Buscar

av1 de neurofisiologia

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0237_AV1_201101419156 » NEUROFISIOLOGIA
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201101419156 - GRICELI TEIXEIRA ALMEIDA
	Professor:
	JOELMA FONSECA DE OLIVEIRA FERNANDES
	Turma: 9004/D
	Nota da Prova: 1,5 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 04/10/2012
	
	 1a Questão (Cód.: 35467)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma sinapse química interneuronal compreende:
		
	
	canais iônicos justapostos;
	
	junção neuroefetuadora somática;
	
	acoplamento celular;
	 
	sinapses axoaxônicas;
	
	junção neuroefetuadora visceral;
	
	
	 2a Questão (Cód.: 35469)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Tanto no sistema nervoso central quanto no sistema nervoso periférico, os neurônios relacionam-se com as neuróglias sendo estas, as células mais freqüentes do sistema nervoso. As neuróglias do sistema nervoso periférico correspondem a:
		
	
	oligodendrócitos;
	
	microgliócitos;
	 
	células de Schwann;
	
	células ependimárias;
	
	astrócitos;
	
	
	 3a Questão (Cód.: 35473)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Um paciente com lesão na parte posterior da medula espinhal, nível T12, com déficit na propriocepção e esteriognosia. Pergunta-se: Qual a via lesada?
		
	
	Tracto espino talâmico anterior;
	 
	Tracto córtico espinhal lateral;
	
	Fascículo cuneiforme;
	 
	Fascículo grácil;
	
	Tracto espino talâmico lateral;
	
	
	 4a Questão (Cód.: 35475)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os sinais neurais são transmitidos por potenciais de ação, que são variações rápidas do potencial de membrana. Cada potencial de ação começa por variação abrupta do potencial de membrana normal em repouso, que é negativo, para um potencial de membrana positivo, terminando por retorno, quase igualmente rápido, ao potencial negativo. A partir das informações acima, avalie as informações a seguir. I - O repouso corresponde ao potencial de membrana antes do começo do potencial de ação. Nesta fase a membrana é dita 'polarizada' devido ao grande potencial negativo de membrana presente. II - Durante a despolarização a membrana fica muito permeável aos íons sódio, permitindo o influxo de grande número de íons sódio para o interior do axônio. O estado normal 'polarizado' é perdido, com o potencial variando rapidamente em direção a positividade. III - Na repolarização, após a membrana ter ficado muito permeável aos íons sódio, os canais de sódio começam a se fechar, enquanto os canais de potássio se abrem mais do que o normal, assim, a rápida difusão de íons potássio para o exterior restabelece o potencial normal negativo da membrana em repouso. IV - Durante o trecho inicial do potencial de ação, é muito menor o influxo de íons sódio para o interior da fibra que o efluxo de íons potássio para o exterior. Essa é a causa do potencial de membrana ficar positivo. V - A concentração de íons cálcio, durante o potencial de ação, tem intenso efeito sobre o valor da voltagem em que os canais de sódio são ativados. A falta de íons cálcio aumenta a permeabilidade dos canais de sódio, nestas condições, a fibra nervosa fica extremamente excitável podendo causar tetania muscular. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II, III, IV e V.
	
	I, III, IV e V.
	 
	I, II, III e V.
	
	I, II, IV e V.
	 
	I, II, III e IV.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 35466)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma sinapse química neuroefetuadora somática compreende:
		
	
	canais iônicos justapostos;
	 
	junção neuromuscular;
	
	acoplamento celular;
	 
	sinapses axoaxônicas;
	
	sinapses axodendríticas;
	
	
	 6a Questão (Cód.: 35471)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Estes receptores constituem o grupo mais diversificado, encontrando receptores de audição e de equilíbrio do ouvido interno, os receptores do seio carotídeo, sensíveis às mudanças na pressão arterial (barorreceptores), os fusos neuromusculares e órgãos neurotendinosos, sensíveis ao estiramento de músculos e tendões, assim como os vários receptores cutâneos responsáveis pela sensibilidade de tato, pressão e vibração. O texto faz referência aos:
		
	
	nociceptores;
	
	fotorreceptores;
	
	osmorreceptores;
	
	termorreceptores;
	 
	mecanorreceptores;
	
	
	 7a Questão (Cód.: 35472)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os sinais neurais são transmitidos por potenciais de ação, que são variações rápidas do potencial de membrana. Cada potencial de ação começa por variação abrupta do potencial de membrana normal em repouso. Em relação ao texto acima assinale a alternativa correta.
		
	
	Durante a fase de despolarização não há movimentos de íons através da membrana celular nervosa.
	
	Há um excesso de cargas negativas fora e um excesso de cargas positivas dentro da membrana de uma célula nervosa em repouso.
	 
	Durante a fase de polarização há movimentos de íons através da membrana celular nervosa.
	
	Há um excesso de cargas positivas fora e um excesso de cargas negativas dentro da membrana de uma célula nervosa despolarizada.
	 
	Há um excesso de cargas positivas fora e um excesso de cargas negativas dentro da membrana de uma célula nervosa em repouso.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 37026)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os neurônios entram em contato com outros neurônios ou também com células não neuronais, (células efetuadoras, musculares e secretoras) passando-lhes informações. Os locais de tais contatos são denominados sinapses, mais precisamente, sinapses interneuronais, quando o contato é feito entre neurônios, e sinapses neuroefetuadoras quando o contato é feito entre terminações axônicas e células não neuronais, efetuadoras. A partir das informações acima, avalie as informações a seguir. I ¿ A grande maioria das sinapses interneuronais e todas as sinapses neuroefetuadoras são sinapses químicas; II ¿ Nas sinapses químicas a comunicação entre os elementos em contato depende de canais iônicos justapostos com acoplamento das duas células; III ¿ Nas sinapses químicas a comunicação entre os elementos em contato depende da liberação do neurotransmissor; IV ¿ As sinapses químicas caracterizam-se por serem polarizadas; V ¿ Nas sinapses químicas apenas um dos dois elementos em contato, o chamado elemento pré-sináptico, possui o neurotransmissor; É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II, III, IV e V.
	
	I, II, III e V.
	
	I, II, IV e V.
	 
	I, II, III e IV.
	 
	I, III, IV e V.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 37018)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	JAF, ao consultar o médico, descobriu um tumor na parte posterior da medula espinhal em nível C7, o qual resultou em lesão desta região com aparente perda de função. Considerando que nesta região medular encontramos os fascículos grácil e cuneiforme, quais os possíveis déficits JAF poderá apresentar? Assinale a alternativa correta.
		
	 
	Déficits na sensibilidade térmica e dolorosa;
	
	Déficits na sensibilidade dolorosa e tetraplegia;
	
	Déficits na propriocepção consciente e tetraplegia;
	 
	Déficits na propriocepção consciente e estereognosia;
	
	Déficits na propriocepção inconsciente e paraplegia;
	
	
	 10a Questão (Cód.: 37027)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A perfeita função das sinapses exige que o neurotransmissor seja rapidamente removido da fenda sináptica. Do contrário, ocorreria excitação ou inibição do elemento pós-sináptico por tempo prolongado. A partir das informações acima, avalie as informações a seguir. I ¿ A remoção do neurotransmissor pode ser feita por ação enzimática. II ¿ A acetilcolina pode ser hidrolisada pela enzima acetilcolinesterase em acetato e colina. III ¿ A colina é imediatamente captada pela terminação nervosa colinérgica, mas, não serve como substrato para síntese de nova acetilcolina pela própria terminação. IV ¿ O principal mecanismo de inativaçãodas monoaminas e dos aminoácidos é a recaptação do neurotransmissor pela membrana plasmática do elemento pré-sináptico, através de mecanismo ativo e eficiente (bomba de captação). V ¿ As proteases são responsáveis pela remoção dos peptídeos que funcionam como neurotransmissores ou neuromoduladores. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II, III, IV e V.
	 
	I, II, IV e V.
	
	I, III, IV e V.
	 
	I, II, III e IV.
	
	I, II, III e V.

Continue navegando