Buscar

TEORIA DA HISTÓRIA simulado 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
Assinale, entre as opções abaixo, aquela que apresenta, corretamente, o nome de um dos autores mais importante pelo delineamento da abordagem da história quantitativa.	
	Pierre Chaunu.
	Fernand Braudel.
	Marc Bloch.
 Certo	Ernest Labrousse.
	Lucien Febvre.
2.
Assinale entre as alternativas abaixo aquela que apresenta uma abordagem de pesquisa que entre a década de 1930 e 1970 teve importância nos estudos em história econômica.	
	história das ideias.
	história intelectual.
 Certo	história serial.
	história política.
	história cultural.
3.
A Economia, Dimensão examinada em primeiro plano pelos historiadores econômicos, refere-se a vários aspectos que interagem reciprocamente. De modo mais geral são eles:	
	Moedas, Balanças Comerciais, Desenvolvimento, Crise e Inflação.
	Sociais, Militares, Econômicos e Culturais.
	Seriais e Quantitativos.
 Certo	Produção, Distribuição, Circulação e Consumo.
	Financeiros, Políticos e Comerciais.
4.
Assinale, entre as opções abaixo, aquela que melhor apresenta um exemplo de objeto de pesquisa formulado de acordo com a abordagem da história serial.	
	A análise dos valores culturais constitutivos do discurso monarquista brasileiro do século XIX.
	O estudo dos valores cultural que levaram os militares do Exército à intervenção militar de novembro de 1889.
	O estudo da cultura política republicana em Atenas no século V a.c.
	A análise presença dos valores renascentistas nas artes plásticas italianas do século XIX.
 Certo	O exame da situação de endividamento da aristocracia francesa do século XVIII através do estudo de testamentos.
5.
O caráter teleológico consiste em considerar o final da história como algo previamente conhecido. Como Karl Marx postulava o Comunismo e, segundo o pensador, este só seria alcançado através da tomada do poder pelo proletariado e após passar por etapas necessárias, fica aparente para Marx que o final da história se dá em uma sociedade comunista.
No estudo da História da sociedade o Marxismo privilegiava a visão:
 
	Industrial
	Cotidiana
	Cultural
	Política
 Certo	Econômica
6.
De acordo com João Fragoso a História Econômica há tempo deixou de estar limitada aos dados quantitativos e às tabelas. Dentro desta perspectiva, podemos afirmar que hoje o historiador que pretende desenvolver uma pesquisa neste campo necessariamente deve:	
	Desenvolver uma análise estruturalista incorporando os dados mais recentes dos estudos desenvolvidos no campo da história da economia.
 Certo	Estar atento para hábitos, costumes e identidades presentes em uma mesma cultura e que podem influenciar na forma de produção, circulação e consumo de bens.
	Distinguir as diferentes formas de analises qualitativas e dialogar com os estudos desenvolvidos no campo da economia.
	Investigar os conflitos entre classes e identificar a sucessão de modos de produção a partir da relação dialética entre meios e relações de produção.
	Dialogar com a historiografia positivista do século XIX e incorporar os dados das análises econômicas recentes.
7.
Com relação a História econômica, as alternativas abaixo estão corretas, exceto:	
	A História Econômica se separa da Ciência Histórica, migrando para os institutos de economia. Contudo, essa transmigração foi imperfeita. Falta aos economistas a capacidade de interpretação cara aos historiadores, que articulam as demais dimensões do todo social/cultura
	O primeiro fator apresentado ao seu declínio, de modo geral, diz respeito ao predomínio do discurso estatístico-matemático na área, afastando os historiadores que não dominavam as técnicas de informática e das ciências exatas, levando-os a uma nova categoria de ¿historiadores sociais¿
	É preciso ressaltar que essa tendência não se manifestou na mesma temporalidade no Brasil. As décadas de 40,50,60 e 70 assistiram a uma farta produção historiográfica que se esforçou em explicar o Brasil mediante suas estruturas e como elas se articulavam com a organização do poder e a cultura
	Frente a polifonia temática que caracteriza a Nova História, caberia o questionamento acerca do lugar de uma teoria totalizante de análise, como a história econômica, frente às novas tendências como a micro-história.
 Certo	A história econômica no início do século XIX se caracteriza pelo abandono do macro (ou estrutura) em favor do micro. Influências da visão antropológica e da Escola dos Annales.
8.
Assinale, entre as opções abaixo, aquela que apresenta, corretamente, o nome de um dos principais autores envolvidos com o delineamento da abordagem da história serial.	
	Lucien Febvre.
	Jacques Le Goff.
	Marc Bloch.
 Certo	Ernst Labrousse.
	Fernand Braudel.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando