Buscar

Avaliando Aprendizado 2 Processo Civil III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Paulo, insatisfeito com a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, interpôs recurso extraordinário visando reformar acórdão que, segundo as razões de recorrente, violou frontalmente a lei federal e a Constituição Federal de 1988, justificando adequadamente a repercussão geral no caso concreto. O Ministro Relator, ao considerar que a violação ao texto constitucional era reflexa ou indireta, inadmitiu o respectivo recurso. Considerando as normas processuais sobre o tema é correto afirmar:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Agiu acertadamente o Ministro considerando que o recurso extraordinário somente é cabível nas hipóteses em que a violação ao texto constitucional seja direta.
	
	
	O Ministro agiu equivocadamente, pois nessas hipóteses o recurso extraordinário encaminhar para o Superior Tribunal de Justiça para que o respectivo recurso seja julgado como recurso especial.
	
	
	Neste caso o Ministro deveria ter admitido o respectivo recurso extraordinário e encaminhá-lo para ser julgado improvido pelo colegiado devido à fundamentação inadequada.
	
	
	Caberá ao Supremo Tribunal Federal julgar recursos extraordinários nas hipóteses de violações diretas e indiretas ao texto constitucional.
	
	
		2.
		Em relação ao preparo recursal, assinale a alternativa CORRETA:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	No ato de interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo, sob pena de deserção, com exceção do porte de remessa e retorno.
	
	
	É dispensado o recolhimento do porte de remessa e de retorno no processo em autos eletrônicos, salvo nas cartas precatórias.
	
	
	São dispensados de preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, os recursos interpostos pelo Ministério Público, pela União, pelo Distrito Federal, pelos Estados, pelos Municípios, e respectivas autarquias, e pelos que gozam de isenção legal.
	
	
	A insuficiência no valor do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, implicará deserção se o recorrente, intimado na pessoa de seu advogado, não vier a supri-lo no prazo de 10 dias.
	
	
	O recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado pessoalmente para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.
	
	
		3.
		(NCPC)O réu em defesa ofertou como preliminar a ausência de legitimidade passiva além de compensação como defesa indireta. Da sentença de procedência foram as partes intimadas em 22/05/08 (quinta-feira)por Diário Oficial. Desta forma poderá a parte interpor recurso de:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	a. apelação até o dia não caracterizando incompatibilidade lógica o fato de ter ofertado como defesa processual a ilegitimidade passiva eis que sobre a contestação incide o princípio da cumulatividade;
	
	
	c. apelação até o dia 12/06/08 não caracterizando incompatibilidade lógica o fato de ter ofertado como defesa processual a ilegitimidade passiva eis que sobre a contestação incide o princípio da eventualidade;
	
	
	b. apelação até o dia 05/06/08 porém estará caracterizada a incompatibilidade lógica pois que ofertou como defesa processual a ilegitimidade passiva devendo a apelação não ser recebida;
	
	
	d. apelação até o dia 06/06/08, no entanto, estará caracterizada a incompatibilidade lógica da interposição do recurso e fundamentação utilizada em defesa o que fará com que o recurso não seja recebido.
	
	
		4.
		Franciele propôs ação de reintegração de posse cumulada com indenização por perdas e danos em face de Marcelo e Carlos que invadiram seu imóvel localizado em Recife. O juiz julgou procedente o pedido para determinar a reintegração de posse e nada decidiu acerca das perdas e danos. Franciele opõe Embargos de Declaração para sanar o vício. Diante do caso deverá o juiz:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	rejeitar os embargos, pois o recurso cabível contra sentença é apelação.
	
	
	receber os embargos em seu efeito modificativo e abrir prazo para manifestação da parte contrária antes do julgamento do recurso.
	
	
	acolher os embargos e sanar imediatamente os vícios apontados.
	
	
	suspender o prazo para outros recursos e julgar os embargos sanando eventuais omissões.
	
	
		5.
		(XLIV Concurso para Magistratura do TJ/RJ) Sobre o princípio do duplo grau de jurisdição, é correto afirmar que:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	é garantia constitucional expressa que assegura à parte o direito de ter a decisão judicial revista e que veda a edição de lei ordinária que venha a suprimir recursos previstos no sistema.
	
	
	é garantia constitucional expressa, constituindo cláusula pétrea, que garante aos jurisdicionados o direito de recorrer, através dos meios recursais previstos no sistema, que não podem ser suprimidos.
	
	
	não é garantia constitucional expressa na Carta Magna, pelo que é perfeitamente possível a edição de lei ordinária que venha suprimir algum recurso previsto no sistema.
	
	
	não é garantia constitucional, mas a previsão expressa desse princípio, na Carta Magna, no sentido de propiciar a revisão da decisão judicial, impede a supressão, por lei ordinária, de qualquer recurso.
	
	
	
	CONFERIR E
ENCAMINHAR

Outros materiais