contratação.
- Todo contrato deve ter prazo de vigência predefinido no edital e no próprio instrumento do contrato, estabelecendo a lei, expressamente, que são vedados contratos administrativos por prazo indeterminado.
- A Administração Pública responde solidariamente com o contratado pelos encargos previdenciários resultantes da execução do contrato.
- A delegação contratual de serviços é prevista no art. 175 da CF, que admite a execução de serviços mediante delegação a particulares, efetivada mediante contratos de concessão e de permissão de serviços públicos.
- A responsabilidade da concessionária é objetiva e o Estado possui responsabilidade subsidiária – objetiva – por esta atuação. 
- As entidades do terceiro setor recebem incentivos do Poder Público, mediante a dotação orçamentária, cessão de bens públicos entre outros benefícios. 
- Para celebração do termo de parceria com a OSCIP, não há necessidade de realização de licitação, haja vista o vínculo ter natureza jurídica de convênio.
- Os agentes responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária.
- O STF estabeleceu o entendimento de que o dano causado à terceiro, não usuário do serviço público, também enseja responsabilidade objetiva, pois, a própria CF não diferencia o usuário e o não usuário do serviço.
- A comissão de apoio ao pregoeiro não é comissão licitante, apenhas auxilia o pregoeiro na realização do certame. Assim, é o pregoeiro que responde pela licitação, inclusive é responsável pelos atos praticados pela comissão de apoio.
- Melhor técnica é um tipo de licitação que só poderá ser utilizado para serviços de natureza intelectual ou para serviços de informática.
- Os entes federativos poderão expedir normas específicas para regulamentação de seus procedimentos licitatórios, desde que observadas as normas genéricas trazidas na legislação federal.
- Os agentes responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária.
- A Teoria do Duplo Efeito dos atos administrativos estabelece que o mesmo ato adm. pode vir a causar um dano específico, anormal para determinada pessoa e para outra não causar dano passível de indenização. Aqui não se pode embasar um pedido de indenização no fato de outrem ter sido indenizado, ainda que pelo mesmo ato.
- A responsabilidade do Estado, estampada no texto constitucional, é objetiva, mas a responsabilização do agente, perante o Estado, é subjetiva, decorrendo de comprovação de dolo ou culpa.
- A forma não é essencial à prática do ato, mas tão somente o meio definido em lei, por meio do qual o Poder Público conseguirá alcançar seus objetivos (princípio da instrumentalidade das formas).
- A avocação é exercida, em caráter temporário e restrito, quando o agente público chama para si competência de outro agente, devendo haver subordinação.
- Na descentralização por outorga é visualizada a transferência da titularidade e da execução do serviço público, a pessoa jurídica diversa do Estado.
- O princípio do planejamento estabelece que toda a atividade obedecerá ao planejamento que vise promover o desenvolvimento econômico-social do País e a segurança nacional.
- No que tange ao Poder Disciplinar, o STF entende que existe a impossibilidade de substituição do mérito administrativo pelo Poder Judiciário, estando o controle jurisdicional limitado à legalidade das sanções aplicadas pela Administração Pública.
- Não podemos afirmar que o poder de polícia é sempre discricionário, pois ele também pode ser manifestado por atos vinculados, como por exemplo, as licenças para construção.
- O princípio da Motivação representa o dever imposto ao ente estatal de indicar os pressupostos de fato e de direito que determinaram a prática dos atos administrativos.
- De acordo com o Princípio da Legalidade, a atuação administrativa se limita à vontade legal, que se iguala à vontade do povo, manifestada por meio de seus representantes.
- A Súm. Vinculante n. 3 estabelece que, no momento em que o Tribunal de Contas se manifesta contrário à aposentadoria pretendida pelo autor, ele não está desconstituindo garantia já consolidada em ato perfeito, estando de fato, evitando, a perfeição do ato, o que enseja a desnecessidade de garantia ao contraditório (ato complexo).
- Os bens públicos podem ser alienados mediante doação, permuta, dação em pagamento, concessão de domínio, investidura, incorporação, retrocessão e legitimação de posse.
- O art. 5º, XXIV, da CF, estabelece que a desapropriação de bens é realizada em razão de utilidade e necessidade pública ou mesmo por motivo de interesse social, desde que mediante o pagamento de indenização prévia, justa e em dinheiro.
- O STF estabeleceu o entendimento de que em relação à desapropriação confisco, todo o terreno será desapropriado, ainda que a plantação se restrinja a uma parcela da propriedade.
- Particulares também podem responder por improbidade, desde que se beneficiem ou concorram para a prática do ato.

Outros materiais