Buscar

Administração científica slides 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Administração científica
Frederick Winslow Taylor
Frederick Winslow Taylor 
Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro mecânico norte-americano. Nasceu em 20 de março de 1856, em Germantown (que hoje faz parte da Filadélfia) no Estado da Pensilvânia – EUA. Seu pai, Franklin Taylor era um advogado bem sucedido e sua mãe, Emily Annete Winslow, era uma feminista e abolicionista. 
Em 1915 Taylor contrai uma pneumonia e morre no dia 21 de março.
Primeiro período
Este primeiro período corresponde a época da publicação de seu primeiro livro, Administração das Oficinas, onde ele destaca técnicas para racionalização do trabalho operário, através de estudos de tempo e movimento. Seu estudo começou com os operários, onde passou a analisar cuidadosamente as tarefas de cada operário. Uma de suas conclusões foi que os operários produziam muito menos do que realmente poderiam produzir com os equipamentos disponíveis, pois mesmo que ele produzisse mais, ele não teria uma remuneração adicional para isso. 
Segundo período 
Corresponde à época de publicação de seu livro Princípios de Administração Científica em 1911, quando concluiu que a racionalização do trabalho operativo deveria estar apoiada por uma estrutura geral da empresa que desse coerência à aplicação de seus princípios. Nesse segundo período desenvolveu seus estudos, os quais foram denominados como Administração Científica, focando nas tarefas dos operários.
Para reparar estes males, Taylor criou seu famoso sistema, que denominou Administração Científica. Segundo o próprio Taylor, a administração científica é, antes de mais nada, uma evolução, mais que uma teoria. Ele preocupo-se por criar um sistema de produção baseado na intensificação do ritmo de trabalho e na busca da eficiência empresarial, com o uso de dois componentes:
Bom senso
Análise
25%
75%
A Administração Científica é caracterizada pelo destaque nas tarefas diárias dos operários, aumento da eficiência e o aproveitamento do tempo de trabalho. Pode ser resumida em trocas de hábitos:
Antigos:
Novos:
Empirismo
Ciência
Discórdia
Harmonia
Individualismo
Cooperação
Produção reduzida
Rendimento máximo
Falta de conhecimento
Desenvolvimento de cada homem, para maior eficiência
Administração Científica
Organização Racional do Trabalho
(ORT)
Análise do trabalho operário e estudo dos tempos e movimentos;
Estudo da fadiga humana;
Divisão do trabalho e especialização do operário;
Desenho de cargos e tarefas;
Incentivos salariais e prêmios de produção;
Condições adequadas de trabalho;
Padronização de métodos e máquinas;
Supervisão funcional;
Princípios da Administração Científica

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando