Buscar

ESCOLA DA EXEGESE Introdução

Prévia do material em texto

ESCOLA DA EXEGESE
INTRODUÇÃO 
	A Escola da Exegese teve seu surgimento no início do século XIX, sendo considerada a primeira e mais importante escola da hermenêutica jurídica. A referida escola foi fortemente influenciada pela Revolução Francesa, na qual esta revolução foi produto de diversos acontecimentos e trocas de governo que modificaram tanto a França, quanto a estrutura de toda a humanidade no ano de 1789. Este período também foi marcado por uma grande desordem no ordenamento jurídico do país, o que acarretou muitas perdas aos negócios da classe burguesa, que naquele momento era a classe tida como dominante e mais favorecida. 
	A Revolução Francesa também afetou negativamente a nobreza e o clero, pois a burguesia ascendente naquele momento ignorava os privilégios que essas duas classes possuíam. Nessa sociedade medieval o rei era tido como Deus e questionar ou duvidar do soberano, era o mesmo que questionar a divindade. Era comum também observar que o clero e a nobreza tinham acesso a todos os tipos de privilégios. Já a classe burguesa mesmo não tendo títulos, detinham capital e tinham por pretensão dominarem a França. 
	Mais adiante, quando Napoleão Bonaparte chegou ao poder, a classe burguesa teve a iniciativa de financiar a elaboração de um código civil, no qual este código garantia as conquistas burguesas adquiridas ainda durante a revolução. Esse código também conhecido como Código de Napoleão, tinha por preceito a razão humana e que todos são iguais perante a lei, com isso, o que prevalecia era a vontade geral pregados de maneira racional pela lei e não mais baseadas em costumes, que como vimos, privilegiava as minorias, como o clero e a nobreza. Esse código também trouxe consigo uma maior segurança e ordem ao ordenamento jurídico da França.

Continue navegando