Buscar

QUESTIONARIO SOBRE O SETOR AGROPECUARIO PARAIBANO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO SOBRE O SETOR AGROPECUÁRIO PARAIBANO
Qual o papel desempenhado pela agropecuária no processo de desenvolvimento das economias subdesenvolvidas?
Teve uma grande importância para o seu desenvolvimento no sentido de fornecer alimentos para as novas industrias , sem ter a necessidade delas importarem de outros estados , exportação dos produtos agropecuários para o financiamento de importações para o setor industrial e não menos importante , a mão de obra empregada no trabalho urbano.
Qual a importância histórica que o setor desempenhou no processo de formação do espaço social e econômico da Paraíba?
Crescimento da exportação agropecuária e abertura para a introdução de industrias.
Até que década a agropecuária manteve a liderança na produção de riqueza no Estado? Responda com base na Tabela 1 do texto.
Até o final da década de 60 .
 Que fatores contribuíram para essa perda de liderança?
O mais relevante certamente foi a criação da SUDENE que visava o crescimento da indústria que teve uma participação de 9% para 26% em apenas 20 anos e a grande migração da população para a cidade em busca de emprego no setor de serviços que passou a dominar o PIB estadual até os dias atuais . As grandes secas também foi um fator importante pois acabou por desestimular os agricultores pois era um negócio de grande ‘’risco’’ monetário .
Qual a importância atual da agropecuária estadual em termos de geração de riqueza e de emprego?
Oque prevalece em grande parte dos estados do Brasil é que essa geração de riqueza mal chega a 10% do PIB e os funcionários empregados nessa produção estão cada vez menores em relação ao resto das produções secundárias e terciárias. Cada ano que se passa podemos notar uma grande migração para os outros serviços de produção em decorrência muitas vezes das dificuldades encontradas na produção agrícola como grande distanciamento dos moradores com suas residências , condições de trabalho escassas e outros mais.
Comente a afirmativa: “o setor primário paraibano ocupa uma posição de destaque tanto no cenário nacional quanto regional”. Responda com base na Tabela 2.
De fato podemos notar que o valor vem aumentando no decorrer dos anos e se desenvolvendo cada vez mais , porém se levarmos em consideração os outros estados esse nosso crescimento é ainda insuficientemente baixo para poder chegar a um número ‘’aceitável’’.
Fale sobre a estrutura fundiária paraibana, destacando os seguintes aspectos: a) influência do sistema sesmaria; b) evolução recente; c) influência da política agrária.
O sistema de sesmaria é dividido em hectares e 90% da população que possui até 50 hectares de terra compõe cerca de apenas 22% de todo o território e uma pequena parte da população detém cerca de 15% , uma divisão que ao passar dos anos com a lei agrária foi aumentando o território ocupado pela população com até 50 hectares e diminuído a área total de quem possui mais de 1000 hectares.
Quais os principais problemas que podem ser destacados nas despesas com investimento no Estado?
É notável a presença de um grande investimento em pequenas áreas , por maior necessidade das mesmas , mas esse investimento está sendo usado para compra de materiais e não de maquinas e novas culturas permanentes que aumentavam bastante a produção dessas terras.
Fale sobre a produção de lavouras no Estado, ressaltando os seguintes aspectos: a) principais lavouras permanentes e temporárias; b) tendência recente da produção; c) distribuição espacial da produção.
As produções de lavouras temporárias representam poucas , e a maior parte dela estão concentradas no litoral e uma pequena parte no centro do estado, oque prevalece também nas lavouras permanentes.
Fale sobre a produção pecuária do Estado.
Uma produção muito importante de animais para o estado correspondendo a 32% do valor de produção do setor primário do estado , destacando-se principalmente a produção de bovinos , caprino e outros.
Que aspectos você pode ressaltar no tocante ao emprego agropecuário do Estado? Responda com base nas tabelas 8 e 9
Nota-se que a uma grande migração da população rural que trabalha na cidade para uma zona urbana , mais próximo de seus respectivos empregos e também uma diminuição no número de trabalhadores sem carteira assinada e um aumento nos com carteira assinada , beneficiando os trabalhadores.
Por que se justifica a necessidade da intervenção do Estado no setor primário da Economia?
Tem suma importância por ser uma imensa quantidade de terras , constantes oscilações no mercado e condições climáticas extremamente instáveis , politicas são implantas para manter essa produção como a de irrigação para alimentos que realmente necessitam como tomate e outros 
Fale sobre a política fundiária na Paraíba, abordando os seguintes pontos: a) antecedentes da luta pela reforma agrária no Brasil e na Paraíba; b) evolução da política agrária desde 1995 em termos de área desapropriada e número de famílias beneficiadas; distribuição espacial dos projetos de assentamento.
Fale sobre a política de crédito rural na Paraíba, sublinhando: a) evolução da política de crédito rural no Brasil; b) destinação do crédito rural segundo a finalidade; c) distribuição espacial do crédito; e) principais lavouras beneficiadas.
Esse politica de credito esteve na maior parte do tempo presente mais não efetivamente para todos os agricultores , inicialmente era apenas para os de médio e grandes plantações e depois foi se adotando para pequenos hectares . A maior parte desse crédito era destinado apenas a produção de açúcar , oque limitava as opções dos produtores para começarem suas plantações .
Fale sobre a política de irrigação na Paraíba, abordado os seguintes pontos: a) importância da irrigação para a lavoura paraibana; b) limitações para a irrigação no Estado; c) intervenção do governo federal; d) intervenção do governo estadual; e) principais problemas da irrigação no Estado; f) principais formas de irrigação; g) atuação de organizações não governamentais na difusão da prática de irrigação entre as pequenas propriedades.
Fale sobre os pontos fortes e os pontos fracos da agropecuária paraibana.
Obs: O questionário deverá ser entregue na primeira aula após o recesso. Esse questionário vale um ponto na segunda avaliação da disciplina.

Outros materiais