Buscar

Teoria Classica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Caso 1: Onde situar Henry Ford: na produção ou no marketing?
Henry Ford foi o pioneiro da produção em massa de automóveis, embarcando de cabeça nas idéias revolucionárias de Taylor. Conseguiu popularizar um produto, antes restrito a um pequeno círculo de milionários. Em seu artigo “Marketing Myopia”, Theodore Levitt dizia que Ford foi o mais brilhante e, ao mesmo tempo, o mais insensato, por oferecer ao consumidor americano carros baratos, mas exclusivamente de cor preta. Foi brilhante por que construiu um sistema de produção desenhado para atender às necessidades do mercado. Na época, os automóveis eram produzidos artesanalmente e a custos altíssimos e proibitivos, exclusivamente para a classe mais rica. Contudo, alega Levitt, celebramos Ford pela razão errada: “a sua genialidade na produção, conseguindo cortar o preço de venda e, em conseqüência, vender milhões de carros de 500 dólares, porque o seu sistema de linha de montagem tinha reduzido os custos. Na verdade, Ford inventou a linha de montagem porque chegou à conclusão de que a 500 dólares ele poderia vender milhões de carros ao consumidor americano. Assim, a produção em massa foi a conseqüência, e não a causa de seus preços baixos. O marketing foi a sua principal preocupação. Sua visão estava bem mais à frente”. O que você acha disso?
Caso Henry Ford
Teoria Clássica
Fundador da Teoria clássica
Formou-se em engenharia de minas e desenvolveu a sua carreira numa empresa metalúrgica. 
A sua principal obra é o livro “Administração Geral e Industrial”, publicado em 1916 
Fayol ao contrário de Taylor partiu, do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas
 (1841-1925)
Henry Fayol
Funções Básicas da Empresa
Fayol salienta que toda empresa apresenta seis funções, a saber:
Obra de Fayol
Funções Técnicas: relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa
Funções Comerciais: relacionadas com a compra, venda e trocas
Funções Financeiras: relacionadas com a procura e gestão de capitais
Obra de Fayol
Funções de Segurança: relacionadas com a protecção preservação dos bens e das pessoas.
Funções de Contabilidade: relacionadas com controles, inventários, registros, balanços, custos e estatísticas
Funções Administrativas: Relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções 
Obra de Fayol
Conceito Adm. de Fayol
Fayol define o ato de administrar como:
Prever ( visualizar o futuro e traçar o programa de ação)
Organizar (recursos físicos e materiais)
Comandar (dirigir)
Coordenar (harmonizar esforços)
Controlar (verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas) 
Esses são os elementos da administração que constituem o chamado processo administrativo. 
Funções Administrativas
As funções administrativas (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar) são consideradas funções universais da Administração.
Estas estão presentes no trabalho do administrador em qualquer nível ou área de atividade da empresa
Funções Administrativas
Para Fayol existe uma proporcionalidade da função administrativa, isto é, ela reparte-se por todos os níveis da hierarquia da empresa e não é exclusivo da alta cúpula, isto é o diretor o gerente o chefe e o supervisor - cada qual em seu nível, desempenham atividades de previsão, organização, comando e controle
Diferença entre Administração e Organização
Fayol faz uma distinção entre ambas as palavras. Para ele, Administração é um todo do qual a organização é uma das partes.
Administração é então um conjunto de processos interligados e unificados - abrange aspectos que a organização por si só não envolve, como os da previsão, comando e controle. A organização abrange somente o estabelecimento da estrutura e da forma sendo, portanto estática e limitada.
Conceito de Linha e Staff
Órgãos de Linha – são responsáveis pelo alcance dos objetivos básicos da organização, possuindo autoridade pela posição ocupada na estrutura organizacional.
Órgãos de Staff – são órgãos de assessoria, e ligam-se indiretamente aos objetivos básicos da organização através dos setores de linha e sua autoridade é apenas funcional. Os órgãos de staff não possuem autoridade de cargo conferido pela estrutura organizacional.
A Administração deve basear-se em leis, ou em princípios, que ele considera os procedimentos. Os princípios são maleáveis e adaptam-se a qualquer circunstância, tempo ou lugar:
Os 14 Princípios:
Divisão do trabalho
Autoridade e responsabilidade
Disciplina
Princípios Gerais de Adm.-Fayol
Unidade de comando
Unidade de direção
Subordinação dos interesses individuais aos gerais
Remuneração do pessoal
Centralização
Cadeia Escalar
Ordem
Princípios Gerais de Adm.-Fayol
Equidade
Estabilidade do pessoal
Iniciativa
Espírito de equipe
Princípios Gerais de Adm.-Fayol
Autoridade e Responsabilidade: enquanto autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência; a responsabilidade é uma consequência natural da autoridade.
Divisão do trabalho: As tarefas devem ser divididas e os funcionários devem se especializar em um número limitado de tarefas. A especialização das tarefas e das pessoas aumenta a eficiência.
Princípios Gerais de Adm.-Fayol
Disciplina: é essencial para que a organização funcione bem e depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.
Princípios Gerais de Adm.-Fayol
Unidade de Comando: cada pessoa deve receber ordens de apenas um único superior. É o principio da autoridade única.
Unidade de Direção: todas as atividades direcionadas a um único objetivo devem ser coordenadas por um único plano e por um único responsável 
Subordinação dos interesses individuais aos gerais: Os interesses gerais da empresa devem sobrepor-se aos interesses particulares das pessoas.
Princípios Gerais de Adm.-Fayol
Remuneração do pessoal: deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição.
Centralização: refere-se á concentração da autoridade no topo da hierarquia.
Cadeia escalar: A comunicação deve fluir seguindo a linha de autoridade que vai do topo para a base da organização. Deve também existir uma comunicação lateral entre os que ocupam posições equivalentes em vários departamentos para que os superiores se mantenham informados.
Princípios Gerais de Adm.-Fayol
Ordem: um lugar adequado para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material humana.
Estabilidade do pessoal: A rotatividade do pessoal é prejudicial para a eficiência da organização. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer no cargo, tanto melhor para a empresa.
Princípios Gerais de Adm.-Fayol
Iniciativa: todas as pessoas devem ser encorajadas a ter iniciativa dentro dos limites impostos pela necessidade de autoridade e disciplina.
Princípios Gerais de Adm.-Fayol
Espírito de equipe: A harmonia e união entre as pessoas devem ser incentivadas para impedir desavenças e dissidências
Críticas a Fayol
Pouca originalidade dos princípios gerais da Administração;
Concepção da organização com ênfase exagerada na estrutura;
Insistência na utilização da unidade de comando;
Centralização da autoridade, denotando a influência das antigas concepções militares e eclesiásticas.
Teoria Clássica da Administração
Os autores clássicos pretenderam criar uma Teoria da Administração baseada na estrutura organizacional dando importância: À divisão trabalho, especialização, coordenação, e atividades de linha e de staff 
Teoria Clássica da Administração
Administração como ciência - pretendia-se elaborar uma ciência da administração baseada em critérios e métodos científicos.
Formula uma Teoria da organização -A essência da teoria clássica é a preocupação com a estrutura e organização.
Conceito de linha e de staff- Denominados órgãos de staff ou assessoria fornecem orientações conselhos consultoria aos órgãos da linha, com vista a eficiência da empresa
Teoria
Clássica da Administração
Divisão do Trabalho -Divisão horizontal (quanto melhor a departamentalização de uma organização mais eficiente se torna (Gulick); divisão vertical (a ideia básica é que as organizações com linhas de autoridade bem definidas seriam mais eficientes)
Coordenação – Indica que há um objetivo a alcançar e que deve guiar os atos de todos (quanto maior a organização ou a empresa, maior a necessidade de coordenação, tendo em vista assegurar a organização como um todo)
Considerações sobre a obra Teoria Clássica
Abordagem simplificada da organização formal –não leva em conta os aspectos da dinâmica organizacional e ambiental. A abordagem anatômica está centrada na estrutura.
Ausência de trabalhos experimentais – a teoria clássica está fundamentada na observação e no senso comum.
Considerações sobre a Teoria Clássica
Extremo racionalismo na concepção da Administração: por meio dos princípios universalmente aceitos, pode-se obter a eficiência máxima da organização.
Abordagem típica da teoria da máquina – a organização era vista como um sistema mecânico e o modelo administrativo era fracionado. A organização é vista como um sistema fechado sem interfaces com ambiente externo direto e indireto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais