Buscar

AV LIBRAS SETEMBRO 2017


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0284_AV_201304089657 » TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  RAFAELA 
	Professor:
	KELES FIRMINA ROSA SOARES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 02/09/2017 10:00:10
	
	 1a Questão (Ref.: 201304719611)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A LIBRAS vai ser adquirida por crianças surdas a partir da experiência e interação com surdos adultos, usuários da LIBRAS. Por volta dos dois anos de idade, as crianças surdas estarão produzindo sinais usando um número restrito, simples combinações de sinais para expressar fatos relacionados ao interesse imediato, como ocorre com as crianças ouvintes. Discuta sobre a importância de as crianças surdas apreenderem a LIBRAS dentro do mesmo período que as crianças ouvintes apreendem suas respectivas línguas orais:
		
	
Resposta: A importância de as crianças surdas apreenderem a LIBRAS dentro do mesmo período que as crianças ouvintes apreendrem suas respectivas línguas orais é que isso já é um processo natural da aprendizagem oral da criança, assim como as crianças ouvintes já aprendem a se comunicar através da oralidade, as crianças surdas também devem aprender a se comunicar através da LIBRAS, assimtornando o ambiente mais fávoravel a todos, tanto para criança surda, como para a ouvinte. Então é preciso também que haja o ensino de LIBRAS também para as crianças ouvintes, e um intérprete dentro de sala de aula, só assim o ambiente será totalmente inclusivo e adaptado.
	
Gabarito: O processo de aquisição por crianças surdas, adquirindo a LIBRAS como sua primeira língua, deve ocorrer em período análogo à aquisição da língua oral em crianças ouvintes, a fim de que seu desenvolvimento cognitivo linguístico, e outros aspectos associados à aquisição de um idioma, seja pleno. As crianças surdas com acesso à LIBRAS desde muito cedo, desfrutam da possibilidade de adentrar o mundo da interação linguística de forma completa, desenvolvem sua cognição e comunicação com as mesmas competências, habilidades linguísticas das crianças ouvintes. Deve ser um direito assegurado a elas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201304930657)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A LIBRAS se estrutura em diversas categorias gramaticais, da mesma forma que acontece em outras línguas de sinais e línguas orais. O sistema pronominal, por exemplo, é formado por três pessoas do discurso que podem aparecer no singular e no plural. De acordo com essas informações, explique a) como os pronomes pessoais são produzidos; b) as características dos adjetivos da Libras; c) a funcionalidade dos advérbios de tempo.
		
	
Resposta: A) Os pronomes pessoais são produzidos, formados por très pessoas do discurso que podem aparecer no singular e no plural. B) As características dos adjetivos da LIBRAS são representados através de sinais e expressões faciais. C) A funcionalidade dos advérbios de tempo servem para indicar o tempo verbal na frase. E os verbos em LIBRAS não se conjuga.
	
Gabarito: a) Através da dêixis, ou seja, apontando os referentes no discurso. O sujeito da ação pode apontar alternadamente para o interlocutor e para si próprio, formando o número dois, para significar nós-2 e da mesma forma especificar tanto a primeira quanto a segunda pessoa em três, quatro pessoas, plural. b) Os adjetivos não apresentam concordância em relação ao gênero ou ao número e são fundamentais para a formação de classificadores descritivos, assumindo de maneira icônica a qualidade/forma de um objeto, sendo posicionados na frase logo após o substantivo. c) Os advérbios de tempo são utilizados como uma espécie de marca sintática para indicar o tempo verbal na frase. Em geral, ficam no início da frase.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201304338120)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A palavra abaixo, apresentada em alfabeto manual (LIBRAS), refere-se a:
		
	
	um bairro.
	 
	um estado brasileiro.
	
	um município.
	
	um continente.
	 
	um país.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201304708960)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A língua de sinais pode ser evidenciada principalmente através:
		
	
	Do uso da datilologia exclusivamente.
	
	Do uso de sinais espaciais e visuais que têm exclusivamente as mãos como suporte.
	
	Do uso de sinais orais transformados em datilologia.
	 
	Do uso de sinais espaciais e visuais que têm as mãos, o corpo e expressão facial como suporte.
	
