Buscar

Caso Concreto Aula 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto Aula 8
Direito Civil I
Turma 3001
Alisson Jones
Caso concreto 
Otávio e Thalita emprestaram de Pedro um imóvel para fins residenciais por três anos. Durante o tempo que passaram no apartamento, Otavio e Thalita consertaram algumas infiltrações, colocaram um forno a lenha daqueles inamovíveis, e aplicaram papel de parede em todos os quartos. Findo o prazo do contrato, Otavio e Thalita foram notificados para deixar o bem. 
Nesse caso, e conforme a disciplina jurídica dos bens no Código Civil, responda: 
A) Classifique cada espécie de bem acessório que aparece no comando da questão. Justifique a sua resposta. 
R.: Consertaram algumas infiltrações. Isso é uma benfeitoria necessária, pois podem causar danos ao patrimônio. 
Forno a lenha é considerada uma benfeitoria útil, pois poderiam não quiseram um forno doméstico a despeito de economia. 
Aplicaram papel de parede, considerada benfeitoria voluptuária, pois o casal poderia apenas fazer uma pintura simples. 
B) O que Otávio e Talita podem fazer com os bens acessórios identificados no item anterior? Cabe direito de retenção? Justifique a sua resposta. 
R.: As benfeitorias necessárias são indenizáveis e as demais são negociáveis. Eles podem fazer um levantamento para realizar o acordo, caso mantenham os bens nas mesmas condições.
“As benfeitorias são as obras ou despesas que se fazem em bem móvel ou imóvel para conservá-lo, melhorá-lo ou embelezá-lo, repisando o fato de que não são consideradas benfeitorias as melhorias sobrevindas à coisa (o imóvel, no caso) sem a intervenção do proprietário, possuidor ou detentor, consoante o estrito comando legal contido do artigo 64 do Código Civil, e com o que inteiramente de acordo, como visto”. (DINIZ, São Paulo, 1992).
EMENTA: LOCAÇÃO RESIDENCIAL. PRAZO INDETERMINADO. NOTIFICAÇÃO PARA DESOCUPAR O IMÓVEL EM 12 MESES COMO DETERMINA O ART. 78, DA LEI Nº 8.245/91. AÇÃO DE DESPEJO. REVISÃO ANTERIOR DO ALUGUEL COMO ÚNICO MEIO DE DEFESA. A retomada de imóvel residencial com base no art. 78 da atual lei inquilinária pode ser embargada pelo inquilino se da revisão do aluguel ocorrida nos doze meses anteriores à data da vigência da Lei nº 8.245/91, elevou-o a patamar de mercado. No entanto, se o laudo pericial revela que o valor acordado não se aproximou a essa equivalência, inconsistente se mostra a alegação de carência de ação por ausência de pressupostos à propositura da ação. BENFEITORIAS. A alegação de benfeitorias realizadas no imóvel não se presta como argumento de defesa visando complementação do aluguel, cuja aferição dependeria de outros procedimentos judiciais a serem adotados pelo locatário. Sentença mantida. Apelação desprovida. (Apelação Cível nº 195016902, 5ª Câmara Cível do TARGS, Porto Alegre, Rel. Jorge Alcibíades Perrone de Oliveira, 20.04.95). 
REFERÊNCIA
DINIZ, Maria Helena. Lei de Locações de Imóveis Urbanos Comentada. São Paulo, Saraiva, 1992.
Questão objetiva 
(OAB - XVI EXAME UNIFICADO/2015) O prédio que abrigava a Biblioteca Pública do Município de Molhadinho foi parcialmente destruído em um incêndio, que arruinou quase metade do acervo e prejudicou gravemente a estrutura do prédio. Os livros restantes já foram transferidos para uma nova sede. O Prefeito de Molhadinho pretende alienar o prédio antigo, ainda cheio de entulho e escombros. Sobre o caso descrito, assinale a afirmativa correta. 
a) Não é possível, no ordenamento jurídico atual, a alienação de bens públicos. 
b) O antigo prédio da biblioteca, bem público de uso especial, somente pode ser alienado após ato formal de desafetação. 
c) É possível a alienação do antigo prédio da biblioteca, por se tratar de bem público dominical. 
d) Por se tratar de um prédio com livre acesso do público em geral, trata-se de bem público de uso comum, insuscetível de alienação.

Continue navegando