Buscar

AD1 de Gestão da Produção 2017.2 Respostas

Prévia do material em texto

Respostas AD1 – Gestão de Produção – 2017.2
Aluna: Dalila Rosa
Matrícula: 14115060126
Pólo: Saquarema
Questões: 
Com base no texto acima e na teoria estudada, responda o que segue:
Como a MWM conseguiu viabilizar um processo que concilia alto volume e alta variedade?
A MWM contratou um operador logístico no México para fazer a montagem final do motor, ficando mais perto do cliente. Para isso, tiveram também que adotar a estratégia de postergação, produzindo no Brasil 16 modelos de motores básicos e fazendo no México a configuração final.
b) Descreva como se deu a estratégia de postergação desenvolvida pela MWM e explique sua importância para dois objetivos de desempenho da produção de motores.
Para aplicar a estratégia de postergação, a MWM fez a diferenciação do motor somente quando a demanda fosse conhecida. O projeto se deu em produzir um motor básico no Brasil e terminá-lo no México. Um desafio para viabilizar essa produção era que para minimizar os riscos, o Brasil deveria fazer 300 modelos básicos. Com a integração e suporte das áreas de Engenharia e Logística, foi possível a busca de fazer a menor quantidade possível de modelos básicos no Brasil. Para viabilizar o projeto, também teve que ser feita a integração dos sistemas de informação do Brasil e do México, pela área de TI. 
Foi adotado o conceito de VMI (Vendor Maged Inventory), para dar agilidade ao processo de ressuprimento; o que garantiu ao cliente um desempenho com rapidez por parte da MWM. Com maiores estudos em relação à gestão da demanda foi identificado que dos dezesseis modelos básicos produzidos no Brasil, dois representavam 85% da demanda (isso permitiu que fosse feito uma previsão de vendas mais assertiva). Em relação aos demais produtos, foi identificado que tinham demanda aleatória. E com a ajuda do programa de mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foram desenvolvidos alguns modelos estatísticos para definir como fazer o ressuprimento desses. Ficou definido então, que para os motores de alta demanda seriam necessárias quatro semanas de estoque e para os outros modelos com demanda aleatória seriam adotadas as fórmulas para calcular o estoque de segurança. Adotando esse método foi possível garantir quase 100% do nível de serviço, tendo garantia de forecast de 75%, para os motores de alta demanda e de 90% no nível de serviço para os motores de demanda aleatória; o que indica um desempenho que garante a confiabilidade da empresa.

Continue navegando