Buscar

Relação entre Direito e Contabilidade

Prévia do material em texto

Direito do Trabalho	
Tanto na área do Direito e da Legislação Trabalhista como da Previdenciária - que juntas constituem o chamado Direito Social -, o Contador é o primeiro a traduzir, em cálculos ou em termos operacionais, os comandos jurídicos que retratam os respectivos direitos dos trabalhadores.
	No Brasil nossas leis são criadas a partir da Constituição Federal de 1988. Para exemplificar, podemos dizer que a Carta Magna seria a base de uma pirâmide de “cabeça para baixo”, e partindo dela as leis são criadas e separadas por áreas de atuação. No Direito do Trabalho, o Artigo Sétimo da Constituição Federal é o mais importante, pois ele contém todos os direitos do trabalhador. Partindo desse artigo foi concebida a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que regula todas as relações entre empregador e empregado. 
	Na maioria das vezes o contador é responsável por tratar de todas as questões trabalhistas que dizem respeito ao seu cliente – empregador – e seus funcionários – empregados. Dentre essas obrigações podemos citar alguns exemplos: preenchimento de contratos de trabalho, recibos de rescisão, folhas de pagamento, contracheques, recibo de férias, guias de INSS e FGTS e outros instrumentos de controles indispensáveis, tanto ao benefício dos trabalhadores como ao cumprimento das obrigações empresariais.

Continue navegando