Buscar

Formação e educação em saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Emanuelly Martins da silva 	 Disciplina: FES
Matrícula: 160046301 Turma: A
 Formação e educação em saúde 
Trata-se de falar sobre o ensino de saúde em graduação, o formato centrado nos conteúdos, com excesso de carga horaria e baixa ou nula oferta de disciplinas optativas.
Cabe à saúde coletiva propor outros pensamentos, e dimensionar a educação em saúde, configurando assim o trabalho em saúde, tendo uma visão ampliada do campo. Fala-se principalmente sobre a saúde coletiva, suas contribuições para a epidemiologia, planejamento, politica e gestão em saúde. A saúde coletiva é um campo de produção de conhecimentos e intervenção, visando o bem da população, com práticas de promoção e prevenção a saúde. Alguns dos marcos sociais de saúde coletiva é o cruzamento com as lógicas do SUS.
Se de um lado a formação acadêmico-cientifica tem desempenhado papel fundamental no processo de compreensão, a saúde coletiva vem como forma de educar, pensar e agir em saúde. 
Após os movimentos de saúde publica, a saúde coletiva ampliou e ressingularizou o campo de atuação dos profissionais de saúde. Havendo uma integralidade da saúde, agora o foco estava em promover e prevenir a saúde. 
A saúde coletiva critica e questiona a ordem vigente dos sistemas de saúde. Não conseguiremos interferir no processo saúde-doença se não estivermos prontos para ouvir, estudar, analisar e avaliar o que se pensa e se faz nas ciências de saúde hoje.

Outros materiais