Buscar

Aula I Introdução á homeopatia (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Profº Esp. Maximiliano Faria Brito
Farmacêutico
FARMACOTÉCNICA HOMEOPÁTICA
O que é Homeopatia?
O que é Homeopatia?
Homeopatia é um método de tratamento que consiste na administração de doses mínimas do medicamento ao doente para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica.
A palavra "homeopatia" tem origem no grego homoispathos, onde homóis = semelhante e pathos = sofrimento, doença.
Homeopatia
A Homeopatia, dentre outras expressões culturais médicas, é uma Medicina no sentido global desse entendimento, abrangendo conceitos próprios como Saúde, Doença, Terapêutica.
Faz-se reger por Leis e Princípios, como uma Ciência.
É exercida através de uma técnica e arte que a tornam praticável e lhe dão um toque profundamente humano.
Homeopatia
Foi criada em 1796 pelo médico alemão Samuel Hahnemann.
Fundamentada na Lei dos Semelhantes.
Citada por Hipócrates no ano 450 a.C. 
De acordo com esta lei, os semelhantes curam-se pelos semelhantes, ou seja, para tratar um indivíduo doente é necessário aplicar um medicamento que, quando aplicado em alguém sadio, produz os mesmos sintomas apresentados pelo doente.
Conhecemos a Homeopatia?
Homeopatia
“A missão do médico é restabelecer a saúde no doente, para que o espírito dotado de razão possa atender aos mais altos fins da sua existência.”
	Disponível em: www.medicinahomeopatica.com.br/saude-de-ipora-go-inova-ao-usar-homeopatia-no-combate-a-dengue . Acesso em 01 de fevereiro de 2017.
Homeopatia
Lei dos semelhantes – “Similia Similibus Curentur” ( Os semelhantes que se curem pelos semelhantes). 
Essa é uma Lei da natureza, observada e interpretada anteriormente por alguns dos maiores pensadores médicos, como por Hipócrates e Paracelsus.
Princípios da Homeopatia
PRINCÍPIO DA LEI DOS SEMELHANTES: a doença pode ser curada pela mesma substância que a provoca (similia similibus curantur = semelhante pelo semelhante se cura). 
Por exemplo: a substância que produz vômitos é capaz de tratar os vômitos que ela causa, quando aplicada em sua versão homeopática diluída.
Princípios da Homeopatia
PRINCÍPIO DA EXPERIMENTAÇÃO EM PESSOA SADIA: dita que os testes de medicamentos homeopáticos devem ser realizados em pessoas sadias, de modo a verificar os “venenos” que causam as doenças e que são os mesmos que as curam, quando aplicados em doses homeopáticas.
Princípios da Homeopatia
PRINCÍPIO DAS DOSES INFINITESIMAIS: consiste na diluição drástica e dinamização do medicamento.
Princípios da Homeopatia
PRINCÍPIO DO MEDICAMENTO ÚNICO: afirma que o paciente deve tomar somente o medicamento que contenha o maior número de estímulos para os sintomas que ele apresenta.
Sendo assim, procura-se, com um único medicamento, abranger a totalidade dos sintomas do indivíduo.
Homeopatia
Parágrafo 26 (Organon da Arte de Curar – Samuel Hahnemann)
“… Uma Afecção dinâmica mais fraca é extinta de modo permanente no organismo vivo por outra mais forte, quando esta última ( embora de espécie diferente) seja muito semelhante à primeira em suas manifestações (*).
(*) Assim se curam tanto as afecções físicas como os males morais. Como é que nas primeiras horas da madrugada o brilhante Júpiter desaparece da vista do observador? Por uma potência muito semelhante, mais forte agindo no nervo óptico, o brilho do dia que se aproxima … ”
Homeopatia no Brasil
A homeopatia chegou ao Brasil em 1840 trazida pelos franceses.
 Em 1980 foi reconhecida como uma especialidade médica pela Associação Médica Brasileira (AMB) e no ano seguinte pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). 
Homeopatia no Brasil
Em 1996 o Conselho Federal de Medicina Veterinária ​também reconheceu a homeopatia como especialidade.
Para se tornar um homeopata, o profissional especialista em homeopatia, é necessária graduação em Medicina, Medicina Veterinária, Farmácia ou Odontologia.
Medicamentos Homeopáticos
São feitos a partir de substâncias extraídas da natureza (minerais, vegetais ou animais), das quais existe um conhecimento prévio da sua potencialidade curativa, mediante a experimentação no homem sadio. 
Esses medicamentos passam por técnicas de diluição e dinamização específicas, tratando as doenças pela semelhança, ou seja, o que é capaz de produzir a doença também é capaz de curá-la.​
Medicamentos Homeopáticos
O processo de diluição seguido de agitação é chamado de "dinamização", do grego dynamis, que significa "força", pois através desse processo é possível despertar na substância a capacidade de atuar sobre a força vital do organismo vivo. ​
Hahnemann, no início das suas experiências, começou diluindo os medicamentos e verificou que, quanto mais ele os diluía, mais eram minimizadas as reações indesejáveis.
Medicamentos Homeopáticos
Também percebeu que diluindo sucessivamente as substâncias e agitando-as várias vezes, conseguia sempre melhores resultados, chegando assim às doses mínimas. 
Desta forma, a toxicidade das substâncias é atenuada e o seu potencial curativo, aumentado.
Evolução da Homeopatia
Podem ocorrer pioras iniciais passageiras dos sintomas, retorno de sintomas antigos, episódios febris benignos, eliminação ou exoneração, através da pele, das secreções ou por vias naturais, etc. 
Essas reações são benéficas e breves, indicando que o organismo está reagindo ao desequilíbrio.
Para que serve a homeopatia?
A eficácia da homeopatia é controversa. 
Alguns estudos alegam resultados positivos, mas outros indicam sistematicamente que a homeopatia não é mais efetiva que o placebo. 
Segundo a homeopatia, o indivíduo carrega um desequilíbrio que pode se manifestar como doenças ao longo da vida. 
Para que serve a homeopatia?
A função da homeopatia é restaurar o organismo aos estágios de equilíbrio que precedem a vida, no caminho da cura. 
A homeopatia procura, estimular as defesas orgânicas, ativando o sistema imunológico e restaurar o equilíbrio energético do paciente, empregando para isso mais de dois mil remédios diferentes, geralmente extraídos de vegetais, animais e minerais. 
Nesse sentido, a homeopatia é tanto um tratamento curativo, quanto preventivo.
Tratamentos Homeopáticos
São indicados para problemas gastrointestinais, ginecológicos, dermatológicos, respiratórios, falta ou excesso das manifestações de resistência a infecções e em doenças alérgicas. 
É empregada também no tratamento de problemas emocionais como a ansiedade e a depressão. 
Pacientes que sofrem de distúrbios graves como diabetes mellitus ou câncer, por exemplo, não devem substituir a terapia convencional por remédios homeopáticos.
Características do tratamento homeopático?
Geralmente o médico homeopata é mais holística, mais minucioso e mais demorado que na medicina alopática oficial. 
É importante observar detalhes da vida e dos sintomas dos pacientes e pelas circunstâncias que o cercam, como posições, movimentos, temperatura, clima ou estação do ano, condições atmosféricas e do tempo, comidas e bebidas, transpiração, eliminações, evacuações, etc. 
É nesse conjunto de fatores que determinará a escolha do medicamento que administrará ao paciente. 
Complicações possíveis da homeopatia?
A homeopatia pode causar danos ao organismo quando mal empregada, devendo-se evitar a automedicação. 
CONCEITOS
Vitalismo 
Doutrina formulada por cientistas europeus, esp. entre meados do sXVIII e meados do sXIX, que defendia a ideia de que os fenômenos relativos aos seres vivos (evolução, reprodução e desenvolvimento) seriam controlados por um impulso vital de natureza imaterial, diferente das forças físicas ou interações fisioquímicas conhecidas.
É a filosofia que sustenta a homeopatia. 
Define-se como a Condição que rege e harmoniza o ser vivo, fenômeno imaterial que inexiste na substância morta e que caracteriza a vida. 
Que diferencia os vivos dos mortos.
Experimentação no Ser Humano São 
Constitui-se na viga mestra da ciência homeopática. 
A experimentação das drogas no ser humano
são (não em pessoas hospitalizadas ou enfermas).
Determina quais respostas diferentes organismos dão ao estímulo de uma mesma droga, caracterizando esses organismos conforme seus diferentes “terrenos” e desvendando que ações apresentam as drogas agindo sobre organismos em condições experimentais controladas. 
Experimentação no Ser Humano São
Segundo Hahnemann, essas experimentações devem ser feitas em seres humanos e não em outros animais (cobaias), porque o ser humano se diferencia completamente dos demais animais, principalmente pela sua complexa condição mental. 
Assim como não devem ser feitas in vitro (em tubos de ensaio ou em placas de payer), nos laboratórios, pois o organismo humano e suas reações em nada se assemelha a esses recipientes.
Experimentação no Ser Humano São
John Stuart Mill (Filósofo e Economista inglês, um dos pensadores liberais mais influentes do séc. XIX) havia afirmado: “Para tratar os animais, experiências nesses animais. Para tratar do ser humano, experiências em seres humanos.”
Dra. Nise da Silveira (Psiquiatra brasileira e discípula de Jung), durante toda a sua prática médica e até o último ano de sua vida (1999), lutou para acabar com as experimentações nos animais.
Experimentação no Ser Humano São
Organon da Arte de Curar (Samuel Hahnemann), parágrafos 20 e 21. Escritos Menores (Obras completas de Samuel Hahnemann) – R. E. Dudgeon – Capítulos: Ensaio sobre um novo princípio para se determinar os poderes curativos das drogas; A Medicina da Experiência; Espírito da Doutrina Médica Homeopática.
