Buscar

SERGIANA FERREIRA DE SOUSA OLIVEIRA

Prévia do material em texto

FACULDADES ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Curso de Graduação em Administração
SERGIANA FERREIRA DE SOUSA OLIVEIRA RA: 
O IMPACTO DA GESTÃO DE PESSOAS EM UMA MICROEMPRESA.
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2017
SERGIANA FERREIRA DE SOUSA OLIVEIRA RA: 
O IMPACTO DA GESTÃO DE PESSOAS EM UMA MICROEMPRESA.
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2017
SERGIANA FERREIRA DE SOUSA OLIVEIRA
1 INTRODUÇÃO
A história da Gestão de Pessoal começou a tomar escopo, por volta do final do século XX. Em princípio era atribuição do setor de Recursos Humanos (RH) apenas quesitos relacionados a questões de ordem trabalhista ou burocráticas. Após a virada do século, e o advento da globalização do mercado, houve um aumento exponencial por uma demanda de excelência nas organizações para competir com o mercado. Em vista desses fatores, Bazzola apresenta que o setor de RH tornou-se essencial ao desenvolvimento profissional, valorizando o indivíduo por seu desempenho profissional, como forma de enfrentar a atual exigência do mercado e buscando um profissional que atenda essa demanda (BAZZOLA, 2012). .
Tendo em vista a superação dessas novas exigências do mercado a suprir, as exigências por um profissional que atinja as expectativas profissionais, que uma organização tem buscado por um profissional diferenciado, considerando o indivíduo, assim como o desempenho profissional deste mesmo em frente ao mercado.
Diante disso, a gestão de pessoas tem como desafios a criação de dispositivos que traga a valorização deste profissional, assim como a sua capacitação, partindo da ideia de resultados condizentes com o mercado almeja, através de mecanismos próprios, que meçam a forma, o como e onde utilizar tais recursos, delineando a positividade nos resultados. O outro desafio pensado é: a utilização de uma boa equipe de gestão de pessoas, formada de maneira a dar conta de resultados no mercado, somente é possível as empresas de grande porte, ou é possível arcar com os altos custos de se manter um departamento desse porte numa empresa de pequeno porte ou microempresa (BAZZOLA, 2012).
Pensando nesses questionamentos, esse trabalho cogitou na apresentação de um estudo do impacto que uma microempresa possa apresentar ao mudar seu paradigma na gestão de pessoa. Por esse fato foi que o tema se apresentou também como um desafio, pelo fato que a gestão de pessoas caracteriza-se como um sistema que a administração processo se aplica, e com a qual torna-se necessária ao planejamento de qualquer forma de negócio.
A partir dos fatos apresentados, esse trabalho de conclusão de curso partirá do objetivo geral de analisar a maneira que a gestão de pessoas pode impactar as microempresas. A partir desse objetivo, esse trabalho partiu dos seguintes objetivos específicos:
- Apresentar o que é Gestão de Pessoas;
- Apresentar os passos necessários da formação de uma equipe de gestão;
-Definir de que forma uma microempresa possa ganhar com a implementação da gestão de pessoas.
Como não cabe aqui o estudo de caso específico, pensou-se numa análise bibliográfica, utilizando de textos condizentes com o tema, e que apresente a visão teórica da literatura da administração presentes em artigos científicos, monografias, teses e livros. Tendo em vista que o tema não foi muito estudado até o momento, usaremos como percurso a apresentação do que é a gestão de pessoas no primeiro capítulo, seguindo dos capítulos posteriores que definirão de que forma organizar uma equipe de gestão de pessoas, seguida de como a formação da equipe de gestão atua numa microempresa. Por fim, encerramos este trabalho apresentando uma confrontação de ideias dos autores utilizados, para em seguida apresentarmos as considerações finais, finalizando com as referencias bibliográficas.
Capítulo 1
 No presente capítulo temos como missão apresentar a definição do que é a gestão de pessoas. Atualmente quando pensamos em uma gestão de pessoas, ou seja, no mecanismo de administração

Continue navegando