Buscar

04 NEOPLASIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NEOPLASIA
Neoplasia: Massa anormal de tecido que apresenta CRESCIMENTO DESORDENADO. Possuem certa AUTONOMIA, ou seja, são capazes de se proliferar independente do local, persistindo após a interrupção do primeiro estímulo.
Neoplasia = Tumor, que pode ser BENIGNO OU MALIGNO (CÂNCER).
BENIGNO : Tumor LOCALIZADO, restrito ao local em que se iniciou. Geralmente são BEM DELIMITADOS, apresentam MENOR TAXA DE CRESCIMENTO e são DIFERENCIADOS (mantém características do local de origem). Em relação à nomenclatura, geralmente acrescenta-se o sufixo OMA ao tipo celular do qual eles surgem (fibroma = origem em tecido fibroso ; condroma = origem em tecido cartilaginoso), com exceções (melanoma, linfoma, teratoma, ambos malignos). Os Pólipos são massas que se projetam em superfícies mucosas, como ocorre no intestino.
MALIGNO: Tumor com capacidade de se METASTATIZAR (exceções para Carcinoma Basocelular que tem alta capacidade de destruição da pele, e Glioblastoma, nas células gliais), ou seja, invadir tecidos além da sua origem. Geralmente apresentam alterações arquiteturais e citológicas (DISPLASIA, POUCO DIFERENCIADOS - características diferentes do local de origem -, MAL DELIMITADOS, MAIOR TAXA DE CRESCIMENTO - mitoses atípicas-). Em relação à nomenclatura, acrescenta-se o termo SARCOMA para tumores de ORIGEM MESENQUIMAL (conjuntivo,muscular, cartilaginoso, ósseo, hematopoiético, como leucemia e linfoma), por exemplo: fibrossarcoma, lipossarcoma, condrossarcoma. Acrescenta-se o termo CARCINOMA para tumores de ORIGEM EPITELIAL, por exemplo: adenocarcinoma (origem glandular e maligna), adenoma (origem glandular e ainda não maligna).
TUMORES BEM DIFERENCIADOS (BENIGNOS): características semelhantes às do seu local de origem.
TUMORES POUCO DIFERENCIADOS (MALIGNOS): características diferentes às do seu local de origem.
ANAPLASIA = Tumores INDIFERENCIADOS. Não é possível identificar local de origem.
DISPLASIA = alterações morfológicas e citológicas, NÃO NEOPLÁSICAS, mas com potencial para se tornar. Se esse potencial for acentuado = CARCINOMA IN SITU.
TAXA DE CRESCIMENTO vai depender da TAXA DE PRODUÇÃO (PROLIFERAÇÃO) e da TAXA DE PERDA. Os fatores de crescimento INDEPENDEM DO ESTÍMULO (AUTONOMIA). 
A FRAÇÃO DE CRESCIMENTO é a proporção de células tumorais que se encontram em replicação e são importantes para a terapêutica e prognóstico do paciente. Os QUIMIOTERÁPICOS agem nas células com ALTA ATIVIDADE MITÓTICA, processo que pode ser estimulado pela RADIOTERAPIA.
METÁSTASE
Perda das junções intercelulares responsáveis pela adesão.
Liberação de enzimas que destroem a membrana basal
Migração
VIAS DE DISSEMINAÇÃO: Sangue (sarcomas), Linfa (carcinomas) e implante direto em cavidades corporais (câncer de ovário - cavidade peritoneal).
Invasão de diferentes tecidos. ex.: OSSOS PULMÕES.
CARCINOGÊNESE: 
Origem na expansão clonal de uma única célula devido a algum erro no processo mitótico ou apoptótico (erro de reparo do DNA, erro na expressão gênica, autonomia de multiplicação, não eliminação de células lesadas, não envelhecimento, baixa imunidade, angiogênese - autonomia de sobrevivência-).
Agentes tumorigênicos (cigarro, álcool, radiação) atuam principalmente em células basais ou de reserva, células-tronco, células em G0 (intérfase).
GENES que quando expressos = Neoplasias
PROTO-ONCOGENE é o gene NORMAL, NÃO EXPRESSO. Quando mutado, se torna ONCOGENE e estimulam FATORES DE CRESCIMENTO ou AUMENTO DE RECEPTORES ( EGF, ERB, HER2).
Alteração em proteínas responsáveis pela tradução de sinais (RAS = tumores de tireoide; BRAF = melanoma).
Alteração em proteínas nucleares reguladoras (MYC)
Alteração nas Ciclinas (alteram ciclo celular) = LINFOMAS.
GENES SUPRESSORES DE TUMOR, se falharem = Neoplasias
Em estado NORMAL, DIMINUEM A PROLIFERAÇÃO CELULAR
Genes: RB, p53, APC
GENES DE REPARO DO DNA, se falharem = Neoplasias
BRCA-1 e BRCA-2
GENES APOPTÓTICOS se falharem = Neoplasias
Bcl-2 ex.: Linfomas

Continue navegando