Buscar

simulado pl publicas ed brasileira

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 06/10/2017 16:58:02 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201501983081)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Wood (2001:12), ¿o capitalismo é um sistema em que os bens e serviços, inclusive as necessidades mais básicas da vida, são produzidas para fins de troca lucrativa; em que até a capacidade humana de trabalho é uma mercadoria à venda no mercado; e em que todos os agentes econômicos dependem do mercado, os requisitos da competição e da maximização do lucro são as regras fundamentais da vida (...). Acima de tudo, é um sistema em que o grosso do trabalho da sociedade é feito por trabalhadores sem posses, obrigados a vender sua mão-de-obra por um salário, a fim de obter acesso aos meios de subsistência¿. Qual a única opção que É FALSA acerca da informação sobre desenvolvimento do capitalismo e sua relação com a crise dos anos de 1970 e a reestruturação do Estado Capitalista?
	
	
	 
	a crise do Estado de bem-estar social está relacionada à construção de novo modelo que visa o combatendo ao lucro e a acumulação de capital.
	
	ao se contrapor ao Estado de bem-estar social, segundo os preceitos do Consenso de Washington, o neoliberalismo defendia a privatização dos serviços públicos.
	
	a crise anunciada desde meados dos anos de 1970 fortaleceu o combate dos economistas neoliberais, ao Estado de Bem-estar social.
	
	na década de 1990, não dava mais para esconder que o modelo de desenvolvimento capitalista da época estava em crise.
	
	Os neoliberais afirmavam que a economia e a política do Estado Keynesiano, impediam o controle da inflação e o corte de custos.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502044980)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Modelo de estado provedor que organiza a política e a economia de um país, encarregando-se da promoção e garantia de serviços públicos e proteção para toda a população.
	
	
	
	Globalização
	
	Capitalismo
	
	Democracia
	 
	Estado do Bem Estar Social
	
	Presidencialismo
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502137720)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Longos debates entre educadores e um movimento social crescente começava a invadir a sociedade brasileira, exigindo reformas no país, sobretudo no campo educacional, a partir dos anos de 1920. A criação do Ministério da Educação é um exemplo das mudanças resultantes da pressão do movimento conhecido como Escola Nova. O capítulo II deste texto legal abordou a questão educacional incorporando sugestões e idéias levantadas por intelectuais e professores da época, já apresentadas no Manifesto dos Pioneiros. O trecho acima faz menção a que dispositivo legal?
	
	
	
	Lei 4024/61
	 
	Constituição de 1934
	
	Constituição de 1946
	
	Constituição de 1937
	
	Constituição de 1891
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501469689)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O período de desaquecimento da produção associado à expansão do mercado financeiro foram algumas das causas da crise do Estado de Bem- Estar Social, porém, nos países centrais do capitalismo, o crescimento de produtos industrializados aumentou enquanto que nos países periféricos:
	
	
	
	O crescimento econômico se manteve estável
	 
	O aumento da pobreza se manteve acelerado
	
	A distribuição de renda aumentou em ritmo acelerado
	
	O crescimento da população e da riqueza desequilibrou o consumo
	
	A desigualdade social diminuiu
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501469604)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para o professor brasileiro, estudar as Leis de Diretrizes e Bases da Educação contribuiu para contextualizar o cenário e a história da educação, bem como as políticas públicas que legitimam e determinam os caminhos da educação no Brasil. Quanto a 1ª Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, marque qual das informações abaixo pode ser considerada FALSA:
	
	
	
	Seu processo teve dois períodos, que corresponderam a discussões e polêmicas bem distintas
	 
	Sua elaboração, apesar de complexa, e definida por duas fases, foi breve e sem embates
	
	Uma primeira fase caracterizou-se pelo conflito partidário entre dois políticos
	
	A segunda fase foi permeada pelo debate em torno da questão das verbas públicas
	
	Toda política educacional carrega intencionalidade, valores, ideias e posições, estas se estendem pelas escolas atuando decisivamente na prática pedagógica em sala de aula e na construção do perfil do cidadão desejado pelo Estado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502112862)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A elaboração da primeira Lei de Diretrizes e Bases (LDB) no Brasil foi muito longa e demorada porque havia uma luta política entre dois partidos opostos e por causa do debate sobre:
	
	
	 
	as verbas da educação
	
	a centralização do currículo
	
	o ensino técnico no Brasil
	
	o teor conteudista do currículo nacional
	
	a descentralização do currículo
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502016108)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está prevista na legislação nacional. Neste contexto, assinale o que NÃO está previsto no artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/96).
	
	
	
	A educação de jovens e adultos deve articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma de regulamento.
	 
	Os sistemas de ensino mantêm parcialmente a gratuidade aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, assim como oportunidades educacionais apropriadas.
	
	O Poder Público viabiliza e estimula o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.
	
	São consideradas as características do aluno, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
	
	A EJA é destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201501648773)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A respeito da A lei 5540/68, é correto afirmar que:
	
	
	
	o Poder Executivo Federal desconcentrava poderes, além de ser eleito de forma direta pelo Congresso Nacional.
	
	o governo ditatorial afirmava sua proibição ao ensino livre e passava a controlar à ação da iniciativa privada
	 
	determinou que as disciplinas nas Universidades passassem a ser agrupadas por departamentos, deixando de se organizar por cursos, reforçando o caráter da fragmentação
	
	autorizava mais vagas nas universidades públicas, com ênfase na liberdade de expressão
	
	foram anos marcados por uma intensa atividade educativa que visavam a mobilização e organização dos estudantes
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502028537)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na Constituição de 1988 o seu Art. 211 parágrafo 3º diz que os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente em que ensino?
	
	
	
	Médio e Infantil;
	
	Fundamental e na Educação Infantil;
	
	Médio e Superior;
	
	Básico e Superior;
	 
	Médio e Fundamental;
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201501469839)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual informação NÃO é pertinente á Constituição de 1988:
	
	
	
	A União, estados, distrito federal e municípios devem proporcionar o acesso à cultura, á educação e à ciência, e que todas as esferas têm competência para legislar sobre educação
	
	Estabelece que cabe à União aplicar no mínimo 18%, enquanto que os municípios e estados devem investir no mínimo 25% cada de seu orçamento em educação
	 
	A educação, direito de todos e dever exclusivo
do Estado que visará o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho
	
	Assegura o direito à educação dos povos indígenas, garantindo que o ensino se realize em língua materna e na língua portuguesa
	
	A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos: soberania, cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; e o pluralismo político
	 Gabarito Comentado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais