Buscar

SAÚDE DO IDOSO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Saúde, Sociedade e Bioética
Profª Enfermeira Renita
Maíra Plamer
Rosane Berthold
Rosecler Silva
Canoas, 2016
*
*
*
*
O ENVELHECIMENTO
		O aumento da longevidade é uma das maiores conquistas da humanidade. As pessoas vivem mais em razão de melhorias na nutrição, nas condições sanitárias, nos avanços da medicina, nos cuidados com a saúde, no ensino e no bem-estar econômico. Mas, a população em envelhecimento também apresenta desafios sociais, econômicos e culturais para indivíduos, famílias, sociedades e para a comunidade global.
*
*
		A Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa - é responsável pela implementação da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa que tem como principais diretrizes: envelhecimento ativo e saudável, atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa, estimulo às ações intersetoriais, além do fortalecimento do controle social, garantia de orçamento, incentivo a estudos e pesquisas dentre outras.
*
*
	O Brasil envelhece de forma rápida e intensa.  Segundo o IBGE, hoje a população idosa brasileira é composta por 23 milhões de pessoas, totalizando 11,8% da população total do país. A expectativa de vida, para ambos os sexos, aumentou para 74 anos, sendo 77,7 anos para a mulher e 70,6 para o homem.
*
*
	Esse crescimento representa uma importante conquista social e resulta da melhoria das condições de vida, com ampliação do acesso a serviços médicos preventivos e curativos, avanço da tecnologia médica, ampliação da cobertura de saneamento básico, aumento da escolaridade e da renda, entre outros determinantes. 
*
*
POLÍTICA NACIONAL DA SAÚDE DO IDOSO
	A Política Nacional do Idoso, promulgada em 1994 e regulamentada em 1996, assegura direitos sociais à pessoa idosa, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade e reafirmando o direito à saúde nos diversos níveis de atendimento do SUS (Lei nº 8.842/94 e Decreto nº 1.948/96). 
*
*
	Em 2003, o Congresso Nacional aprova e o Presidente da República sanciona o Estatuto do Idoso, elaborado com intensa participação de entidades de defesa dos interesses dos idosos. O Estatuto do Idoso amplia a resposta do Estado e da sociedade às necessidades da população idosa, mas não traz consigo meios para financiar as ações propostas. O Capítulo IV do Estatuto reza especificamente sobre o papel do SUS na garantia da atenção à saúde da pessoa idosa de forma integral, em todos os níveis de atenção. 
*
*
	A finalidade da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa é recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. É alvo dessa política todo cidadão e cidadã brasileiros com 60 anos ou mais de idade. 
*
*
DIRETRIZES
 promoção do envelhecimento ativo e saudável;
 atenção integral, integrada à saúde da pessoa idosa; 
 estímulo às ações intersetoriais, visando à integralidade da atenção; 
 provimento de recursos capazes de assegurar qualidade da atenção à saúde da pessoa idosa; 
 estímulo à participação e fortalecimento do controle social; 
 formação e educação permanente dos profissionais de saúde do SUS na área de saúde da pessoa idosa; 
 divulgação e informação sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa para profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS; 
 promoção de cooperação nacional e internacional das experiências na atenção à saúde da pessoa idosa; 
 apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas. 
*
*
	A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, também é um instrumento valioso que auxiliará na identificação das pessoas idosas frágeis ou em risco de fragilização. Para os profissionais de saúde, possibilita o planejamento, organização das ações e um melhor acompanhamento do estado de saúde dessa população. Para as pessoas idosas é um instrumento de cidadania, onde terá em mãos informações relevantes para o melhor acompanhamento de sua saúde. A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e o Caderno de Atenção Básica Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa representam dois importantes instrumentos de fortalecimento da atenção básica.
*
*
*
*
	A função das Equipes Saúde da Família é auxiliar os membros familiares a renegociarem seus papéis e funções de maneira a constituírem um Sistema Familiar mais harmônico e funcional. Lembrando que como um sistema, ele sempre tenderá a um novo equilíbrio.
*
*
*
*
*
*
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 Brasil. Ministerio da Saúde. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasilia: Ministério da saúde, 2006. (Caderno de atenção basica, n.19) (Serie A. Normas e manuais tecnicos)
*
*
OBRIGADO!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais