Buscar

Direito Feudal


Continue navegando


Prévia do material em texto

Direito Feudal
Instituições feudo-vassálicas e o regime dominial
FEUDALISMO: 
Caracteriza-se por um conjunto de instituições: vassalagem e o feudo.
Vassalagem: elemento pessoal
Vassalo: homem livre e comprometido para com o seu senhor por um contrato solene pelo qual se submete ao seu poder e se obriga a ser-lhe fiel e a dar-lhe ajuda e conselho, enquanto o senhor lhe deve proteção e manutenção.
-A ajuda é geralmente militar, isto é, o serviço a cavalo, porque a principal razão de ser do contrato vassálico para o senhor é poder dispor duma força armada composta por cavaleiros.
Elemento real: o feudo
Geralmente uma terra, concedida gratuitamente por um senhor a seu vassalo, com vista a garantir-lhe a manutenção legítima e dar-lhe condições para fornecer ao seu senhor o serviço requerido. Com o surgimento da subvassalagem, a Europa Ocidental divide-se numa multiplicidade de pequenos senhorios. A vendetta é a solução normal dos conflitos.
O Direito
Restringe-se às relações feudo-vassálicas e às relações dos senhores com os servos dos seus domínios, a laços de dependência de homem para homens.
Fontes do Direito Feudal
Costumes
Sec X e XI: Desaparecimento da atividade legislativa dos reis sem escritos jurídicos: nem leis, nem livros de direito, nem sequer atos reduzidos a escrito.
Conforme Gilissen
À parte alguns clérigos, ninguém sabe ler nem escrever; há poucas escolas; os vassalos reunidos num tribunal feudal são incapazes de ler textos jurídicos. A justiça é feita, na maior parte das vezes, apelando para Deus, com a ajuda de ordálios ou de duelos judiciários. Enfim, a maior parte das relações entre os homens, que nascem das convenções próprias das instituições feudo-vassálicas, são regidas pelo costume que fixa as relações duns e outros.
Renascimento do Direito Romano
SEC XII- Universidades- Elaboração de uma ciência do Direito.
Ensino do Direito era ministrado quase que exclusivamente com base no direito romano, mais especificamente, na codificação de Justiniano (corpus iuris civilis).
Essa ciência do direito não era igual à da época romana porque os professores não viviam fora do seu tempo. Ao interpretar o direito romano, deixaram-se influenciar pelas ideias de sua época.
O sistema jurídico que elaboraram era um direito teórico, um direito erudito.
Vantagens do Direito Romano Erudito
Era um direito escrito
Era comum a todos os mestres (ius communi)
Era muito mais completo e evoluído
Era racional
Tinha uma concepção abstrata de justiça
Preponderância da lei 
Renascimento do Direito Romano
Sec XII Europa nas Universidades
Tarefa de Interpretação dos professores (glosas), a partir do Corpus Iuris Civilis, dando como resultado o direito romano erudito.
Recepção do Direito Romano
Entrada do Direito Romano Erudito na Europa Continental de forma total ou parcial 
Ius Commune