Buscar

A função social da propriedade

Prévia do material em texto

Com o advento do CF / 88, a concepção de propriedade privada passa de um caráter absoluto para um direito fundamental, isto é, apesar da existência de propriedade privada, não está cheio, porque foi considerada como uma instituição da ordem econômica, e, como está, é restringida pela justiça social.
Ao colocar o direito de propriedade na lista de direitos fundamentais, significa que não é suficiente para ser um proprietário legal, é necessário usar a propriedade no desempenho da função social, só então não será não é privado da sua dominação pelo poder público.
A função social da propriedade é uma questão rotineira da reforma agrária, uma vez que a não conformidade com ela se torna um fator que autoriza a expropriação.
Quanto à função social, já está incluída no parágrafo 1 do artigo 2 do Estatuto da Terra. No entanto, o artigo 186 da Carta, Secções/incisos I, II, III e IV, não pode ser reduzido ou aumentado pelo direito comum, no entanto, é referido que, devido ao não respeito da função social da propriedade , basta não contratar apenas um dos elementos listados.
Por conseguinte, de acordo com paragrafos 1 a 7 do artigo 6.º da Lei n. ° 6.629 / 93, a função de propriedade social está intimamente ligada à economia, uma vez que será considerada racional e apropriada para a utilização de 100% do uso da terra e de 80% eficiência na empresa porque não é suficiente para alcançar a produtividade, mas sim levar em conta as melhores técnicas de utilização do solo e técnicas agrícolas para uso racional e apropriado.
Ainda no assunto da função social da propriedade da terra e da reforma agrária, está se perguntando se a reforma agrária ainda é considerada necessária ou não, como é dito que com grandes proprietários a terra tornou-se produtiva, a necessidade de reforma agrária.
Sublinhando que, ao contrário da maioria das pessoas, essas terras gratuitas não são encontradas apenas na região amazônica, mas se espalham por todo o país. Ao fazer essa pequena análise, um quinto do território do Brasil não pertence àquele que a rodeia.
Em um artigo do professor Ariovaldo, há mais informações sobre o cumprimento da função social no caso da terra produtiva, mostrando que apenas um terço da propriedade ocupada no Brasil cumpre a função social.
Entende-se que a reforma agrícola no país é mais do que necessária, mesmo hoje, já que uma grande parte do país, que é realmente destacado e destinado à demarcação dos países indígenas, os pequenos ocupantes da casa, é para os camponeses a reforma e proteção ambiental estão nas mãos de Grileiros e proprietários de terras que não utilizam esses países e apenas aumentam a taxa de desigualdade e privatização do país.
Outra conclusão é que, apesar de todas essas pesquisas, no caso específico de expropriação para reformas agrícolas, há pouco a ver, o que mostra que há também um grande obstáculo para os dados sobre a reforma agrícola deste país.

Continue navegando