Buscar

questões bioquimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

������
Estudo Dirigido 1 – 30/10/2012 Bioquímica II Farmácia
 1 – Defina metabolismo
 
Metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem dentro do organismo e tem a função de mudar ou produzir moléculas. Ele pode estar presente de duas formas: no estado anabólico ou catabólico. 
2 – Defina vias anabólicas e catabólicas apontando pelo menos duas diferenças entre elas. Discuta sobre a importância da conversão ATP a ADP + Pi nestas vias.
Nas vias anabólicas as pequenas moléculas precursoras, ou unidades fundamentais, são reunidas para formar polímeros, ou seja, as grandes macromoléculas componentes das células, tais como as proteínas e os ácidos nucléicos. Como a biossíntese resulta em uma maior complexidade em termos de tamanho e de estrutura molecular, ela requer átomos de hidrogênio ricos em energia, os quais são fornecidos pelo NADPH.
Nas vias catabólicas moléculas orgânicas, carboidratos, lipídeos e proteínas provenientes do meio ambiente ou dos reservatórios de nutrientes da própria célula são degradados por reações que ocorrem de forma consecutiva, de modo a originar produtos finais menores e mais simples, como por exemplo, o ácido láctico, CO2 e amônia.
No citoplasma das células é comum a existência de uma substância solúvel conhecida como adenosina difosfato, ADP. É comum também a existência de radicais solúveis livres de fosfato inorgânico (Pi), ânions monovalentes do ácido orto-fosfórico. Cada vez que ocorre a liberção de energia na respiração aeróbica, essa energia liga o fosfato inorgânico (Pi) ao ADP, gerando ATP. Como o ATP também é solúvel ele se difunde por toda a célula. A ligação do ADP com o fosfato é reversível. Então, toda vez que é necessário energia para a realização de qualquer trabalho na célula, ocorre a conversão de algumas moléculas de ATP em ADP + Pi e a energia liberada é utilizada pela célula. A recarga dos ADP ocorre toda vez que há liberação de energia na desmontagem da glicose, o que ocorre na respiração aeróbia ou na fermentação.
3 – Associe cada afirmativa abaixo com a palavra anabolismo ou catabolismo
Polímeros - como os polissacarídeos - são hidrolizados a monômeros -> anabolismo
ATP é um produto comum nestas vias -> catabolismo
Polímeros – como os polissacarídeos – são construídos a partir dos seus respectivos monômeros -> catabolismo
ATP é requisito básico destas vias -> catabolismo
Vias utilizadas quando a carga energética da célula é baixa -> anabolismo
4 – Como a carga energética da célula controla a velocidade da via glicolítica?
A via glicolítica tem duplo papel: degradação da glicose para geração de ATP e fornecimento de elementos para biossínteses celulares. A velocidade da Glicólise é regulada para atender a essas duas necessidades. Em vias metabólicas, as enzimas que catalisam as reações essencialmente irreversíveis são locais potencias de controle. No caso da Glicólise a Hexoquinase, a Fosfofrutoquinase e o Piruvato são as enzimas que catalisam as três reações de regulação. Há o estímulo para o metabolismo da glicose quando há baixa de energia, sendo o ATP um inibidor alostérico. Há a inibição da Fosfofrutoquinase quando diminui-se o pH e quando se tem citrato. Como ativador alostérico dessa enzima tem-se a frutose 2,6 bisfosfato, que vai aumentar a afinidade da enzima pela frutose 6- fosfato e diminuir o efeito negativo do ATP. O aumento de frutose 6- fosfato leva a um aumento de glicose 6- fosfato pelo euqilíbrio, então, a inibição da Fosfofrutoquinase leva à inibição de Hexoquinase. O Piruvato é inibido alostericamente pelo ATP e alanina. Inibindo-se essa reação com a carga energética alta , torna- se a saída da via glicolítica mais lenta. A Fosfofrutoquinase é o ponto crucial de controle, pois é a enzima que catalisa a reação específica da Glicólise, chamada de etapa “comprometida" ou "regulada"
5 – Quais as 3 enzimas chaves da via glicolítica?
Hexoquinase, a Fosfofrutoquinase e o Piruvato
6 – Qual a importância da fosforilação da glicose a glicose-6-P?
A glicose é mantida na célula por sua fosforilação a glicose-6P. Quando a glicose recebe um fosfato, não pode sair da célula. Assim, a célula garante que a glicose ficará dentro dela.
7 – Quais os possíveis destinos do piruvato na célula? 
Em condições anaeróbicas: é transformado em um dos
produtos finais da fermentação (lactato ou etanol e CO2 ).
Em condições aeróbicas: é transformado em CO2 e H2O.

Outros materiais