Buscar

ESTUDO DIRIGIDO INSULINA GLUCAGON

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido
1/2 -Quais as principais diferenças de distribuição histológica e de produção hormonal existentes entre as células que compõem as ilhotas pancreáticas?
R: Células beta-produtoras de insulina estão no centro, as células alfa estão mais periféricas e as delta estão mais periféricas ainda. Sua irrigação é centro-periféria. 
3- Descreva o mecanismo através do qual os principais nutrientes regulam a secreção de insulina pelas células pancreáticas? R: Aumento da glicose, aminoácidos e ácido-graxo ( a curto prazo estimula a liberação de insulina e a longo prazo inibe) plasmáticos aumentam a secreção de insulina. 
4-Qual o estímulo mais potente para causas a liberação de insulina das células pancreáticas, a glicose endovenosa ou a administrada via-oral? Explique. R: Via oral, Pois os hormônios gástricos otimizam a ação da insulina.
5- Porque o uso de anestésicos locais em diabéticos não compensados está contraindicado ?R: Porque, a aplicação local tem que ser aplicado vasoconstrictores e anestesia, pois a composição destes tem ação oposta à insulina, sendo considerado hiperglicêmico.
6- Qual a possível interação de efeito que podemos encontrar entre um individip que desenvolva hiperparatireoidismo e a secreção de insulina? R: O hiperparatireoidismo aumentam a hipercalcemia, e esta aumenta o cálcio intracelular por competitividade aumentando assim a secreção de insulina. 
7- Porque um individuo obeso que não se exercita tem maior risco de desenvolver diabete tipo-2. R: Pois o indivíduo adquiriu maior resistência à insulina por causa dos lipídios e ocorre a maior secreção de insulina das células beta-pancreáticas com consequente aumento da glicose plasmática.
8- Descreva o mecanismo de ação celular da insulina e suas principais ação sobre as enzimas que controlam o metabolismo de glicose no fígado?
R: A insulina promove o aumento da permeabilidade da célula à glicose, proteína e lipidio. No fígado, ocorre a inativação da fosforilase hepática, aumentando a atividade da glicocinase, e ativando a glicogênio-sintetase promovendo o armazenamento da glicose no fígado. Além de aumentar o armazenamento de trigliceridio no tecido adiposo e proteína no músculo.
9- As ações mais rápidas e potentes da insulina acontecem sobre que tipo de nutriente? Quais as suas ações sobre o metabolismo deste nutriente no fígado e nos adipócitos.
R: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10- Explique como as ações metabólicas da insulina contribuem no crescimento corporal?
R: Aumentando a síntese e transporte de aminoácidos específicos, aumenta a deposição de cálcio ósseo, inibe a proteólise, promove anabolismo diminuindo aminoácidos plasmáticos, estimulam a produção de IGFs.
11- Descreva as principais características clínicas evidenciadas no diabetes mellitus tipo 1 e correlacione-as com os defeitos metabólicos resultantes da falta da ação insulínica? 
R: Hiperglicemia: Por causa da falta de insulina
Acidose metabólica: Causada pelo aumento do metabolismo lipídico e proteico.
Hálito cetônico: Pela produção de cetoácidos provenientes do metabolismo lipídico e proteico.
Perca de peso: Pelo aumento do consumo de proteína e lipídio como fonte energética.
Desidratação celular: Desequilibrio osmótico.
12- Quais os principais fatores que regulam a secreção de glucagon e como eles o fazem?
R: Glicose, insulina e aminoácido. A falta de glicose e a baixa concentração de insulina estimula a secreção de glucagon.
13- Porque normalmente o nível plasmático de glucagon em resposta a refeições comuns varia menos que o de insulina? R: Porque é necessário apenas poucos níveis de glucagon para controlar os níveis de glicose. 
14- Descreva o mecanismo de ação celular geral do glucagon e suas principais ações gerais sobre o fluxo de nutrientes nos tecidos que estão mais sujeitos a sua ação.
R: Aumenta a lipólise, aumenta a gliconeogenese, aumenta a glicogenólise, aumenta a proteólise. 
15- Sabendo que as ações do glucagon sobre o metabolismo hepático dos carboidratos são antagônicas às da insulina, identifique as principais enzimas onde tal antagonismo ocorre e descreva como ele promove estas ações?
R: Adenilil-ciclase, ativando a fosforilase hepática.
inibe PIRUVATODESIDROGENASE, glicogênio sintase, glutamato 4 e 2.

Outros materiais