Buscar

trabalho civil II ASSUNTOS PARA PROVAS CIVIL 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

9.2.        Seguro de Dano
O art. 778 do Novo Diploma Civil:
“Nos seguros de dano, a garantia prometida não pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento da conclusão do contrato’”.
A regra do artigo 781 Novo Código Civil, no que tange a indenização é:
“A indenização não pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento do sinistro, e, em hipótese alguma, o limite máximo da garantia fixado na apólice, salvo em caso de mora do segurador.”  
9.2.   Seguro contra acidentes
Existem dois tipos de seguro contra acidentes.
1.       Seguro contra acidentes pessoais.
Tem por objetivo cobrir os riscos de morte ou de lesão, conseqüente de um acidente o qual o segurado se exponha. 
2.       Seguro contra acidentes de trabalho.
 Obrigatório a todo empregador e sua finalidade é a de cobrir os riscos de morte ou de lesão provocados direta ou indiretamente pelo exercício do trabalho. 
9.3.        Seguro de fogo
É a espécie de seguro que cobre os riscos de incêndio, raios e suas consequências. Para os bens móveis e imóveis de sua propriedade, que sejam melindrosos a danificação por tais riscos.
 
9.4.        Seguro de transporte
Visa assegurar bens ou mercadorias transportadas pelas vias terrestre, marítima, fluvial, lacustre e aérea. 
9.5.        Seguro agrário
É o seguro que se destina à preservação das colheitas e dos rebanhos contra a eventualidade de riscos que lhe são peculiares e instituídos em todo o país. 
9.6.        Seguro Mútuo
Regido por leis especiais, é objeto de ajuste entre várias pessoas que se propõem a assumir os riscos que todos estejam correndo, e figuram ao mesmo tempo como segurados e seguradores. Cada um dos segurados se obriga às cotas necessárias às despesas de administração e indenização dos sinistros, seja com a partilha dos encargos pro rata seja mediante o pagamento de quantias fixas, substituindo, entretanto, neste último caso, a obrigação de se cotizarem pela diferença se os fundos arrecadados forem insuficientes.
Não se deve confundir seguro de mútuo com práticas adotadas entre pessoas ligadas por uma relação de natureza profissional ou outra, as quais ajustam entre si cotizarem-se e oferecer à família da que falecer uma quantia formada pela soma das cotas de todo. Há uma inspiração securitária, ou uma idéia de operação mútua de seguro, mas a falta dos requisitos não se compadece com esta espécie.
 
9.7.        Seguro de responsabilidade civil
Tem por objeto transferir para o segurador as conseqüências de danos causados a terceiros, pelos quais possa o segurado responder civilmente.
 
9.8.        Performance Bond
É a modalidade de seguro com a finalidade de garantir a perfeição ou acabamento de uma obra.

Outros materiais