Buscar

Sistema Digestório - Estudo Dirigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sistema Digestório
Conceituar do ponto de vista funcional o sistema digestivo;
 O sistema digestório é um órgão tubular oco com a finalidade de receber, digerir, processar e fornecer o suprimento nutritivo para todo o corpo.
Citar as partes componentes do sistema digestivo;
 O sistema digestório é composto pelo canal alimentar que se inicia no cavidade bucal, faringe, esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado, intestino grosso, reto, anus e por órgãos anexos como glândulas salivares, fígado e pâncreas.
Definir cavidade bucal e citar suas partes com respectivos limites; 
A boca é a parte inicial do sistema digestório responsável pelo esmagamento dos alimentos e início da absorção dos nutrientes. A boca fica situada na parte frontal inferior da cabeça e sendo limitada anteriormente pelos lábios, posteriormente pela parte bucal da faringe através de uma região estreitada, o istmo das fauces. Superiormente pelo palato, inferiormente por músculos do assoalho e lateralmente pelas bochechas. Ainda nesta cavidade fazem parte as saliências como a gengiva, dentes e língua.
Citar as glândulas salivares extraparietais, sua localização e trajeto de seus ductos excretores;
 As glândulas salivares são consideradas anexos do sistema digestório, responsáveis pela secreção da saliva. As mais importantes são as extraparietais que compreendem 3 pares de glândulas. As glândulas parótidas, estão situadas lateralmente a face e anteriormente ao ouvido externo. Seu canal excretor o ducto parotídico, abre se no vestíbulo da boca ao 2º molar superior. A glândula submandibular localiza-se anteriormente e inferiormente a parótida se protegendo com o corpo da mandíbula. Seu ducto canal o ducto submandibular abre-se no assoalho da boca próximo ao plano mediano abaixo da língua. A glândula sublingual sendo a menor das três, fica situada lateral inferiormente à língua sob a mucosa que reveste o assoalho da boca, e sua secreção é lançada na cavidade bucal sob a porção mais anterior da língua por canais que se estendem por uma série de orifícios no assoalho da cavidade bucal.
Defina, citando sua localização e comunicação.
Esôfago - O esôfago é um tubo muscular que liga a faringe ao estomago. A porção cervical do esôfago e compreende 1/5 do seu comprimento total e começa na junção faringo-esofágico ao nível da 6ª vértebra cervical. O esôfago torácico sendo a maior parte deste, situa-se ventralmente a à coluna vertebral e dorsalmente a traquéia estando próximo da aorta. O esôfago abdominal sendo a mais caudal, situa-se do esfíncter esofágico até a porção mais proximal do estômago ou parte cárdica sendo a menor de suas partes.
Estômago - O estomago é uma continuação do esôfago que se estende até o intestino, se situando inferiormente ao diafragma e possuindo sua maior porção a esquerda do plano mediano. Possuindo dois orifícios, sendo, um proximal de comunicação com o esôfago, o óstio cardíaco e outro distal, óstio pilórico que se comunica com a porção inicial do intestino delgado denominado de duodeno. Possuindo ainda quatro partes sendo: parte cardíaca correspondente a junção do esôfago, fundo situado superiormente ao plano horizontal que tangencia a junção esôfago-gastrica, corpo correspondente a maior parte e parte pilórica porção terminal do estomago e continuação do intestino pelo duodeno.
Intestino delgado - O intestino delgado é um tubo que faz parte da primeira porção do intestino sendo composto de quatro camadas teciduais concêntricas: camada serosa, muscular externa, submucosa e mucosa responsável pela digestão e absorção de nutrientes para o organismo, dividido em três partes, sendo: duodeno com aproximadamente 20 cm de comprimento iniciando no piloro e terminando no Jejuno; o jejuno com aproximadamente 250 cm de comprimento inicia no duodeno e termina no ílio; o ílio com aproximadamente 400 cm de comprimento e inicio impreciso no jejuno, termina no início do intestino grosso onde se abre o óstio ileocecal ao nível da junção ílio-ceal-cólica. O intestino delgado possui uma superfície muito superior ao que indica a extensão da região devido às modificações estruturais que aumentam sua área de superfície. O intestino delgado se comunica além do piloro e óstio íleo-cecal com o duto colédoco responsável pelo recebimento das secreções do fígado e pelo duto pancreático responsável pelo recebimento das secreções do pâncreas.
Intestino Grosso - O intestino grosso sendo a porção terminal do sistema alimentar, é mais curto e mais grosso que o delgado, apresentando ao exame externo, dilatações limitadas por sulcos transversais denominadas de haustros, três formação em fita denominadas de tênias responsáveis pela condensação da musculatura longitudinal percorrendo toda sua extensão e acúmulos de gordura saliente na serosa das vísceras os apêndices epiplóicos com divisão em 6 partes sendo: Cécum - que inicia em fundo cego (óstio íleo-cecal) e segue pelo colo ascendente; Cólon ascendente - se estendendo do cécum à flexura cólica direita cranialmente; cólon transverso - continua da flexura cólica direita até a esquerda com inicio do cólon descendente; cólon descendente - inicia-se na parte distal do cólon transveso e segue verticalmente até o cólon sigmóide na altura da crista ilíaca; cólon sigmóide - sendo segmento do cólon descendente segue sinuosamente até o reto; reto - inicia-se no cólon sigmóide e sendo a parte terminal do intestino grosso, termina no canal anal que se abre externamente no ânus.
Fígado - O fígado é a maior e mais volumosa glândula do corpo tendo papel importante no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas, secretando a bile e participando de mecanismo de defesa. O fígado possui duas faces sendo: a face diafragmática em relação ao diafragma e visceral em contato com as vísceras abdominais. Na face visceral, podemos distinguir quatro lobos sendo: direito, esquerdo, quadrado e caudado e na face diafragmática, os lobos direito e esquerdo são separados por uma prega do peritônio denominada ligamento falciforme. Entre o lobo direito e lobo quadrado, se situa a vesícula biliar; entre o lobo direito e o lobo caudado existe o sulco que aloja a veia cava inferior; e entre o lobo quadrado e caudado podemos vislumbrar uma fenda transversal, e a porta do fígado onde passa os elementos que constitui o pedículo hepático, sendo: artéria hepática, veia porta, ducto hepático comum, nervos e linfáticos.
Vesícula Biliar - A vesícula biliar é um reservatório natural de bile que a recebe no colédoco graças ao dispositivo muscular que controla a abertura e fechamento deste ducto. A bile produzida no fígado, não desemboca diretamente no duodeno, portanto, quando ele chega ao colédoco, primeiro é depositada na vesícula biliar que à armazena e concentra para posteriormente, por contração, ser liberada no duodeno através do ducto cístico que coincide com a abertura do colédoco ao duodeno. A vesícula biliar fica localizada em sua reentrância no lobo ínfero-lateral-direito posterior do fígado.
Pâncreas - O pâncreas é a 2ª maior glândula do sistema digestivo se situando posteriormente ao estomago em posição retroperitoneal e, estando fixada a parede abdominal em sua formação possui ter partes, sendo: emoldurada pelo duodeno, a cabeça em forma dilatada fica na extremidade direita; disposto transversalmente em direção esquerda tem o corpo; e de forma afilada segue em direção ao baço, a cauda. O pâncreas sendo uma glândula exócrina e endócrina produz insulina e suco pancreático.
 
Descreva o trajeto do Alimento.
 1- Dentro da boca, os alimentos são triturados pelos dentes, umedecidos pela saliva e misturados pela língua, formando o bolo alimentar. A saliva é produzida pelas glândulas salivares e contém algumas enzimas.
      2-  Os alimentos são engolidos: a língua empurra os alimentos, que passam pela faringe e caem no esôfago.
      3- O esôfago conduz os alimentos para o estômago, através de contrações, chamadas de movimentos peristálticos.
      4- No estômago, os alimentos ficam pormais ou menos duas horas, dependendo daquilo que você comeu. Lá transformam-se em uma pasta semilíquida, denominada quimo. Ali eles são amassados e revolvidos, recebendo o suco gástrico, que é o líquido fabricado pelo estômago, formado por substâncias importantes para a digestão.
      5- 6-7- e 8- Por meio de movimentos involuntários, o quimo é enviado ao intestino delgado, e mistura-se com três líquidos. Um deles, o suco intestinal, que é fabricado pelo próprio intestino. Os outros dois chegam através de canais: o fígado produz a bile, que é armazenada na vesícula biliar, e do pâncreas vem o suco pancreático. Esses três líquidos juntos, acabam por transformar a maior parte dos alimentos em nutrientes. O quimo, então, transforma-se novamente, agora em uma pasta líquida chamada de quilo. Os nutrientes atravessam as paredes do intestino delgado, passam para o sangue e são transportados para todos os órgãos do corpo, alimentando todas as células.
     9- Depois do intestino delgado, o tubo digestivo se alarga um pouco: é o intestino grosso, com dois metros de comprimento. Sua principal função é absorver a água, evitando que ela seja eliminada junto com as fezes.
    10- O reto é a última parte do intestino grosso. Quando termina a digestão, sobram dos alimentos apenas as partes que não conseguimos digerir. As fibras vegetais e outros restos, junto com bilhões de microorganismos que existem no interior do tubo intestinal, formando as fezes.
     11- As fezes são eliminadas pelo ânus.

Outros materiais