Buscar

teorias e sistemas psicológicos 4 - avaliando o aprendizado

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408510675)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considerando os seus antecedentes históricos, segundo Sternberg (2008), a psicologia cognitiva depende do trabalho de racionalistas e empiristas. Antes de Descartes (1596-1650) e John Locke (1632-1704), representantes da escola moderna da filosofia, encontramos no período da filosofia antiga dois pensamentos que já remontam as ideias de tais pensadores. No que se refere a este período podemos dizer que: Descartes concordava com ________________________, considerando o método introspectivo e reflexivo superior aos métodos empíricos. Marque a alternativa que preenche corretamente o espaço.
		
	
	Titchener
	
	James
	 
	Aristóteles
	
	Wundt
	 
	Platão
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408628251)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	2. Sobre o surgimento do movimento Cognitivista e da Psicologia Cognitiva: A. A recusa sistemática da Psicologia acadêmica de antes dos anos 60 em aplicar o método científico à investigação dos legítimos fenômenos psicológicos, acabou por propiciar as condições para o surgimento da Psicologia Cognitiva. B. Foi decorrente da Ciência do Comportamento Humano, o Behaviorismo. C. A revolução científica ocorrida ¿fora dos muros¿ da Psicologia na década de 70 impulsionou o movimento Cognitivista como doutrina e como ciência na Psicologia. D. A adoção de um método ¿pós-moderno de ciência¿, o método hipotético-dedutivo, tornou possível a investigação científica da mente. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	d) A e B
	
	b) B, C e D
	
	e) A e D
	 
	c) A, C e D
	
	a) A, B e C
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408951822)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É correto afirmar:
		
	 
	O Empirismo defende que, a experiência é a base do conhecimento científico através da percepção do mundo externo ou através do exercício da nossa mente ao reter a realidade exterior e modificá-la externamente.
	
	O Empirismo não tem o caráter individualista, uma vez que a percepção do meio é diferente de um individuo para o outro.
	
	O Racionalismo é uma ciência sustentada pela a observação e pela experimentação.
	
	O Empirismo é uma doutrina que deposita total e exclusiva confiança na razão do instrumento capaz de conhecer a verdade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409043134)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Como foi exposto em sala de aula, apesar de existirem divergências entre o behaviorismo e o cognitivismo, o primeiro contribuiu muito para o florescimento e desenvolvimento do segundo, neste sentido é correto afirmar que:
		
	
	As perspectivas de aprendizagem desenvolvidas no modelo do Behaviorismo foram descartados pelos cognitivistas.
	
	Nenhuma das alternativas apresentadas está correta.
	
	A perspectiva pragmática do behaviorismo radical foi totalmente incorporada na teoria Cognitiva.
	 
	Modelos teóricos sobre aprendizagem e reforço bem como os paradigmas de pesquisa criados pelos behavioristas foram amplamente utilizados nas pesquisas cognitivistas.
	
	A ideia de mente como conceito útil para o estudo do comportamento foi incorporada ao modelo cognitivo da mesma forma que estava presente no Behaviorismo.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408563943)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma das críticas feitas ao behaviorismo é que a aprendizagem pode ser consequência não apenas de recompensas diretas para o comportamento, como também pode ser:
		
	 
	Social
	
	Punitiva
	
	Reforçada
	
	Estimulada
	
	Recompensada

Continue navegando