Buscar

revisão simplificada av1

Prévia do material em texto

Gestão estratégica de pessoas- Revisão simplificada
competencia: capacidade de utilizar o conhecimento para agregar valor e fazê-lo acontecer na organização por meio da mudança e da inovação, é percebida pelos outros, conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes.
talento: talento é a maneira pela qual você desenvolve a sua vocação por meio de desenvolvimento de atividades.
empregabilidade: tem a ver com o valor de um profissional no mercado de trabalho, o quanto a carreira dele vale no mercado.
trabalhabilidade: capacidade de gerar trabalho, além do emprego, diversas formas de como transforma seu conhecimento, a capacidade que voce tem produzir em algo util na economia.
gestão por competencias: modelo que as empresas implantam para fazer um mapeamento de todas as competencias da organização, alinhado com seus objetivos estratégicos, para cada cargo voce vai elencar uma serie de competencias necessarias.
estratégia:o que voce quer, e como irá conseguir, uma combinação entre os seus objetivos e o plano( como voce pretende? qual o passo a passo que voce precisa para conquistar-los?)
gestão estratégica de pessoas: alinhar pessoas ao negócio, esse é o maior desafio, para de pensar numa empresa mecanica e pensar de forma organica, é manter as pessoas alinhadas ao os objetivos e estratégia da organização.
desafios da gestão de pessoas: pensar o que é desejavel pelas pessoas? o que é legal e da pra fazer? e o que é rentável para o negócio?
missão: razão de ser da organização(ex: produzir, organizar, distribuir conhecimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas-elemento do presente).
visão: o que busca a organização(ser líder na difusão de conhecimento qualificando pelas novas mídias, em 5 anos-elemento do futuro)
valores: são as crenças(qualidade, didática, experiência e inovação).
Os lideres devem ter visão de futuro, estar apaixonado pela missão, seguir valores e ter talentos alinhados com sua função.
Líder não é ser chefe, ele é seguido, normalmente pela suas idéias, pela capacidade que ele tem de influenciar e também ouvir o outro.
Precisa reunir, grupo de colaboradores que se apaixone pela missão, visão e valores, que saibam se autogerenciar, que conheçam seus próprios talentos, e saibam usar em sinergia de equipe, cada líder precisa transformar esse grupo em equipe, alocando as pessoas nas funções certas e saber motivá-las continuamente, o líder precisa avaliar periodicamente a perfomance de sua equipe e criar um ambiente que seja estimulante, onde as pessoas queiram se superar e estejam motivadas para ir mais além do que o normal.
Negociação: é uma competência, uma habilidade,vem das nossas inteligências, usa nossa inteligência, emocional, lingüística e social.
Liderança autocrática: apenas o líder decide.
Liderança liberal: total liberdade para a tomada de decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder.
Liderança democrática: as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo que é estimulado e assistido pelo líder.
Habilidade técnicas: relaciona se com o fazer, conhecimento especializado.
Habilidades humanas: saber trabalhar com as pessoas, se interelacionar.
Habilidades conceituais: raciocinar com o diagnostico da situação e pensar em alternativas para a solução, planejar o futuro,compreende as funções da organização.
Análise swot:identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças aos elementos internos e externos de um negócio, esses aspectos são colocados em uma tabela, que facilita traçar estratégias para previnir riscos e aproveitar as oportunidades. 
Gestão estratégica de pessoas: engloba toda a estratégia da empresa, o que ela quer fazer, aonde quer chegar, o plano de gep deve estar adequado com a estratégia da empresa, entender a importância do capital humano ou intelectual, as pessoas são os centros da empresa, a gep lida em chamar a pessoa certa para a empresa, recrutar, selecionar, treinar, desenvolver e manter para que ela produza sempre mais, é importante ter o perfil definido para o ocupante do cargo, o processo de avaliação de desempenho é de extrema importância, para que o colaborador saiba que ele esta trabalhando no caminho certo da empresa, ter um plano de cargos e salários estruturado, você vai ter o talento da sua empresa, equivalente a pessoa que você quer contratar, a importância de remunerar de forma adequada quem ocupa o cargo, os objetivos dos colaboradores devem estar alinhados com o objetivo da organização, as avaliações de desempenho, os treinamentos, são importantes também para o colaborador ter um feedback sobre a sua própria atuação dentro da organização.
Absenteismo: faltas, atrasos, horas não trabalhadas pelos empregados numa relação de emprego, medir as ausências, os motivos, na intenção de evitá-las.
Turnover: rotatividade de pessoas dentro da empresa, o turnover elevado é o maior inimigo das empresas na atualidade, com a saída de 30%, dos funcionários em um ano, a empresa perde conhecimento e os gestores perdem tempo treinando e preparando os que chegam para substituir os que saíram.
Grupos: se reúnem por afinidades semelhantes, e equipes tem objetivos semelhante
A empresa coloca as vagas internas primeiro, caso não encontre um colaborador adequado ao cargo, ai sim ela publica a vaga externamente.
Cargos: necessita de uma função dentro de uma organização, e essa função agrega tarefas, responsabilidades, posso ter um cargo de ajudante em especifica funções, assim como ajudante geral, 
Recrutar é comunicar a vaga e atrair pessoas, e selecionar é depois de comunicar a vaga, selecionar o melhor perfil.
Recrutamento interno: quando a organização busca talento dentro da própria organização, acaba sendo mais rápido, mais barato e mais simples
Recrutamento externo: buscar pessoas que ainda não fazem parte da organização, aumento do capital humano, e intelectual, aparecimento de novas idéias. Novos indivíduos dão um gás para a organização.
Cultura organizacional: é uma expressão designada ao conceito de cultura(valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, etc) que adota uma organização. importância da cultura organizacional( permite estabelecer critérios e regras de ação para um melhor desempenho, molda aos seus membros e estabelece parâmetros de conduta, facilita a tradução e a articulação dos objetivos gerais.
Clima organizacional:é o nível de satisfação dos trabalhadores, é o reflexo dos efeitos dessa cultura na organização como um todo.influencia direta ou indiretamente nos comportamentos e na produtividade do trabalho.ex: greves, desperdícios, conflitos interpessoais ou interdepartamentais.

Continue navegando