Buscar

Teorias da Aquisição da Linguagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Teorias sobre a aquisição da língua -
Abordagem Inatista
Noam Chomsky - Lingüista  o ritmo que a crianças aprendem gramática e palavras sem serem ensinadas é extraordinário demais para ser explicado apenas pelos princípios do aprendizagem.
Teoria do dispositivo de aquisição de linguagem (LDA)
1
1
2
Teorias sobre a aquisição da língua - Noam Chomsky
O Linguista Noam Chomsky argumentou que seres humanos nascem com uma capacidade linguística inata que surge principalmente como uma função da maturidade. 
De acordo com sua análise, todas as línguas do mundo partilham uma estrutura subjacente comum denominada gramática universal.
2
3
Segundo ele o cérebro humano possui um sistema neural, o dispositivo de aquisição da linguagem, que nos permite não somente compreender a estrutura que a língua oferece, mas também nos proporciona estratégias e técnicas para aprender as catacterísticas diferentes de nossa língua nativa.
3
Chomsky utilizou o conceito de dispositivo de aquisição da linguagem como uma metáfora e não identificou em que área específica do cérebro este dispositivo se encontra localizado. 
No entanto, algumas constatações indicam que a capacidade para usar a linguagem, que foi um avanço evolutivo importante nos seres humanos, está relacionada a desenvolvimentos neurológicos específicos.
Chomsky argumenta, portanto, que a linguagem é um fenômeno humano único que se tornou possível pela presença do dispositivo de aquisição da linguagem.
4
5
O ponto de vista de Chomsky suscita críticas.
 Teóricos da aprendizagem afirmam que a capacidade visível de certos animais, como os chimpanzés, para aprender os elementos fundamentais da linguagem humana contradiz a visão da capacidade linguística inata.
O tema de como a linguagem é adquirida permanece, contudo, grandemente contestado.
5
6
Piaget e a Língua
O aparecimento da linguagem seria decorrência de algumas das aquisições do período sensório-motor. 
Ao longo desse período a criança adquire a capacidade de substituir ou representar eventos que não se encontram presentes. 
Assim ela pode atuar sobre o seu ambiente dispensando a presença da realidade imediatamente perceptível. 
Objeto e eventos são, agora, substituídos por símbolos mentais.
A formação desses símbolos se dá a partir da imitação. A imitação é a grande responsável pela aquisição da linguagem.
				
6
7
8
Piaget e a Língua
Inicialmente a criança imita determinados comportamentos em função de simples exercício. 
Essas primeiras ações imitativas são imprecisas e mesmo rudimentares, aos poucos a criança vai aperfeiçoando seus movimentos, até ser capaz de reproduzir internamente tais ações. 
Os símbolos mentais são as ações internalizadas.
8
9
Piaget e a Língua
Cabe a imitação o papel de intermediária entre as ações concretas, explícitas e exteriores e as ações figuradas, implícitas e interiores que constituem a essência da linguagem e, consequentemente do pensamento.
O aparecimento dos sons e das palavras segue uma evolução semelhante, ou seja, os sons são associados a determinadas ações, e a aquisição da linguagem se processa através da imitação destes sons.
A primeiras palavras estão assim, intimamente ligadas com os desejos e as ações da criança.
9
10
Piaget e a Língua
Duas amplas categorias de linguagem:
Linguagem não-comunicativa ou egocêntrica - não existe uma intenção de comunicar e não há tentativa de levar em consideração o ponto de vista do ouvinte.
Linguagem comunicativa ou socializada - a criança leva em conta o ponto de vista do ouvinte e tenta transmitir alguma informação.
10
11
Piaget e a Língua
Linguagem egocêntrica se divide em 
 repetição ou ecolalia;
monólogo 
monólogo coletivo
Linguagem socializada se divide nas seguintes classes
 informação adaptada
críticas
ordens
questões
respostas.
A medida que as crianças vão crescendo, verifica-se um aumento da linguagem comunicativa em detrimento da linguagem egocêntrica. Isto se deve a pressão social.
11
12
Período crítico  todos as teorias concordam que os primeiros anos são decisivos.
As crianças se tornam linguisticamente tolhidas quando isoladas da língua durante o período crítico
12

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?