Buscar

Av. I Metodologia do Ensino da Atividade Rítmica e Dança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 - Ed Física - Lic - Metodologia do Ensino da Atividade Rítmica e Dança
 1.d 2.e 3.a 4.e 5.b
O professor Mateus estava trabalhando ritmo com sua turma e após identificar algumas dificuldades das crianças na realização de sua prática, deu uma pausa nas experimentações e explicou verbalmente o que e como deveriam fazer, dando comandos para indicação corretiva. Esse método de treinamento do ritmo utilizado pelo professor trata-se do:
Alternativas:
a) método de influência demonstrativa visual.
b) método de influência demonstrativa auditiva.
c) método de influência demonstrativa motora.
d) método de influência verbal.
e) método de influência demonstrativa cenestésica.
Para treinar o ritmo consideramos os métodos de: influência verbal e influência demonstrativa. É considerado método de influência demonstrativa cenestésica quando:
Alternativas:
a) O professor após a identificação das dificuldades das crianças utiliza-se de explicações verbais, de conversas, de comandos para indicação corretiva, análise verbal e avaliação.
b) O professor apresenta a ação motora e a criança imitará, ou ainda, mostrará o material didático por meio de vídeos, cartazes ou desenhos para que as crianças possam solucionar a tarefa motora.
c) O professor utiliza-se de pontos visuais de referências para executar corretamente o movimento no espaço.
d) O professor se utiliza da correspondência sonora para o aluno assimilar o ritmo das ações motoras.
e) O professor guia seu aluno, conduzindo-o durante a realização de seu movimento, visando a percepção e organização da criança por meio das sensações vindas do aparelho motor.
A palavra ritmo é derivada do termo grego Rhytmos e significa tudo aquilo que se move, que flui e que se movimenta no universo. Em relação ao ritmo analise as afirmativas abaixo e considere V para verdadeiras e F para falsa:
(  ) Ao trabalhar o ritmo, um dos seus objetivos é favorecer a descoberta do próprio corpo e as suas possibilidades de movimento.
(  ) O trabalho com o ritmo nas aulas de educação física contribui para o desenvolvimento da criatividade.
(  ) São funções do trabalho de desenvolvimento do ritmo: estabelecer a qualidade do movimento e aperfeiçoar a coordenação motora.
(  ) De acordo com sua estruturação, o ritmo mecânico é bastante variável, e um exemplo seria: a marcha do quartel em que devem ser obedecidos 120 passos por minuto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Alternativas:
a)V, V, V, F.
b)F, V, V, F.
c)V, F, F, V.
d)F, V, V, V.
e)V, V, F, F.
Rudolf Laban contribuiu para o desenvolvimento da dança moderna e criou o método derivado do seu nome "Labanotação", no qual se usam registros gráficos que reapresentam os movimentos do corpo humano. É correto ainda afirmar que foi Laban quem:
Alternativas:
a) definiu que o princípio básico do ritmo é estabelecido entre o binômio: do trabalho/repouso, da agressividade/trégua e da vigília/sono.
b) formulou a teoria por meio da sistematização dos gestos e expressão corporal, subdividindo os gestos em: concêntricos, excêntricos e normais e, as expressões em zonas: cabeça, tronco e membros.
c) criou a "rítmica", um método de educação global baseando-se no ritmo musical, vivido de forma corpórea e sensorial pelo indivíduo.
d) acreditava que deveria ser criada uma linguagem musical que atendesse as necessidades infantis antes de se aprender a teoria da música.
e) considerou que o movimento da dança é a passagem de uma posição para a outra, sendo resultantes de impulsos provenientes do centro do corpo, considerando a velocidade, limitação ou amplitude, leveza ou força e fluência.
Segundo a estruturação do ritmo é correto afirmar que o ________________ caracteriza-se como a maneira de realizar movimentos em conjunto com duas ou mais pessoas em sincronismo e o ______________________ considera que cada pessoa tem características próprias como: seu próprio estilo, seu ritmo de aprendizagem, de crescimento, de amadurecimento e seu próprio ritmo biológico
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente a lacunas:
Alternativas:
a) Ritmo espontâneo; ritmo refletido.
b) Ritmo grupal; ritmo individual.
c) Ritmo mecânico; ritmo individual.
d) Ritmo grupal; ritmo disciplinado.
e) Ritmo disciplinado; ritmo natural.

Outros materiais