Buscar

Inovação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula Inicial: Gestão da Inovação
Prezados Estudantes,
Como estão?
Em nossa primeira aula ressaltamos que o assunto “Gestão da Inovação” foi inicialmente tratado por dois grandes autores de 1976 (Burns & Stalker) no livro intitulado “Management of Innovation”. De acordo com esses autores, a inovação nas organizações pode ser promovida pelas chamadas organizações orgânicas (hierarquia flexível, tarefas complexas e mutáveis, foco em projetos). Porém a inovação também pode ser dificultada pela chamada organização mecânica (foco em hierarquias rígidas, tarefas rotineiras e repetitivas, foco na padronização).
É curioso notar que mesmo sem uma definição do que seja inovação, sabemos que nosso país apresenta desafios nesse campo. Por exemplo, veja as indagações a seguir (ALMEIDA, 2007): por quê temos uma empresa de aeronaves reconhecida mundialmente (Embraer) e ao mesmo tempo não conseguimos êxito em construir uma indústria automotiva Brasileira? Tivemos o projeto Gurgel, lembram-se? Por quê não conseguimos consolidar uma marca de café como o “Café de Colombia” se fomos os maiores exportadores por mais de 200 anos? Por quê fomos ultrapassados pela Coréia do Sul em inovação?
Curiosamente a raiz da inovação está na sistematização, nos registros, na cultura de escrever e registrar, pois as falhas são fontes de aprendizado e não de fracasso. Vejam o caso da lâmpada de Thomaz Edison, que falhou mais de 1000 vezes antes de conseguir lançar a lâmpada. Sem registros, não temos patentes e não temos como avançar no acúmulo de conhecimento.
Assim, nesta disciplina estamos interessados em compreender a inovação como uma ferramenta gerencial e como podemos estimular a inovação no contexto organizacional.
 Boa sorte para todos nós nesta jornada!									
Prof. Edson Kubo
UCS-CAN
ALMEIDA, Andre (org.). Internacionalização de Empresas Brasileiras: Perspectivas e Riscos. RJ: Elsevier, 2007

Outros materiais