Buscar

Pesquisa em psicologia.LW1

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO FASE
CURSO DE PSICOLOGIA
CAMPUS SERGIPE
A Insônia.
ARACAJU
2017.2
LUIZ PAULO MENEZES DOS SANTOS 
WEDJA GLEICE COSTA SIMAS
A INSONIA. : O que fazer para amenizar ? Que métodos podem ser utilizados para resolver essa batalha com o sono
Elaborar uma pesquisa relacionada a Insônia , apresentado ao professor da disciplina Pesquisa em Psicologia do Curso de Psicologia da Faculdade Estácio –FASE.
Prof. Dr.: Milena Aragão.
ARACAJU
2017.2
1 INTRODUÇÃO 
 A insônia pode ser definida como um transtorno caracterizado por dificuldade de iniciar ou manter o sono, despertar precoce ou sono de má qualidade e cronicamente não reparador, resultando em sintomas diurnos, físicos e emocionais, com impacto negativo no funcionamento social e cognitivo do indivíduo.
Os sintomas ocorrem mesmo em vigência de condições adequadas para o sono e os indivíduos apresentam pelo menos um dos seguintes sintomas diurnos: fadiga, déficit de atenção, concentração e memória; disfunção sexual, profissional e acadêmica; irritabilidade, sonolência excessiva diurna; falta de motivação e energia; propensão a erros. A privação ou redução do tempo de sono trazem diversos prejuízos ao organismo: alterações do humor, irritabilidade e impaciência, comprometimento da memória e concentração, aumento da liberação de hormônios relacionados ao estresse, contribuindo para o desenvolvimento de hipertensão arterial e outras doenças cardiovasculares, gastrointestinais e pulmonares, além de ansiedade e envelhecimento precoce.
2 JUSTIFICATIVA 
A insônia é um dos distúrbios do sono que mais afeta a vida de uma pessoa saudável no seu dia a dia. Causando alterações do humor, irritabilidade e impaciência, comprometimento da memória e da concentração causando sérios danos aos indivíduos que dela sofre.
3 REFERENCIAL TEÓRICO
- CLASSIFICAÇÃO DOS DISTÚRBIOS DO SONO COM ENFOQUE NA ADOLESCÊNCIA:
 A seguir estão brevemente descritos os distúrbios de sono mais comumente encontrados na fase da adolescência seguindo a International Classification of Sleep Disorders (ICSD-2, 2005).
- PESADELO	
Os pesadelos são experiências oníricas intensas e desagradáveis que atingem cerca de 4% da população adulta pelo menos uma vez por semana. O distúrbio de pesadelo está intimamente relacionada à má qualidade subjetiva do sono (SIMOR, 2013) e pode estar associado a grande aflição e prejuízo no funcionamento diurno (GEHRMAN & HARB, 2010). 
- A INFLUÊNCIA DOS DISTÚRBIOS DO SONO NOS TRANSTORNOS COGNITIVOS 
O sono é uma necessidade vital para os níveis ideias da função cognitiva, incluindo atenção, memória, aprendizagem e funções executivas de ordem superior, e por isso tem influência significativa no funcionamento acadêmico durante a adolescência (DEWALD et al., 2010; ANDERSON et al., 2009). A redução no tempo de duração do sono durante os dias da semana estão relacionados a notas baixas (ROBERTS et al., 2009). Existem associações
claras e consistentes entre a perda de sono, sonolência diurna e desempenho acadêmico inferior entre os adolescentes (SHOCHAT et al., 2014). 
4 OBJETIVOS
Objetivos gerais
Analisa a melhor forma de prevenir/evitar esse distúrbio do sono, fornecer dados claros e objetivos sobre o mesmo e a eficácias dos tratamentos.
Objetivos específicos
Trazer informações sobre alguns tipos de tratamentos existentes, 
Compara a eficácia do tratamento farmacológico com os não farmacológicos 
Investiga os fatores que levaram o indivíduo a ter insônia
5 METODOLOGIA
 Pesquisar na internet em fontes seguras e confiáveis, acompanhar novas notícias pelo jornal, revistas e artigos científicos e entrevista pessoas que tem o distúrbio 
REFERÊNCIAS
http://www.insonias.com/insonia-em-criancas-e-adolescentes/www.psicopatologiafundamental.org/.../a_insonia_o_sono_ruim_e
_o_dormir_em_pa...
www.absono.com.br/abms/wp-content/uploads/.../ConsensoInsonia2013.pdf
www.centroreichiano.com.br/artigos/Anais%202008/Marcia%20Moss.pdf
www.psicologia.pt/artigos/textos/AOP0125.PDF 
Insônia do diagnóstico ao tratamento - Associação Brasileira do Sono

Continue navegando