Buscar

Semana 2 de Penal 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto
“SÃO PAULO - Uma farmácia foi assaltada quatro vezes pelo mesmo ladrão em São Carlos, a 229 km da capital paulista. Nesta quinta-feira, ele foi preso. As câmeras de segurança da farmácia gravaram a ação. O vídeo mostra o assaltante chegando à farmácia e pedindo um xarope à atendente. Em seguida, ele anuncia o assalto com uma faca e pede todo o dinheiro no caixa. Ele fez dois assaltos seguidos à farmácia: na manhã de quarta-feira e nesta quintafeira. 
O cara virou meu sócio. Todo dia ele vem sangrar meu caixa. Eu não agüento mais - desabafou o dono da farmácia, Paulo César Castilho. Atos Henrique Pinto, de 26 anos, acabou preso.” (Fonte: Jornal O Globo, 08/04/2011). 
Analisando a reportagem acima, podemos dizer que Atos responderá pelos crimes de roubo, em qual modalidade de concurso de crimes? Explique, inclusive se haverá exasperação ou cumulação das penas.
Crime Continuado, artigo 71. CP, Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e, pelas condições lugar, maneira de execução e outras semelhantes, devem os subesquentes ser habidos como continuação do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um só dos crimes, se idênticos, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois terços. 
O Artigo apresenta 3 espécies de crime continuado: o simples, qualificado e específico. 
o crime simples ou comum é aquele que as penas dos delitos parcelares são idênticas, exemplo: 3 furtos simples, aplica-se a pena de uma só dos crimes, aumentada de 1/6 a 2/3.
no crime continuado qualificado, as penas dos crimes são diferentes, exemplo: um furto simples consumado e um furto simples na forma tentada. APlica-se a pena do crime mais grave, exasperada de 1/6 a 2/3.
o crime continuado específico é o previsto no parágrafo unico do artigo, o qual se verifica nos crimes doloso, contra a vítimas diferentes, cometidos com violência ou grave ameaça à pessoa, aplica-se a pena de qualquer dos crimes, se idênticas ou a mais grave, se diversas, aumentada até o triplo. 
O código adota o sistema da exasperação para crime continuado. 
Questão objetiva
a) Não se admite a suspensão condicional do processo se a soma da pena mínima com o aumento mínimo de um sexto for superior a um ano. 
b) Não se aplica a continuidade delitiva quando os delitos atingirem bens jurídicos personalíssimos de pessoas diversas, segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal. c) O Supremo Tribunal Federal admite a continuidade delitiva entre os crimes de furto e roubo.

Outros materiais