Buscar

Meio Ambiente e Sustentabilidade - Conferências e Desafios

Prévia do material em texto

Meio ambiente e Sustentabilidade - AV1
(Resumo dos Slides)
A Conferência da Biosfera, realizada em 68, despertou a consciência ambiental onde foi marcado um novo encontro em Estocolmo, para realizar a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (1972).
Durante a preparação da Conferência das Nações Unidas, cientistas de diversos lugares do mundo publicaram o primeiro relatório chamado Limites do Crescimento, que com as mesmas taxas de crescimento da industrialização, e consumos de recursos, no futuro por meados do século XXI, haveria uma grande ecasses desses recursos causando grande mortandade da população.
a partir do mesmo cálculo utilizado para construir o “The Limits to Growth” foi criado um cenário possíveis ao futuro da humanidade, um deles determinava que com os valores históricos passados, a produção cresce em grande escala, chegando a um ponto aonde os recursos ficariam escassos levando a diminuição da mesma assim como os alimentos nela produzidos, consequentemente causando a mortandade de parte da população mundial. 
A partir deste cenário foi criado um modelo mundial de estabilização, no qual incluíam como medidas: a reciclagem dos recursos naturais, controle da poluição e crescimento populacional, enfase nos serviços do que na produção industrial e CRESCIMENTO ZERO dos países.
Outros cenários foram apontados, porém todos levavam a uma mortandade populacional antes dos anos 2100.
Devido a não aceitação dos países em desenvolvimento, o Crescimento Zero não foi aprovado, tendo em vista que o mesmo fazia com que os países em desenvolvimento permanecessem em estado de subdesenvolvimento.
Na assembléia das nações unidas foi criado o programa PNUMA, e o dia nacional do Meio Ambiente.O PNUMA tinha como objetivo coordenar as ações de proteção ao meio ambiente dentro das nações unidas, além de gerir o fundo voluntário de para o Meio Ambiente.
Após 10 anos de criação do PNUMA as consequências em algumas áreas já estavam se agravando em relação a poluição e resíduos devido a atividade humana.
A Comissão Brundtland lançou o relatório “Nosso Futuro Comum” que trazia o conceito de desenvolvimento sustentável que se via como única alternativa para viabilizar o futuro da humanidade.
Desenvolvimento sustentável é quando se satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade futura das próximas gerações suprirem suas necessidades.
Em 92 foi realizada a “Cúpula da Terra” ou “Rio 92”, que foi um importante evento devido a ter presença de muitos chefes de estados juntamente a representantes de ONG´s.
Na Rio 92, surgiram 4 convenções internacionais, uma declaração e uma agenda.
Convenção para o combate a desertificação tem o objetivo de combater a desertificação, os efeitos da seca, e a manutenção de recursos naturais nestas àreas.
Convenção para os Oceanos com objetivo de combater a poluição assim como despejo de resíduos nos oceanos.
Convenção das mudanças climáticas tem o objetivo de estabilizar a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.
Convenção da Biodiversidade tem o objetivo de trabalhar na conservação e utilização sustentável dos recursos naturais.
A Agenda 21 foi o maior documento a nível global criado. Tratasse de um compromisso global em prol de um plano de ação participativo afim de frear a degradação do ambiente. Essa agenda pode ser Global, Nacional ou local.
O desenvolvimento sustentável necessita de uma mudança radical, não somente no modo de produzir ou consumir, mas também no modo de pensar e viver. 
O desenvolvimento sustentável traz alguns desafios:
Desafio 1 - Garantir a disponibilidade de recursos naturais, evitando assim a fome e mortandade mundial futura.
Desafio 2 - Respeitar os limites da biosfera, Controlar resíduos e poluição, visando não jogar na Biosfera resíduos superiores a sua capacidade de absorção.
Desafio 3 - Redução da pobreza, a nível mundial (questão social). 
Pegada Ecológica é o conceito que mede o impacto da população sobre o meio ambiente ontem vivem (população x consumo de recursos).

Continue navegando