Buscar

AD1 BOTANICA1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

01- Descreva os quatro grandes grupos das plantas terrestres e suas adaptações/evoluções estruturais. 
O grupo é composto por Briófita, Pterodófita, Gimnosperma e Angiosperma. 
As Briófitas, são o grupo que formam um elo evolutivo entre vegetação aquática e terrestre. São plantas avasculares, que por falta dos vasos condutores de seiva, tiveram que se adaptar e estabelecer em ambiente onde haja alta umidade, onde o deslocamento de água no corpo desse vegetal, ocorre por difusão célula a célula. Sua reprodução também é dependente de água e umidade, pois os anterozoides precisam “nadar” até a oosfera, para que ocorra a fecundação.
Pteridófitas, foram as primeiras plantas vasculares, apresentando aparelho vegetativo bem desenvolvido, com raiz, caule e folha, mas com ausência de flores e frutos, onde seu gameta é dito como escondido (criptógamos), onde a fecundação também precisa a participação da água.
Gimnosperma, foi um avanço evolutivo, por não precisarem de água para a sua reprodução, pois utilizam o processo de polinização anemófila e possuírem sementes, mesmo que nuas, aumentando a chance de povoamento com a ajuda da presença de estróbilos. Também é o único grupo que possuí xilema formado por traqueides. 
Angiosperma, é a grande dominadora dos ambientes terrestres, possuindo um diferencial que são as flores e os frutos, presente apenas nessa classe. As flores são produtoras de néctar, que atraem os animais, dando início ao processo de entomofilia, levando o pólen de uma flor a outra, unindo os gametas. Fruto dá uma segunda proteção ao embrião além da semente, aumentando sua durabilidade e resistência 
02-Dentre os diferentes grupos de fungos está a divisão Eumycota, fale sobre os organismos desta divisão, suas subdivisões e importância. 
Emycota, são conhecidos como os fungos verdadeiros, pela presença de micélio, parede celular constituída de quitina e glicano e em sua maioria possui filamentos anastomosados, denominados hifas. Suas subdivisões são diferenciados entre hifas septadas e contínuas/cenocíticas, os septados são os Basidiomycotinas, Ascomycotinas e Deuteromycotinas, e os contínuos são os Mastigomycotina e Zygomycotina. Esses fungos possuem diversas importâncias, dentre elas a putrefação e decomposição de substâncias orgânicas, participação na indústria alimentícia e farmacêutica, dar cheiro e sabor característico a determinados alimentos, sintetizadores de ácidos e esteróis e causam micoses nos indivíduos do Reino Animal. 
03- Você estudo que as plantas terrestres são altamente complexas, pois desenvolveram adaptações que garantiram a conquista no ambiente terrestre e, consequentemente, a sua evolução até chegar ao que conhecemos hoje. Mas mesmo em face de diversidades em formas de vida, a célula vegetal é a unidade estrutural e funcional que possui estruturas características e importantíssimas para a planta como um todo, como a parede celular, os plastídios e o vacúolo. Sendo assim, explique de forma sucinta as funções de cada um desses componentes. 
Parede celular reveste externamente a membrana plasmática das células vegetais, impossibilitando modificações na morfologia da célula pela sua semirrigidez, que garante maior resistência a célula vegetal evitando ruptura pela entrada de água, rica em celulose. Os vacúolos são membranas revestidas por tonoplastos, com suco celular no seu interior, que possui como função principal o equilíbrio osmótico e reserva de substância. Os plastídios são organelas celulares que tem como função a fotossíntese, armazenamento e síntese de aminoácidos e ácidos graxos. 
04-
a. O que são regiões meristemáticas e quais suas características? 
Regiões meristemáticas, são regiões específicas de crescimento, que permanecem ativas durante toda a existência da planta, esses locais têm como característica intensa atividade mitótica, onde ali, existem células que se dividem repetidamente, permanecendo sempre no estágio embrionário. 
b. Classifique e explique os meristemas vegetais quanto a sua origem. 
Quanto a sua origem os meristemas se dividem em primário e secundário. Os meristemas primários se originam das células embrionárias e estão presentes desde então, dando origem aos meristemas apicais de raiz e caule, provocando o crescimento longitudinal. O meristema secundário é responsável pelo crescimento latitudinal, é originado do meristema primário e são representados pelo câmbio vascular e o felogênio 
c. Cite os três meristemas primários originados a partir do promeristema? Comente quais tecidos são formados por cada um deles e explique quais funções são desempenhas por esses tecidos.
Protoderme, meristema fundamental e o procâmbio. Protoderme da origem a epiderme do vegetal, que tem função de revestimento e proteção. O meristema fundamental da origem ao parênquima, que tem como função o preenchimento, armazenamento e síntese da planta e o colênquima e esclerênquima que tem função de sustentação e rigidez. Procâmbio que origina os tecidos condutores, xilema e floema, sendo o xilema da seiva bruta e o floema da seiva elaborada.
05-
a. Quais as funções da epiderme? 
Proteção, pois é uma barreira que evita entrada e saída de substâncias do vegetal, evita perda de água pela transpiração, impede entrada de CO2 requerido na fotossíntese por difusão da atmosfera, dentro das folhas e caule. 
b. Aponte as diferenças entre epiderme uniestratificada, múltipla e hipoderme. 
Sua diferença, vem de suas origens. A uniestratificada é formada a partir de divisões anticlinais da protoderme E apresenta uma única camada de células epidérmicas. A epiderme múltipla originasse a partir da divisão celular protodérmica, e a hipoderme por diferenciação das células do meristema fundamental e apresenta várias camadas de células epidérmicas e é oriunda da divisão de células da protoderme. 
c. Cite e explique a funcionalidade de todas as especializações da epiderme.
Tricomas: São estruturas semelhantes a pelos, que possuem como principal função, a proteção do vegetal e redução na velocidade de transpiração. 
Litocistos: são células grandes, com cristal de carbonato de cálcio, que formam complexos pedestais de formato irregular. 
Buliformes: Armazenam água por causa do seu grande tamanho, e também estão ligadas a locomoção da planta, no seu enrolar e desenrolar das folhas. 
Estômatos: Responsável pela troca de gases e água com o meio. 
Célula silicosa: Sílicas encrustada na parede celular. 
Células suberosas: Células vivas, vacuolizadas e apresentam paredes suberificadas. 
Papilas: Relacionado ao aspecto aveludado das pétalas; fazem importante papel na polinização e estão ligadas ao reconhecimento químico e a germinação dos grãos de pólen. 
Emergência: Semelhante aos tricomas, porém bem mais resistentes, fazem parte do sistema de revestimento e podem apresentar estômatos 
d. Qual a diferença entre epiderme e periderme?
Epiderme é o tecido de revestimento primário, originado da protoderme. Periderme é um tecido secundário de revestimento, que substitui a epiderme em caso de lesão ou crescimento acentuado do vegetal. 
06- O sistema fundamental, que foi estudado na aula 8 do módulo CEDERJ, é constituído por três tipos de tecido. Sabendo disso, identifique esses tecidos e descreva suas respectivas funções. 
Parênquima: Armazenamento de água 
Colênquima: Sustentação das regiões jovens e/ou em crescimento no corpo da planta.
Esclerênquima: Tecido vegetal de sustentação das regiões adultas. 
07- 
a. Descreva qual a importância funcional dos espessamentos parietais secundários das paredes celulares dos elementos condutores do xilema? 
Espessamentos parietais, são um reforço adicional a parede condutora, que dá a essas células uma maior resistência, para que elas suportem grandes pressões que venham do transporte de água na planta. Esse reforço é constituído de lignina e pode ser dos tipos: anelar, espiralado, reticulado, pontoado ou escalariforme.
b. Cite como é dividido o xilema primário e sua origem: 
O xilema primário é dividido em protoxilemae metaxilema, ambos originados a partir do procâmbio. 
c. Cite quais sistemas de crescimento são formados pelo xilema secundário:
Sistema axial e sistema radial. 
d. Descreva os tipos celulares encontrados no xilema secundário e suas origens:
Do sistema axial os tipos celulares são: traqueídes, elementos de vaso, fibras libriformes, parênquima axial, e estruturas secretoras e originam-se a partir do câmbio vascular de células iniciais fusiformes.
Do sistema radial são; parênquima radial e estruturas secretoras, que se originam das células iniciais radiais, a partir com câmbio vascular. 
08- O floema, assim como o xilema, é um tecido complexo e pode ser originado do meristema primário ou secundário. Estudando é possível compreender tal complexidade e com isso solucionar o problema abaixo: Problema – João está confuso, existe o tecido floema, existe floema primário e secundário além de vários nomes de células, elementos de tubo crivado, células companheiras, células de transferência... e há ainda diferença de tecido para os dois principais grupos de plantas. Vamos ajudar João respondendo cada dúvida dele: 
1. Defina o tecido floema:
O floema assim como o xilema, é um tecido condutor, responsável pelo carreamento dos produtos elaborados a partir da fotossíntese. 
2. Classifique o tecido quanto sua origem além de citar os respectivos meristemas:
O floema primário se origina do procâmbio (tecido meristemático primário) e o floema secundário é originado a partir do câmbio vascular (meristema secundário). 
3. Cite os tipos celulares encontrados no tecido floema:
Células crivadas, elementos de tubo crivado, células companheiras, células albuminosas, células de transferência, fibras e esclereídes. 
4. Diferencie os tipos celulares encontrados na Gimnosperma e Angiosperma e cite suas funções:

Outros materiais