Buscar

ultra_fisio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
ULTRASSOM
Adriana Fontes
Departamento de Biofísica e Radiobiologia
adri-fontes@uol.com.br
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
tecido mole – 1,62
água – 1,48
gordura – 1,38
osso – 6,00
ar – 0,0004
*
*
*
Atenuação (absorção e espalhamento)
Fígado (espalhamento 15% da absorção)
*
*
*
1MHz
Sangue = 0,15
Osso = 10,2
Mama = 0,63
Coração = 2,0
Pulmão = 40
Ar = 12
Ecogênicas (refletem muito)
Anecóicas (refletem pouco ou nada)
Músculo do peito – pulmão 
R = 99,5% - ultrassom não serve para examinar os pulmões
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
GEL
*
*
*
*
*
*
Ultrassom é uma modalidade terapêutica usada pela fisioterapia desde 1940s. A faixa de frequencia usualmente utilizada é 0.8 a 3.0 MHz. A máxima absorção no tecido mole é a 2 – 5 cm. Intensidade diminui conforme o ultrassom penetra no tecido. Primeiramente é absorvido por ligamentos e tendões. 
A terapia por ultrassom fornece basicamente dois tipos de benefícios: témicos e não térmicos. Os térmicos são devido a absorção das ondas. Não térmicos são devido a cavitação (que são efeitos resultantes da vibração do tecido que geram bolhas de ar microscópicas e transmitem vibrações estimulando as membranas celulares). Esse tipo de estímulo pode ajudar no reparo celular e nas inflamações.
ULTRASSOM
*
*
*
Além de aquecer, o ultrassom pode também causar relaxação do tecido e melhorar a circulação. Essa melhora na circulação também pode ajudar na inflamação. A intensidade e potência podem ser ajustadas dependendo do efeito que se deseja. 
O ultrassom também pode ajudar no tratamento com fármacos. É uma forma de aplicar a droga para pacientes que se sentem desconfortáveis com injeção. O ultrassom força o medicamento através da pele. O mais comum é o uso de cortisona para ajudar na inflamação. 
Em situações que não é desejável aquecimento, tais como em novos machucados com inflamação aguda, recomenda-se usar o ultrassom pulsado ao invés do contínuo.
ULTRASSOM
*
*
*
Um tratamento típico de ultrassom dura de 3 a 5 min. Um ponto interessante é se houver uma pequena fissura nos ossos numa área perto da superfície, o paciene pode sentir dor. Isso ocorre pois o ultrassom penetra na fissura. Essa pode ser uma forma de diagnóstico de fraturas pequenas que não são visíveis no Raio-X.
Ultrassom pode tratar tendinite, dores nas juntas, espasmos musculares, por exemplo. Pode ajudar no alívio da dor. 
Contra-indicações: quando se tem implantes de metais próximos a área de tratamento, infecção aguda, anormalidades vasculares, diretamento sobre o abdomen de mulheres grávidas e sobre os olhos.
ULTRASSOM
*
*
*
ULTRASSOM DE ALTA INTENSIDADE FOCALIZADO
É usado para aquecimento e destruição de tecidos patogênicos rapidamente. Pode ser utilizado em conjunto com técnicas de imagem, como ressonância. É uma técnica minimamente invasiva e inclui além do aquecimento, ablação da região e também ajuda a veiculação da droga.
O ultrassom pode ser focalizado por uma lente, utilizando um transdutor esférico ou usando um transdutor de matriz que ajusta o sinal dos elementos eletronicamente acertando assim as fases relativas. Nessa terapia, a temperatura pode variar de 65 – 85 oC, destruindo o tecido por coagulação e necrose. Não precisa de anestesia e o tratamento pode ser combinado com radioterapia e quimioterapia.
O ultrassom também pode ser utilizado em Litrotripsia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais