Buscar

as NR'S

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NORMAS REGULAMENTADORAS
Profª. drª. Rejane Ramos Dantas
1
NR 01-DISPOSIÇÕES GERAIS
		Estabelece o campo de aplicação de todas as Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho Urbano, bem como os direitos e obrigações do Governo, dos empregadores e dos trabalhadores no tocante a este tema específico. 
1.1 - As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos poderes legislativo e judiciário que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. 
2
NR 02 -INSPEÇÃO PRÉVIA
		Estabelece as situações em que as empresas deverão solicitar ao MTE a realização de inspeção prévia em seus estabelecimentos, bem como a forma de sua realização. 
2.1 - Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao Órgão Regional do MTE. 
 2.2 - O Órgão Regional do MTE, após realizar a inspeção prévia, emitirá o Certificado de Aprovação de Instalações - CAI.
NR 03 - EMBARGO E INTERDIÇÃO
		Estabelece as situações em que as empresas se sujeitam a sofrer paralisação de seus serviços, máquinas ou equipamentos, bem como os procedimentos a serem observados, pela fiscalização trabalhista, na adoção de tais medidas punitivas no tocante à Segurança e a Medicina do Trabalho. 
NR 04 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO - SESMT
	Estabelece a obrigatoriedade das empresas públicas e privadas, que possuam empregados regidos pela CLT, de organizarem e manterem em funcionamento, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.
	Promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador. 
Essa é a finalidade!
NR 04 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO - SESMT
NR 05 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA
	Estabelece a obrigatoriedade das empresas públicas e privadas organizarem e manterem em funcionamento, por estabelecimento, uma comissão constituída exclusivamente por empregados com o objetivo de prevenir infortúnios laborais, através da apresentação de sugestões e recomendações ao empregador para que melhore as condições de trabalho, eliminando as possíveis causas de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.
Sua voz e sua vez na segurança 
Sugerindo, recomendando e olhando sempre a melhoria das condições de trabalho. 
NR 05 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA
NR 06 - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO
INDIVIDUAL - EPI
	O Decreto-Lei n.º 384/93, de 1 de Outubro, no seu artigo 3.º define o EPI como:
	Todo o equipamento, bem como qualquer complemento ou acessório, destinado a ser utilizado pelo trabalhador para se proteger dos riscos, para a sua segurança e para a sua saúde.
 
9
Proteção Respiratória: Máscaras
	O uso correto do EPI traz segurança para você e sua saúde.
O uso correto do EPI traz segurança para você e sua saúde
Ele protege:
a cabeça;
os membros superiores e inferiores;
o tronco;
contra quedas de diferença de nível;
o corpo inteiro;
a audição;
as vias respiratórias. 
NR 07- PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO
		
 Estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.
 7.4.1 – O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos: 
 a. admissional; 
 b. periódico; 
 c. de retorno ao trabalho; 
 d. de mudança de função; 
 e. demissional. 
NR 08-EDIFICAÇÕES
		Dispõe sobre os requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalham. 
NR 09-PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS -PPRA
		Estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, visando à preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. 
O que diz a Norma?
9.3 - Do desenvolvimento do PPRA 
9.3.1 - O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá incluir as seguintes etapas: 
a) antecipação e reconhecimentos dos riscos; 
b) estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle; 
c) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores; 
d) implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia; 
e) monitoramento da exposição aos riscos; 
f) registro e divulgação dos dados. 
NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
		Estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
Não leve mais choque elétrico!!!
O que diz a Norma?
10.2 - Medidas de controle
10.2.1 Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho.
10.2.8 - MEDIDAS DE PROTEÇÃO COLETIVA
10.2.8.2 As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica conforme estabelece esta NR e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança.
Outras medidas de proteção coletiva, tais como: 
isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático.
NR 11-TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, 
ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS 
		Estabelece os requisitos de segurança a serem observados nos locais de trabalho, no que se refere ao transporte, à movimentação, à armazenagem e ao manuseio de materiais, tanto de forma mecânica quanto manual, objetivando a prevenção de infortúnios laborais. 
11.1. Normas de Segurança para operação de Elevadores, Guindastes, Transportadores Industriais e Máquinas Transportadoras 
 Tudo tem seu limite
 de peso, até mesmo você.
Elevador de carga com indicação da capacidade máxima.
Empilhadeira utilizada no manuseio de cargas
Sistema de descarregamento de sacos com empilhadeiras. 
Armazenagem de sacos com empilhadeiras. 
NR 12-MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 
		Estabelece as medidas prevencionistas de segurança e higiene do trabalho a serem adotadas pelas empresas em relação à instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos, visando à prevenção de acidentes do trabalho. 
Tudo funcionando como você
Todo mundo quer seu espaço, as máquinas também.
Os dispositivos de segurança são para sua segurança, não da máquina.
Máquina segura, operador protegido.
NR 13 - CALDEIRAS E VASOS SOB PRESSÃO
		Estabelece todos os requisitos técnico-legais relativos à instalação, operação e manutenção de caldeiras e vasos de pressão, de modo a se prevenir a ocorrência de acidentes do trabalho. 
NR 14 - FORNOS 
		Estabelece as recomendações técnico-legais pertinentes à construção, operação e manutenção de fornos industriais nos ambientes de trabalho. 
O que diz a Norma?
14.1. - Os fornos, para qualquer utilização, devem ser construídos solidamente, revestidos com
material refratário, de forma que o calor radiante não ultrapasse os limites de tolerância estabelecidos pela Norma Regulamentadora NR - 15. 
14.2. - Os fornos devem ser instalados em locais adequados, oferecendo o máximo de segurança e conforto aos trabalhadores. 
14.2.1. - Os fornos devem ser instalados de forma a evitar acúmulo de gases nocivos e altas temperaturas em áreas vizinhas. 
NR 15-ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES 
		Descreve as atividades, operações e agentes insalubres, inclusive seus limites de tolerância, definindo, assim, as situações que, quando vivenciadas nos ambientes de trabalho pelos trabalhadores, ensejam a caracterização do exercício insalubre, e também os meios de proteger os trabalhadores de tais exposições nocivas à sua saúde. 
Atividades insalubres
	São Atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde acima dos limites de tolerância estabelecidos na lei. 
Limite de tolerância
	É a intensidade ou concentração máxima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente físico ou químico, que não causará dano à saúde da maioria dos trabalhadores expostos durante a sua vida laboral.
	Os adicionais de insalubridade são concedidos conforme o grau, num percentual sobre o Salário Mínimo:
40% (quarenta por cento)- insalubridade de grau máximo; 
20% (vinte por cento) insalubridade de grau médio; 
10% (dez por cento)insalubridade de grau mínimo.
NR 16-ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS
		Regulamenta as atividades e as operações legalmente consideradas perigosas, estipulando as recomendações prevencionistas correspondentes. 
Atividades perigosas
	
	O artigo 193 da CLT conceitua a periculosidade para inflamáveis e explosivos da seguinte forma:
	"São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com líquidos inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado".
O que diz a NORMA?
16.2. - O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salário base. 
São consideradas perigosas as operações com:
Explosivos
Líquidos Inflamáveis
Eletricidade (Decreto Lei – 93.412 de 1986)
Radiações Ionizantes
NR 17 - ERGONOMIA 
17.1 - Esta Norma Regulamentadora visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psico-fisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. 
17.1.1. - As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e a própria organização do trabalho. 
NR 18-CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO
		Estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento de organização, que objetivem a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil. 
Queda de Altura
O uso do cinto de segurança antes de uma obrigação é uma segurança para você!!!
TRABALHOS EM OBRAS CIVIS
Limpeza de área
A limpeza da área também afeta a sua segurança 
Soldagens e corte a quente
Quando for fazer algum serviço de soldagem, certifique-se se você pode realizar o serviço com segurança.
As escadas devem estar sempre limpas e com livre passagem.
Escadas, rampas e passarelas
Andaimes
TRABALHOS EM OBRAS CIVIS
Se você precisar subir para realizar algum trabalho em altura, o andaime é a forma mais correta e segura.
NR 19 - EXPLOSIVOS
		Estabelece as disposições regulamentadoras acerca do depósito, manuseio e transporte de explosivos, objetivando a proteção da saúde e integridade física dos trabalhadores em seus ambientes de trabalho. 
19.1.1. - Explosivos são substâncias capazes de rapidamente se transformarem em gases, produzindo calor intenso e pressões elevadas.
	
NR 20 - LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS
		Estabelece as disposições regulamentares acerca do armazenamento, manuseio e transporte de líquidos combustíveis e inflamáveis, objetivando a proteção da saúde e a integridade física dos trabalhadores em seus ambientes de trabalho.
Fumar já faz mal, perto de líquido combustível ou inflamável pega fogo na certa.
Por que fazer aterramento em tanques de combustível?
Tem diferença entre combustível e inflamável? 
NR 20 - LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS
20.1. Líquidos Combustíveis. 
 