Individualização
Este completa a cadeia lógica de procedimentos necessários à aplicação da Lei dos Semelhantes: Conhecida a droga precisamos conhecer o indivíduo, para sabermos que drogas aplicar em quais indivíduos.
À técnica de reconhecimento do conjunto de sintomas característicos de um paciente num determinado medicamento e à técnica de uso desse medicamento chamamos de “Tomada do Caso”.
Dinamização 
É o chamado princípio do infinitesimal ou das pequenas doses. 
Pode ser tomado como um corolário do Vitalismo: Para atingirmos, tratarmos a força vital, dinâmica, imaterial, fazemos uso do poder medicamentoso, também imaterial, dinâmico das drogas. 
Esse poder imaterial curativo dos medicamentos já antes havia sido intuído por Paracelsus e está de acordo com a física newtoniana, a filosofia de Leibnitz e a física quântica de hoje.
Dinamização
É a resultante do processo de diluições seguidas de sucussões e/ou triturações sucessivas do insumo ativo em insumo inerte adequado.
O Ser Humano Total
Hahnemann mantém na Homeopatia o princípio médico e filosófico da visão global do ser humano, princípio hipocrático que se havia perdido no decorrer da história médica ocidental e que é o princípio fundamental médico e filosófico da cultura oriental, o Princípio Único.
Visão do ser humano como um todo, indivisível, interação e não soma das partes. 
Uma patologia é o reflexo de um todo e nele contida, nunca produto da alteração de uma parte isolada desse organismo.
Medicamento Único
Necessário ao atendimento a cada momento do indivíduo de sua unidade indivisível. 
Também é uma consequência lógica da técnica de experimentação dos medicamentos, pois, experimentamos uma droga de cada vez, isoladamente, constituindo-se cada uma delas em um todo correspondente ao todo indivisível do organismo para um dado momento. 
Para cada momento do paciente um só medicamento.
Miasmas 
Concepção hahnemanniana da doença quanto à causa, ao contágio e à terapêutica e que abrange tanto a doença crônica quanto a aguda.
Hahnemann, já nas duas últimas décadas de sua vida, faz um completo estudo das doenças em geral, com uma proposição nosológica, completado por uma proposição de causas e por uma terapêutica específica consequente. 
Não se pode fazer Homeopatia hahnemanniana sem atender às especificidades desses estudos.
Diluição
É a redução da concentração do insumo ativo pela adição de insumo inerte adequado.
Droga
Matéria prima de origem mineral, vegetal, animal ou biológica, utilizada para preparação do medicamento homeopático.
Escala
É a proporção entre o insumo ativo e o insumo inerte empregada na preparação das diferentes dinamizações. 
As formas farmacêuticas derivadas são preparadas segundo as escalas Centesimal, Decimal e Cinquenta milesimal: 
Escala Centesimal: preparada na proporção de 1/100 (insumo ativo/insumo inerte); 
Escala Decimal: preparada na proporção de 1/10 (insumo ativo/insumo inerte); 
Escala Cinquenta Milesimal: preparada na proporção de 1/50.000 (insumo ativo/insumo inerte).
Fármaco
Insumo ativo com finalidade terapêutica que, em contato ou introduzida em um sistema biológico, modifica uma ou mais de suas funções. 
Formas farmacêuticas derivadas
São preparações oriundas do insumo ativo obtidas por diluições em insumo inerte adequado seguidas de sucussões e/ou triturações sucessivas, conforme a farmacotécnica homeopática.
Insumo ativo
É o ponto de partida para a preparação do medicamento homeopático, que se constitui em droga, fármaco, tintura-mãe ou forma farmacêutica derivada.
 
Insumo inerte
Substância utilizada como veículo ou excipiente para a preparação dos medicamentos homeopáticos.
Matriz
Insumo ativo de estoque para a preparação de medicamentos homeopáticos ou formas farmacêuticas derivadas. 
Medicamento homeopático
É toda forma farmacêutica de dispensação ministrada segundo o princípio da semelhança e/ou da identidade, com finalidade curativa e/ou preventiva. 
É obtido pela técnica de dinamização e utilizado para uso interno ou externo.
Medicamento homeopático de componente único
É preparado a partir de um só insumo ativo. 
Medicamento homeopático composto
É preparado a partir de dois ou mais insumos ativos. 
Potência
É a indicação quantitativa do número de dinamizações necessárias para a obtenção do medicamento homeopático.
Sucussão
Processo manual que consiste no movimento vigoroso e ritmado do antebraço, contra anteparo semi-rígido, do insumo ativo, dissolvido em insumo inerte adequado. 
Pode ser também realizado de forma automatizada, desde que simule o processo manual. 
Tintura-mãe
É preparação líquida resultante da ação de líquido extrator adequado sobre uma determinada droga de origem animal ou vegetal.
Trituração
Consiste na redução do insumo ativo a partículas menores por meio de processo automatizado ou manual, utilizando lactose como insumo inerte, visando dinamizar o mesmo.
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais