Buscar

Planejamento Terapêutico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO TERAPÊUTICO
MANIFESTAÇÃO: Simplificação de líquidas
OBJETIVO: Que o paciente seja capaz de produzir adequadamente os fonemas /l/ e /ɾ/.
ESTRATÉGIAS:
O terapeuta deve se sentar em frente à criança e produzir o fonema-alvo (cada fonema será trabalhado separadamente). Repetir o fonema dez vezes, sendo que cada emissão será feita com um pequeno intervalo de tempo entre elas.
Solicitar que o paciente estale a língua com os dentes abertos para a conscientização do ponto articulatório. 
Será usada um pouco de calda de chocolate no palato duro do paciente e solicitado ao mesmo que tente remover a calda com a língua, para a conscientização do ponto articulatório.
Solicitar ao paciente que vibre a língua com a emissão dos sons “ara, ere, iri, oro, uru”. Depois será solicitado que o paciente repita uma lista com 15 palavras contendo o fonema-alvo no início, meio e final da palavra.
Solicitar ao paciente que faça emissão dos sons “ala, ele, ili, olo, ulu”. Depois será solicitado que o paciente repita uma lista com 15 palavras contendo o fonema-alvo no início, meio e final da palavra.
MANIFESTAÇÃO: Posteriorização para palatal
OBJETIVO: Que o paciente seja capaz de produzir adequadamente os fonemas /s/ e /z/.
ESTRATÉGIAS:
A terapeuta se sentará ao lado do paciente e ambos de frente ao espelho, então mostrara ao paciente a linha central existente no dorso da língua, explicando que esta área deve formar um canal central para a passagem do ar, não podendo encostar-se ao palato. Será estimulada, riscando várias vezes com a espátula esta área, de trás para frente até a ponta, para treinar sua propriocepção.
A terapeuta solicitará a paciente que coloque o dedo indicador no dorso da língua e feche a boca assoprando o ar, para que possa haver conscientização do modo de produção do fonema-alvo.
A terapeuta treinará o abaulamento da língua, formando a estria central; depois que o paciente atingir esse objetivo, a língua será colocada em posição para que seja tentada a emissão do /s/ e depois do /z/.
A terapeuta colocará um pouco de calda de chocolate atrás dos alvéolos dentais para e solicitará ao paciente que toque este ponto com o ápice da língua e produza o fonema-alvo, sem a remoção da calda. 
Após o paciente conseguir produzir os fonemas-alvo, será solicitado ao mesmo que coloque a mãe no pescoço para que o mesmo tenha propriocepção quanto à diferença entre o fonema surdo /s/ e o sonoro /z/.
MANIFESTAÇÃO: Simplificação do encontro consonantal
OBJETIVO: Que o paciente seja capaz de produzir adequadamente os encontros consonantais /pR/, /bR/, /tR/, /dR/, /kR/, /gR/, /fR/, /pl/, /bl/, /kl/, /gl/, e /fl/.
ESTRATÉGIAS:
A terapeuta fará um bombardeio auditivo com uma lista de 10 palavras de cada fonema com dificuldade logo em seguida solicitar que a paciente repita.
A terapeuta usará varias frases que contenham uma mesma palavra, essa palavra terá o fonema que o paciente desconhece, a terapeuta dará ênfase na palavra, assim facilita que o paciente ao escutar várias vezes a palavra, consiga pronunciá-la corretamente.
A terapeuta trabalhará cada encontro consonantal isolado, fazendo o som para que o paciente escute, após será solicitado que a paciente repita o som.
A terapeuta solicitara que o paciente prolongue a sílaba de cada fonema alvo, exemplo: pronuncie repetidamente a palavra pa-ra, pa-ra, pa-ra, ao final deve pronunciar “pra”.
A terapeuta juntamente com o paciente deverá jogar o jogo de quem acerta mais palavras começando com cada encontro consonantal alvo. Ganha quem acertar mais palavras.
Solicitar que o paciente repita os encontros consonantais isolados e posteriormente emita uma palavra.
MANIFESTAÇÃO: Simplificação da consoante final
OBJETIVO: Que o paciente seja capaz de produzir adequadamente os fonemas Arqui/S/ e Aqui/R/.
ESTRATÉGIAS:
Fazer um bombardeio auditivo, com palavras para que o paciente tenha consciência destas palavras.
A terapeuta irá ler uma lista com 10 palavras que contenham o fonema Arqui/S/ e solicitará ao paciente que repita 5 vezes a palavra ouvida.
A terapeuta irá ler uma lista com 10 palavras que contenham o fonema Arqui/R/ e solicitará ao paciente que repita 5 vezes a palavra ouvida.
A terapeuta irá ler palavras que contenham em seu final, o fonema alvo, e pedir ao paciente que toda vez que escute a palavra bata palmas.
Será confeccionada uma roleta com desenhos com os fonemas-alvo, o paciente deverá nomear as figuras que o ponteiro indicar, assim como a terapeuta também irá participar.
MANIFESTAÇÃO: Baixa mobilidade de lábios
OBJETIVO: Que o paciente seja capaz de adequar o tônus da musculatura labial.
ESTRATÉGIAS:
A terapeuta colocará um botão grande amarrado a um pedaço de fio dental por trás dos lábios do paciente e diante dos dentes. Então puxará levemente o fio enquanto o paciente tentará manter o botão preso à boca com a força dos lábios. 
A terapeuta dará uma colher ao paciente, que deverá segurá-la pela extremidade no centro dos lábios, mantendo-a no plano vertical. Ao atingir essa posição, a terapeuta colocará um peso sobre a colher e o paciente deverá equilibrá-la usando somente a força dos lábios, sem usar as mãos. 
A terapeuta colocará uma espátula entre os lábios do paciente e solicitará que o mesmo feche os lábios e apreenda a espátula. Ele deverá manter essa posição por 10 segundos (com a terapeuta contando em voz alta) e após poderá relaxar. Esse exercício será repetido cinco vezes. 
A terapeuta solicitará ao paciente que alterne sorriso e bico por 10 vezes. Será dado um tempo de repouso (15 segundos) e após realizar o exercício novamente por 10 vezes, com o tempo de repouso entre cada realização do exercício. 
A terapeuta solicitará ao paciente que protrua os lábios e alterne à direita e à esquerda por 10 vezes. Será dado um tempo de repouso (15 segundos) e após realizar o exercício novamente por 10 vezes, com o tempo de repouso entre cada realização do exercício.
A terapeuta solicitará que o paciente inspire o ar e expire vibrando os lábios, como se estivesse fazendo o som de “bruuuuu” pele máximo de tempo que ele conseguir. Depois o som de “pruuuu”. Esse exercício será realizado 10 vezes para cada som “bruu/pruuu”. 
MANIFESTAÇÃO: Baixa mobilidade de bochecha
OBJETIVO: Que o paciente seja capaz de adequar o tônus da musculatura da bochecha.
ESTRATÉGIAS:
A terapeuta solicitará ao paciente que encha ambas as bochechas de ar e mantenha essa posição por 20 segundos. Após o mesmo deverá expirar por 10 segundos. Será dado um tempo de repouso de 10 segundos e o paciente deverá repetir o exercício por 10 vezes. 
A terapeuta solicitará ao paciente que sugue ambas as bochecha como se estivesse fazendo “biquinho de peixe”, mantendo essa posição por 10 segundos. Será dado um tempo de repouso de 10 segundos e o paciente deverá repetir o exercício por 10 vezes.
A terapeuta solicitará ao paciente que alterne o ar entre as bochechas, primeiro na direita, depois na esquerda por 10 vezes em cada bochecha. Será dado um tempo de repouso de 10 segundos e o paciente deverá repetir o exercício por 10 vezes. 
A terapeuta solicitará ao paciente que encha de ar a bochecha direita e aplicará contra resistência por 10 segundos, utilizando uma espátula, sendo que o paciente deverá manter a bochecha inflada do lado direito. Será dado um tempo de repouso de 10 segundos e o paciente deverá repetir o exercício por 10 vezes.
A terapeuta solicitará ao paciente que encha de ar a bochecha esquerda e aplicará contra resistência por 10 segundos, utilizando uma espátula, sendo que o paciente deverá manter a bochecha inflada do lado esquerdo. Será dado um tempo de repouso de 10 segundos e o paciente deverá repetir o exercício por 10 vezes.
MANIFESTAÇÃO: Baixa mobilidade de língua
OBJETIVO: Que o paciente seja capaz de adequar o tônus da musculatura da língua.
ESTRATÉGIAS:
A terapeuta solicitará ao paciente movimentos de elevação e abaixamento da língua, sendo 10 vezes em cada posição. Será dado um tempo de repouso de 10 segundose o paciente deverá repetir o exercício por 10 vezes.
A terapeuta solicitará ao paciente que empurre as bochechas com a língua alternando os lados direito e esquerdo, por 5 vezes de cada lado, sendo dado um tempo de repouso. Após será aumentado gradativamente o número de vezes que o paciente deverá empurrar as bochechas com a língua (6, 7, 8, 9 e 10), sempre dando um intervalo de repouso entre os exercícios. 
A terapeuta colocará um pouco de calda de chocolate nas comissuras direita e esquerda dos lábios do paciente e no lábio superior e inferior e solicitará ao paciente que a retire, utilizando somente a língua. Esse exercício será repetido 10 vezes.
A terapeuta solicitará ao paciente que faça movimentos de rotação com a língua, passando-a pelo lado de dentro da boca por 5 vezes no sentido horário e mais 5 vezes no sentido anti-horário. Será dado um intervalo para repouso e o paciente deverá repetir o exercício por 10 vezes.
A terapeuta colocará um pedaço de hóstia no palato duro do paciente (atrás dos alvéolos dentais) e solicitará que o mesmo remova utilizando a língua com movimentos anteroposteriores (de frente para trás, como se estivesse “varrendo” o palato). Será dado um intervalo para repouso e o paciente deverá repetir o exercício por 10 vezes.

Continue navegando