20.1.1. - Para efeitos desta Norma Regulamentadora fica definido "líquido combustível" como todo aquele que possua ponto de fulgor igual ou superior a 70ºC (setenta graus centígrados) e inferior a 93,3ºC (noventa e três graus e três décimos de graus centígrados). 
20.2. Líquidos inflamáveis. 
 
20.2.1. - Para efeito desta Norma Regulamentadora, fica definido "Líquido inflamável" como todo aquele que possua ponto de fulgor inferior a 70ºC (setenta graus centígrados) e pressão de vapor que não exceda 2,8 kg/cm2 absoluta a 37,7ºC. 
NR 21 - TRABALHO À CÉU ABERTO
		Tipifica as medidas relacionadas com a prevenção de acidentes nas atividades desenvolvidas a céu aberto, tais como, em minas ao ar livre e em pedreiras. 
A exposição ao sol
O que diz a Norma?
21.1. - É obrigatória a existência de abrigos, ainda que rústicos, capazes de proteger os trabalhadores contra intempéries. 
21.2. - Serão exigidas medidas especiais que protejam os trabalhadores contra a insolação excessiva, o calor, o frio, a umidade e os ventos inconvenientes.
21.5. - Os locais de trabalho deverão ser mantidos em condições sanitárias compatíveis com o gênero de atividade. 
NR 22 - SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL NA MINERAÇÃO
		Estabelece métodos de segurança a serem observados pelas empresas que desenvolvam trabalhos subterrâneos de modo a proporcionar a seus empregados satisfatórias condições de Segurança e Medicina do Trabalho. 
22.1-Objetivo 
22.1.1- Esta Norma Regulamentadora tem por objetivo disciplinar os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento da atividade mineira com a busca permanente da segurança e saúde dos trabalhadores. 
NR 23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS
		Estabelece as medidas de proteção contra Incêndios, que devem dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da integridade física dos trabalhadores. 
O que diz a NORMA?
23.1. Disposições gerais. 
23.1.1. - Todas as empresas deverão possuir: 
a) Proteção contra incêndio; 
b) Saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio; 
c) Equipamento suficiente para combater o fogo em seu início; 
d) Pessoas aptas ao uso correto desses equipamentos. 
NR 23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS
Para cada classe de incêndio existe um tipo de extintor a ser utilizado;
Eles se dividem em: 
 a) Extintor de espuma;
 b) Extintor de água pressurizada;
 c) Extintor de gás carbônico (CO2);
 d) Extintor de pó químico seco (PQS).
Os cinco primeiros minutos, no combate a incêndios, são os mais importantes e deles pode depender todo o êxito ou fracasso da missão.
NR 24 - CONDIÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO
		Disciplina os preceitos de higiene e de conforto a serem observados nos locais de trabalho, especialmente no que se refere a: banheiros, vestiários, refeitórios, cozinhas, alojamentos e água potável, visando a higiene dos locais de trabalho e a proteção à saúde dos trabalhadores. 
O Que Fala a Lei?
24.3.1. - Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 300 (trezentos) operários é obrigatória a existência de refeitório,
não sendo permitido aos trabalhadores tomarem suas refeições em outro local do estabelecimento. 
NR 25 - RESÍDUOS INDUSTRIAIS
		Estabelece as medidas preventivas a serem observadas, pelas empresas, no destino final a ser dado aos resíduos industriais resultantes dos ambientes de trabalho de modo a proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores. 
Sobrou, ponha no lugar!
Você sabe quais são os riscos associados aos resíduos?
A boa organização do seu ambiente de trabalho é fator de segurança.
Quanto menos resíduo mais segurança.
NR 26 - SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA
	Estabelece a padronização das cores a serem utilizadas como sinalização de segurança nos ambientes de trabalho, de modo a proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores. 
O que as cores falam?
	Esta Norma Regulamentadora tem por objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases e advertindo contra riscos. 
As cores aqui adotadas serão as seguintes: vermelho, amarelo, branco, preto, azul, verde, laranja, púrpura, lilás, cinza, e marrom.
NR 27 - REGISTRO PROFISSIONAL DO
TÉC. DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO MTE
	Estabelece os requisitos a serem satisfeitos pelo profissional que desejar exercer as funções de Técnico de Segurança do Trabalho, em especial no que diz respeito ao seu registro profissional como tal, junto ao Ministério do Trabalho. 
27.1 - O exercício da profissão de Técnico de Segurança do Trabalho, depende de prévio registro no Ministério do Trabalho, efetuado pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho até que seja instalado o respectivo conselho profissional; 
 
