Buscar

SIMULADO 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CCJ0014_SM_201308014449 V.1
sexta-feira, 8 de abril de 2016 (15:37)
	   »  de 50 min.
	Aluno: ALANY PINTO MARQUES GONÇALVES
	Matrícula: 201308014449
	Disciplina: CCJ0014 - DIREITO CIVIL III  
	Período Acad.: 2016.1 (G) / SM
	
Prezado (a) Aluno(a),
Lembre-se que este exercício é opcional, mas valerá ponto extra para sua avaliação AV3. Ele será composto de cinco questões de múltipla escolha. Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito.
Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV1, AV2 e AV3.
Atenção: você terá 50 minutos para realizar o exercício em cada disciplina!
	
	
		1.
		Maria reside há dez anos consecutivos em um imóvel locado através de instrumento escrito e atualmente vigorando por prazo indeterminado, tendo sempre cumprido rigorosamente todas as condições do contrato, foi surpreendida com uma notificação para desocupar o imóvel no prazo de doze meses. A hipótese importa para o locatário:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Poderá ficar ainda mais três meses além do prazo estabelecido
	
	
	O direito de não pagar os locativos no período estipulado na notificação
	
	
	O direito a uma indenização proporcional ao número de anos em razão do rompimento imotivado do contrato
	
	
	Findo o prazo proceder a desocupação do imóvel, devolvendo-o nas mesmas condições que o recebeu
	
	
		2.
		Há propriedade resolúvel:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Na venda a contento sob condição suspensiva e no fideicomisso
	
	
	Na venda a contento sob condição resolutiva e no usufruto
	
	
	Na superfície e na anticrese
	
	
	Na retrovenda e na alienação fiduciária em garantia
	
	
		3.
		Em matéria de compromisso de compra e venda,
		Quest.: 3
	
	
	
	
	é inadmissível o compromisso de compra e venda como justo título para efeito de usucapião ordinária, por não corresponder a negócio jurídico capaz de, em tese, transferir propriedade imóvel.
	
	
	admite-se o uso da ação reivindicatória por iniciativa de adquirente titular de compromisso de compra e venda quitado e registrado.
	
	
	segundo orientação jurisprudencial dominante, o direito à adjudicação compulsória é exclusivo do compromissário comprador titular de direito real
	
	
	hipoteca constituída em favor de instituição financeira por financiamento concedido à incorporadora produz efeitos sobre unidades habitacionais objeto de compromissos de compra e venda celebrados após o registro da garantia.
	
	
		4.
		No direito brasileiro, quanto à alienação de bem imóvel de valor superior ao limite legal,
		Quest.: 4
	
	
	
	
	a transmissão da propriedade ocorre pela formação de contrato válido, sendo o registro uma condição de eficácia que opera efeitos retroativos à data em que foi firmada a avença.
	
	
	o registro imobiliário é o ato que determina a transmissão da propriedade, sendo irrelevante a posterior nulidade do contrato que o antecedeu.
	
	
	o contrato de compra e venda firmado por instrumento público é condição bastante à transmissão da propriedade.
	
	
	firmado contrato válido de transmissão da propriedade, apenas o registro no cartório imobiliário será bastante à efetiva transmissão, pois o primeiro só estabelece obrigações.
	
	
	o contrato de compra e venda do bem estabelece apenas obrigações, de modo que transmitirá a propriedade uma segunda convenção realizada pelas partes no cartório de registro de imóveis.
	
	
		5.
		André recebeu de Brendo um apartamento em locação, para fins residencias, sendo celebrado contrato escrito com prazo determinado de 36 meses. No contrato, que não foi averbado na matrícula do imóvel, foi estipulado direito de preferência do inquilino na compra do imóvel, a ser exercido no prazo de 30 dias. Passando um ano de vigência da locação, o apartamento é vendido a um terceiro, sem ser consultado o locatário. Nesse caso:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	A venda pode ser desfeita, por ter sido desrespeitado o direito de preferência do locatário, que pode reclamar do vendedor as perdas e danos ou requerer, no prazo de 6 meses contado da data do registro da venda no cartório imobiliário, que lhe seja conferida a titularidade do imóvel locado, depositando o preço e demais despesas do ato de transferência
	
	
	A venda poder ser desfeitas, por ter sido desrespeitado o direito de preferência do locatário, que pode reclamar do vendedor as perdas e danos e, ainda, requerer no prazo de 6 meses, contado da data do registro da venda no cartório imobiliário, que lhe seja conferida a titularidade do imóvel locado, depositando o preço e demais despesas do ato de transferência
	
	
	A venda não pode ser desfeita, embora tenha sido estipulado direito de preferência do locatário
	
	
	A venda pode ser desfeita, por ter sido desrespeitado o direito de preferência do locatário, que pode reclamar do vendedor as perdas e danos e, ainda, requerer no prazo de 6 meses, contado da data do registro a venda no cartório imobiliário, que lhe seja conferida a titularidade do imóvel locado, depositando o preço e demais despesas do ato de transferência

Outros materiais