Buscar

Atitude e Decúbito Preferido no Leito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atitude e Decúbito Preferido no Leito
Atitude é a posição adotada pelo doente, seja do ponto de vista estático (deitado, sentado ou de pé), ou dinâmico (em marcha). É definida como a posição adotada pelo paciente, por comodidade, hábito ou com o objetivo de conseguir alivio para algum padecimento. Dentre as inúmeras classificações, a mais objetiva divide as tais em atípica (fisiológica, normal), voluntárias e involuntárias.
Atitude Ortopnéica (Ortopnéia)
Paciente adota tal posição para aliviar a falta de ar decorrente de alguma doença ou disfunção que afete as trocas gasosas respiratórias ou dificulte os movimentos respiratórios. É característica na insuficiência cardíaca, asma brônquica, enfisema pulmonar, atelectasia pulmonar, AVP (acidente vascular pulmonar) e ascites volumosas. Em pacientes graves modifica-se a disposição dessa posição, permanecendo o paciente deitado com as pernas estendida no leito porém recostado com a ajuda de dois ou mais travesseiros, na tentativa de manter o tórax o mais elevado possível.
 
Atitude Genupeitoral
O doente fica de joelhos com o tronco fletido sobre as coxas, enquanto a face anterior do tórax (peito) põe-se em contato com o solo ou colchão. Esta posição diminui a dificuldade do enchimento do coração nos casos de derrame pericárdico. E vista em alguns casos de abdome agudo.
Atitude de Cócoras
Mais comumente vista em crianças e tem como causa mais frequente as cardiopatias congênitas cianóticas .
Atitudes antálgicas
O mais comum é a colocação da mão ou mãos no local em que dói, como acontece nas cefaléias (mão na fronte), na angina pectoris (mão sobre o coração), nas cólicas biliares (mãos sobre o hipocôndrio direito).
Atitudes Contratuais
Para uma análise mais fiel, necessitam de duas manobras pelo menos: 1° Palpar as massas musculares para pesquisar contraturas reais e 2° Tentar mudar o paciente de posição, o que provoca dor e eventualmente crises convulsivas. São chamadas de atitudes involuntárias, e dividem-se em:
Opistótono – O corpo se assemelha a um arco, apoiando-se na cabeça e nos calcanhares, decorrente de contratura da musculatura lombar, sendo observada nos casos de tétano e meningite.
Emprostótono – Mais rara que o opistótono, sendo o encurvamento de concavidade dirigida para cima, decorrente de contratura da musculatura abdominal, sendo observada no tétano, raiva e meningite.
Pleutostótono – Igualmente de observação rara. O corpo achasse encurvado lateralmente, sendo observada no tétano, raiva e meningite.
Posição em gatilho – Caracteriza-se pela hiperextensão da cabeça, flexão das pernas sobre as coxas e encurvamento do tronco com concavidade para diante. Observado na irritação meníngea.

Outros materiais