27.2 - O registro de Técnico de Segurança do Trabalho será efetuado pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, com processo iniciado através das Delegacias Regionais do Trabalho - DRT ... 
NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES
		Estabelece os procedimentos a serem adotados pela fiscalização trabalhista de Segurança e Medicina do Trabalho, tanto no que diz respeito à concessão de prazos às empresas para a correção das irregularidades técnicas, como também, no que concerne ao procedimento de autuação por infração às Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho. 
NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES
28.3 – PENALIDADES 
 28.3.1 – As infrações aos preceitos legais e/ou regulamentadores sobre segurança e saúde do trabalhador, terão as penalidades aplicadas conforme o disposto no quadro de gradação de multas (Anexo I), obedecendo as infrações previstas no quadro de classificação das infrações (Anexo II) desta Norma. 
28.1 FISCALIZAÇÃO 
 28.1.1 – A fiscalização do cumprimento das disposições legais e/ou regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador será efetuada obedecendo ao disposto nos Decretos nº 55.841, de 15/3/65 e nº 97.995, de 26/7/89, no Título VII da CLT e no parágrafo 3º do Art. 6º da Lei nº 7.855, de 24/10/89 e nesta Norma Regulamentadora. 
NR 29 - SEGURANÇA E SAÚDE NO 
TRABALHO PORTUÁRIO
		Tem por objetivo regular a proteção obrigatória contra acidentes e doenças profissionais, facilitar os primeiro socorros a acidentados e alcançar as melhores condições possíveis de segurança e saúde aos trabalhadores portuários. 
NR 30 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO AQUAVIÁRIO
		Aplica-se aos trabalhadores de toda embarcação comercial utilizada no transporte de mercadorias ou de passageiros, na navegação marítima de longo curso, na cabotagem, na navegação interior, no serviço de reboque em alto-mar, bem como em plataformas marítimas e fluviais, quando em deslocamento, e embarcações de apoio marítimo e portuário.
NR 31 - SEG. E SAÚDE NO TRABALHO
 NA AGRICULT., PECUÁRIA, SILVICULTURA,
 EXPLORAÇÃO FLORESTAL E AQUICULTURA
		Estabelece os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura com a segurança e saúde e meio ambiente do trabalho. 
NR 32 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE
		Esta Norma define a implantação de medidas à segurança e saúde dos trabalhadores das diversas áreas dos serviços médicos. 
		O objetivo é minimizar os riscos aos quais estes profissionais estão expostos, por meio de medidas de proteção, como avaliações de risco, capacitação inicial e continuada, vacinação, monitoração individual e de área, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), entre outros procedimentos.
NR 33-SEGURANÇA EM ESPAÇOS CONFINADOS
	Esta Norma define a implantação de medidas à segurança e saúde dos trabalhadores em espaços confinados. 
		O objetivo é eliminar ou minimizar ao máximo os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos, por meio de medidas de proteção, como avaliações de risco, capacitação inicial e continuada. São considerados espaços confinados: “Qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, possui meios limitados de entrada e saída, a ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio”. 
NR 34 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA 
INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO 
E REPARAÇÃO NAVAL
Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente de trabalho nas atividades da indústria de construção e reparação naval.
34.1.2 Consideram - se atividades da indústria da construção e reparação naval todas aquelas desenvolvidas no âmbito das instalações empregadas para este fim ou nas próprias embarcações e estruturas, tais como navios, barcos, lanchas, plataformas fixas ou flutuantes, dentre outras.
NR 35- TRABALHO EM ALTURA 
Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.
35.1.2 Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda
NR 36-SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM 
EMPRESAS DE ABATE E PROCESSAMENTO DE 
CARNES E DERIVADOS
O objetivo desta Norma é estabelecer os requisitos mínimos para a avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano, de forma a garantir permanentemente a segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras - NR do Ministério do Trabalho e Emprego.
NORMAS DO TRABALHO RURAL
NRR – 1 - Disposições gerais
NRR – 2 - Serviços Especializados em Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural - SEPATR
NRR – 3 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural - CIPATR
NRR – 4 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI
NRR – 5 - Produtos químicos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais