Buscar

Resumo sobre Impactos potenciais das alterações do Código Florestal nos recursos hídricos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo: Impactos potenciais das alterações do Código Florestal nos recursos hídricos
AQUINO, F.G.; VILELA, M.F. Importância das matas ripárias. 2008. Artigo em Hypertexto. Disponível em: <http://www.infobibos.com/Artigos/2008_4/matas/index.htm>. Acesso em: 17/10/2017
A natureza trabalha e produz na forma cíclica, mostrando o caminho para a atuação do homem. Está bem clara a forma como a natureza trabalha, quando se observa, por exemplo, o modelo como ocorre à ciclagem dos nutrientes que são a fonte básica de produção dos ecossistemas. Impacto ambiental é um desequilíbrio provocado pela ação dos seres humanos sobre o meio ambiente. O desmatamento incontrolado e insano está causando a desertificação e levará fatalmente ao desabastecimento de água e à formação de solo improdutivo. Os serviços ambientais dos sistemas aquáticos ficam comprometidos com a remoção da vegetação e o uso intensivo das bacias hidrográficas. Não só a remoção da vegetação está comprometida como a retirada das áreas alagadas para desenvolver atividades agrícolas, ou construção de infraestrutura tem um elevado custo do ponto de vista ecológico, econômico e social. Ao fazer essa retirada prejudica a mata ciliar (desempenham importante ação na filtragem de poluentes) que se localizam as margens dos rios.
A deterioração da bacia hidrográfica e a remoção da vegetação modificaram substancialmente a qualidade da água no rio com várias consequências no abastecimento público e perda de serviços. As matas ripárias que acompanham os cursos d’água desempenham funções ecológicas, sociais e econômicas importantes, destacando-se: manutenção dos leitos dos rios, proteção das nascentes, conservação do solo contra erosão e empobrecimento, preservação do patrimônio genético, manutenção de condições favoráveis à fauna, dentre outros. Entretanto, o papel mais importante é a manutenção dos recursos hídricos. No ponto vista ecológicas as florestas riparias são consideradas corredores ecológicos dos recursos da fauna, sendo fundamental na produção primaria. 
Todavia, agricultores a veem como potencial produtivo. Existem também interesses para a extração de areia, corte seletivo de madeira, mineração, etc. Por outro lado, sua preservação e restauração, visando proteger suas funções hidrológicas e ecológicas, constituem etapa essencial na busca da sustentabilidade. Mesmo diante do reconhecimento da importância da zona ripária e dos serviços ambientais que realiza, da constatação da degradação que nestas áreas da microbacia vem ocorrendo e dos conflitos nela estabelecidos, a delimitação e o manejo sustentável da zona ripária não são, considerados no planejamento do uso da terra, mesmo nos chamados planos de manejo integrado de microbacias. A valoração destes serviços e sua diversidade e complexidade é um processo em andamento, tanto do ponto de vista científico como do ponto de vista de economia. Estes serviços estão diretamente relacionados com o papel físico, químico e biológico, no conjunto de complexos fatores que regulam o funcionamento dos ecossistemas e tem um papel relevante na integração ecológico-econômica e reposta à perturbação. Além da deterioração dos serviços de abastecimento de água, há perda de serviços de recreação, turismo, pesca, com aumento da toxicidade e eutrofização. Estas duas consequências, aumento da toxicidade e do potencial de eutrofização têm como resultado a perda da qualidade de água dos rios, lagos e represas e comprometimento dos serviços ambientais dos ecossistemas aquáticos.

Outros materiais