	Do uso exclusivo de sinais orais e viso-espaciais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201304724020)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A política inclusiva é uma realidade, para que os surdos possam participar dos diversos espaços sociais e educacionais é necessário que haja o reconhecimento dela como língua de interação e instrução. Isso acontecerá a partir de ações inclusivas. Marque a ÚNICA alternativa que afirma essa proposta:
		
	
	Que não proporcione um serviço de atendimento on line e/ou por sms aprofundando-se das tecnologias assistivas.
	
	Que o local disponha closed capition em uma tela interativa, quando há senhas para o atendimento ou a ordem de chamada seja pelo nome para os cadeirantes, ou seja, não se aplica essa ação aos surdos.
	 
	Difusão da LIBRAS nos principais serviços públicos e privados e sua inclusão como disciplina curricular nas escolas e faculdades.
	
	Que não proporcione um serviço de atendimento presencial adequado a cada especificidade.
	
	Que os surdos façam tratamento fonoaudiológico a fim de aprender a leitura labial.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201304708947)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. A que núcleo de família de surdos se refere o fragmento destacado:
		
	 
	Pais ouvintes e filhos surdos
	
	Pais ouvintes e filhos ouvintes
	
	Pais cegos e filhos ouvintes
	
	Pais surdos e filhos ouvintes
	
	Pais surdos e filhos surdos
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201304336751)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As comunidades surdas por todo o mundo protagonizam fatos que podemos classificar como sociolinguísticos por natureza. A existência das Comunidades Surdas pode ser explicada como: (adaptada da questão 31, do concurso público da UFRJ de 2009)
		
	
	Doença irreversível e incapacitante, pois afeta a capacidade cognitiva dos indivíduos, impede os surdos a tirarem carteira de motorista.
	
	Aspectos patológico sque provocam limitações no nível das relações pessoais e problemas linguísticos, impedindo os surdos de apreenderem uma língua.
	
	Má formação do indivíduo tendo como principal conseqüência a incapacidade para a socialização e dificuldade de aprendizagem na idade escolar.
	
	Deficiência segregadora que acarreta a inibição e o isolamento social levando aos sujeitos surdos que participam de associações de surdos a viverem em guetos.
	 
	Fenômeno cultural onde se concentram as relações sociais, emocionais e intelectuais, porque tratam de questões em que a língua serve como marca de identidade pessoal e de grupo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201304722820)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os advérbios de tempo são utilizados como uma espécie de marca sintática para indicar o tempo verbal na frase. Em geral, ficam no início da frase. Marque a ÚNICA opção que NÃO apresenta exemplos dessa categoria gramatical:
		
	
	Antes, já, cedo, anteontem.
	 
	Mais que, como, amar, sobre.
	
	Ontem, hoje, amanhã, já.
	
	Cedo, depois, antes, sempre.
	
	Cedo, depois, agora, sempre.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201304231475)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na LIBRAS é muito comum a construção frasal em tópico-comentário. Tal organização consiste em pôr certo elemento (palavra) em destaque, na seguinte posição.No meio da frase.
	
	À direita da primeira palavra na frase.
	
	No final da frase.
	
	Na penúltima posição na frase.
	 
	No início da frase
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201304708880)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com a criação de quadros, esculturas, fábulas os surdos imprimem suas peculariedades culturais,já que as pessoas surdas assumem o papel de produtoras de bens culturais. Desse modo, exibem seus discursos na sociedade, dando visibilidade a temas que lhe são importantes, expondo suas ideias e concepções de mundo. Assinale a alternativa correspondente à arte e cultura surda. Assinale a ÚNICA alternativa que corresponde a essa afirmação:
		
	
	Os surdos não tem pensamentos abstratos, porque por sua língua só podem falar de coisas concretas, assim fica impossível exporem ideias e concepções do mundo na Arte.
	 
	Os surdos como sujeitos de língua e cultura próprias produzem bens culturais e por meio deles contam suas narrativas, experiências, conquistas, sofrimentos, imprimem suas ideias e concepções do mundo. Desse modo, revelam pelo discurso artísticos quem são e como são.
	
	O texto não expressa a realidade. Os surdos possuem uma língua própria, mas não há espaço para uma produção artística independente.
	
	A questão do discurso é importante, os surdos mudos não podem ficam fora dessas oportunidade.
	
	Os surdos são incapazes para assumir papéis fundamentais na produção de bens culturais.