Buscar

Avaliando 1 - Ciência Política.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703209628)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O discurso político é, por excelência, o lugar de um jogo de máscaras. Toda palavra pronunciada no campo político deve ser tomada ao mesmo tempo pelo que ela diz e não diz. Jamais deve ser entendida ao pé da letra, numa transparência ingênua, mas como resultado de uma estratégia cujo enunciador nem sempre é soberano. Patrick Charaudeau, em sua obra ¿Discurso Político¿, mostra o que escondem e o que revelam os políticos quando falam e quais os artifícios que utilizam para persuadir e seduzir os seus interlocutores. Assinale a alternativa que apresenta uma proposição CORRETA acerca do discurso político:
		
	
	As ideologias presentes em um discurso político não estão diretamente determinadas pelo contexto político-social em que vive o seu autor;
	 
	No campo do discurso político há espaço para a comunicação imagética, que é feita por meio de imagens, porquanto este tipo particular de discurso tem condições de interpelar o indivíduo por meio de sua sensibilidade;
	
	O discurso político não é uma construção linguística atrelada ao contexto social no qual o texto foi desenvolvido;
	
	Os emissores do discurso político não precisam conhecer o contexto da vida do seu receptor, para que deste modo possam interpelá-lo segundo sua própria ideologia, fazendo com que assim sua mensagem seja recebida e assimilada por ele;
	
	O discurso político não é um texto argumentativo, pois ele não tem por objetivo central convencer os ouvintes de que aquele que fala é um autêntico porta-voz dos valores de uma determinada sociedade ou comunidade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703266243)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Julgue as proposições a seguir relativas ao Conceito de Política Social e assinale a opção incorreta.
		
	 
	Os critérios para alocar recursos seguem basicamente três modalidades: tradição; mercado; política e supõe que o surgimento de uma está diretamente relacionado com o desaparecimento de outra.
	
	A política social, no mundo contemporâneo tem um núcleo, historicamente constituído, que engloba pelo menos as políticas de emprego e renda, de previdência, de saúde, de educação e de assistência social.
	
	O conceito de política social se defi ne em razão de seus componentes históricos e se refere às formas de proteções sociais desenvolvidas a partir da segunda metade do século XIX.
	
	Nas Ciências Sociais, de um modo geral, a política social é entendida como ação governamental com objetivos específicos relacionados com a proteção social.
	
	A política social está referida a um conceito mais amplo de sistema de proteção social, isto é, formas às vezes mais, às vezes menos institucionalizadas que as sociedades constituem para proteger parte ou o conjunto de seus membros. Tais sistemas decorrem de certas vicissitudes da vida natural ou social, tais como a velhice, a doença, o infortúnio ou as privações.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703153312)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No que diz respeito aos elementos constitutivos do Estado, a opção correta é:
		
	
	Todas asa alternativas estão corretas.
	
	O povo, em seu sentido sociológico refere-se ao corpo de eleitores de um Estado;
	 
	O povo, em sentido jurídico, representa o conjunto de pessoas ligadas ao Estado pelo vínculo jurídico da nacionalidade.
	 
	A população é um conceito jurídico e representa somente o conjunto de nacionais ou súditos residentes no território nacional.
	
	Os estrangeiros e apátridas gozam, em termos gerais, de um estatuto jurídico distinto dos cidadãos do Estado e, em regra, gozam de direitos políticos;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703071724)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O homem vive inicialmente em estado de natureza: estágios primitivos. Situação de desordem que se verifica sempre que os homens não têm suas ações reprimidas. Assim, o estado de natureza é uma permanente ameaça que pesa sobre a sociedade e que pode irromper sempre. Segundo Hobbes as ações deverão ser reprimidas de duas formas:
		
	 
	pela razão ou por instituições políticas fortes;
	
	pela paixão e pela autoridade;
	
	pela autoridade moral e pela autoridade política;
	
	pela autoridade religiosa.
	
	pela razão e pela paixão.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703169570)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ARISTÓTELES em sua obra " A Política" apresentou a visão de um Estado:
		
	 
	realista
	
	idealista
	
	NDA
	
	moral e ético
	
	religioso

Continue navegando